segunda-feira, 27 de maio de 2013

Versão Track aumenta família do popular Gol

Gol Track traz visual de veículo para o off-road leve: molduras nos paralamas e adesivos da versão
Helder Lima

A Volkswagen aumentou a família do Gol ao lançar a versão Track do compacto, com visual de off-road leve. O novo modelo, com motor 1.0, oferece uma opção de compra mais econômica do que o Gol Rallye, também voltado ao off-road leve, só que com propulsor 1.6 e mais itens de acabamento.

O preço do Gol Track parte de R$ 33.060, sendo que o ar-condicionado é item opcional que custa R$ 2.480. No Gol Rallye, o ar-condicionado é equipamento de série. 
Além da roupagem de carro para off-road, como as rodas de aro 14 polegadas com pneus de uso misto, adesivos que identificam a versão e molduras de plástico preto nos paralamas, o carro tem suspensão com altura livre do solo 23 milímetros maior que o veículo convencional, o que ajuda a encarar as estradas de terra.

A suspensão exigiu intenso trabalho de engenharia, com o objetivo de manter as características de estabilidade, dirigibilidade e segurança presentes nas demais versões do Gol. Além do trabalho desenvolvido através de simulação em computadores, houve testes de rodagem realizados em pista, ruas e estradas com características variadas.

O Gol Track é equipado com a última geração do motor TEC 1.0 flex, da família EA 111. Quando abastecido com etanol, a potência do motor é de 76 cv a 5.250 rpm e o torque é de 10,6 kgfm a 3.850 rpm. Quando está abastecido com gasolina, a potência é de 72 cv a 5.250 rpm e o torque é de 9,7 kgfm a 3.850 rpm.

Os freios ABS, de série, contam com a segurança extra do Emergency Stop Signal (ESS), que funciona como um alerta para evitar colisões traseiras. Caso o motorista pressione o pedal de freio de forma acentuada, o sistema de segurança aciona as luzes traseiras de frenagem de forma intermitente. 

Sensor de obstáculos: recurso visual

Um dos recursos opcionais do Gol Track é o sensor de aproximação de obstáculos traseiros, ligado ao rádio (opcional), que exibe na tela central a silhueta digital no formato da carroceria do veículo (visto de cima), mostrando uma barra que vai se aproximando do veículo à medida que a distância do obstáculo diminui. O sistema ainda conta com o auxílio sonoro (beep), que aumenta a intermitência conforme o carro se aproxima do objeto.

Chamado de Parking Distance Control (PDC), ou controlador de distância ao estacionar, esse sistema funciona por meio de quatro sensores instalados no para-choque traseiro. Posicionados em locais estratégicos com o objetivo de ter o máximo de eficiência, esses sensores são pintados na cor da carroceria e contam com acabamento refinado, de forma que ficam discretos no veículo.

O veículo também traz arquitetura eletrônica nova, que possibilitou a instalação de equipamentos como o sistema ECO Comfort (opcional), que orienta o motorista a dirigir de forma mais econômica, por meio de mensagens no painel, que podem ser selecionadas para aparecer tanto com o veículo parado como em movimento.


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