domingo, 20 de maio de 2012

Audi traz ao País oitava geração do sedã A4


A4 traz luzes de xênon de série, assim como luzes diurnas com quatro LEDs

Helder Lima

A Audi está começando a vender a versão 2013 do sedã A4 2.0 TFSI Ambiente. Com novas soluções de dirigibilidade e entretenimento, o carro vai custar R$ 149.700, já com o novo IPI.

Modelo é o mais vendido da marca no mundo
O A4 está na oitava geração, incluindo as versões do Audi 80, seu antecessor, lançado em 1972. É o modelo mais vendido da Audi no mundo, com mais de dez milhões de unidades comercializadas.

O painel do modelo é preto, com detalhes
em cinza e apliques em alumínio
O novo A4 é marcado pelas fortes linhas horizontais na dianteira e pelos vincos do capô mais acentuados, que deixaram o modelo mais agressivo. A grade frontal, formada por uma única peça, tem novo formato, é pintada na cor cinza escuro e tem moldura cromada. Na parte inferior, as entradas de ar ficaram maiores e mais pronunciadas. As luzes de neblina agora são retangulares e mais eficientes.

O novo A4 teve recalibragem nos braços da suspensão traseira e nos amortecedores. A maioria dos componentes da suspensão é de alumínio. O carro usa o sistema multilink na dianteira, com cinco braços, e trapezoidal na traseira, com uma estrutura suspensa em quatro pontos e as mangas de eixo na parte inferior, ligada aos amortecedores.

A direção passa a ter assistência elétrica, o que a torna mais precisa nas manobras. Novidade importante é que o sistema não consome energia, já que não tem ligação com o motor como são as direções convencionais. A nova direção representa uma economia de 0,3 litros de gasolina por 100 quilômetros rodados e reduz em 7 gramas por quilômetro as emissões de CO2.
  
Facilidades no interior

Tela do sistema de navegação: recurso
pode ser operado por comando de voz
O interior do novo A4 está ainda mais refinado. O painel é preto, com detalhes na cor cinza e apliques em alumínio. O cliente poderá escolher quatro combinações de cores para bancos, revestimentos de porta e forro de teto. Os comandos multimídia, tanto no volante quanto no console ficaram mais simples e intuitivos de usar. O novo A4 pode contar com o opcional MMI (Multi Mídia Interface), com sistema de navegação e comando de voz ativo. É possível navegar pelas diversas mídias (jukebox, SD Card, CDs, rádio e sistema de navegação) sem deixar de estar atento ao trânsito, utilizando apenas voz.


Propulsores terão duas versões

Os motores do A4 se destacam pelos baixos índices de emissões de poluentes, pelas rápidas respostas e pelo eficiente consumo. Representam o estado da arte em termos de tecnologia veicular.

Motor tem turbocompressor e injeção direta 
Inicialmente haverá duas versões disponíveis, ambas com bloco de quatro cilindros, 2 litros, turbocompressor e injeção direta. O primeiro, disponível para a versão Ambiente, tem 180 cv de potência a 4.000 rpm, índice que se mantém até os 6.000 rpm. O torque é de 32 kgfm, disponíveis entre 1.500 e 3.900 rpm. O outro motor, que equipará a versão Ambition, prevista para chegar em julho, tem 211 cv de potência, de 4.300 rpm a 6.000 rpm. O torque é de 35 kgfm na faixa entre 1.500 rpm a 4.200 rpm.

As curvas de torque desses motores são quase planas e indicam disposição para acelerar desde baixas rotações. O A4 Ambiente, equipado com motor 2.0 TFSI de 180 cv, acelera de zero a 100 km/h em apenas 8,2 segundos e atinge velocidade máxima de 226 km/h.


Nenhum comentário:

Postar um comentário