Modelo desenvolve 770 cv com tecnologia híbrida |
Helder Lima
O novo Porsche 918 Spyder está rodando nas estradas alemãs
para os testes que precedem o modelo de série, que deverá entrar em produção em
setembro de 2013. “Com esse modelo, vamos redefinir os conceitos de prazer,
eficiência e desempenho”, diz Wolfgang Hatz, executivo de pesquisa e
desenvolvimento da Porsche.
Escapamentos do novo Porsche têm saídas
no capô, jogando os gases para cima
|
Os protótipos que estão em testes são camuflados, fazendo
referência aos históricos modelos de competição, os Porsche 917. O novo esportivo
tem tecnologia híbrida, combinando motor a explosão com dois propulsores
elétricos: um fica no eixo frontal e outro atua na linha de transmissão, sobre
as rodas traseiras.
A velocidade máxima é de 325 km/h, e a aceleração de zero a 100 km/h se dá em 3 segundos |
Esse sistema de propulsão, cuja tecnologia de gerenciamento por
software é o ponto central da inteligência do carro, combina mínimo consumo de
combustível - de cerca de 30 km/litro - e máximo desempenho. O motor é um V8
que desenvolve potência de 570 cv; os módulos elétricos proporcionam mais 200
cv, de modo que os sistemas combinados alcançam 770 cv.
A velocidade máxima é de 325 km/h, e a aceleração de zero a
100 km/h se dá em 3 segundos. O nível de emissões é mínimo em relação a outros
veículos: 70 g de CO2 por quilômetro. Rodando só com o sistema
elétrico, o carro atinge 150 km/h de velocidade máxima e tem 25 km de
autonomia.
Entre as novas tecnologias do modelo estão o uso de plástico
reforçado com fibra de carbono na estrutura da carroceria, sistemas
aerodinâmicos adaptativos, eixo traseiro com recurso que se adapta às curvas e
sistema de exaustão de escapamentos inovador. A marca alemã acredita que essas tecnologias
vão se difundir nos carros do futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário