Mais eficiente e econômico, o LED chegou de vez ao mercado automotivo. E isso é bom para você. Esse tipo de iluminação torna a condução do veículo mais segura à noite. Agora você vai saber por quê.
A sigla LED vem de um termo em inglês que, na nossa língua, significa diodo emissor de luz. É um componente eletrônico que, com a passagem de corrente elétrica, emite uma luz visível.
Os novos veículos estão saindo com LED nos faróis, lanternas e na iluminação interior. Fator de economia. O LED possui vida útil superior à das lâmpadas convencionais. Consomem menos energia e podem ser utilizadas como objeto de design – como acontece nos faróis de alguns veículos. Por consumirem menos energia, os fios podem ser mais finos, reduzindo o peso do carro – o que exige menos combustível – e prolongando a vida da bateria.
Mas o uso dessa tecnologia nas lanternas proporciona outro benefício ainda mais importante: deixa o seu carro mais seguro.
Luz instantânea
O LED acende mais rápido do que as lâmpadas incandescentes, alertando com antecedência o motorista que vem atrás. De acordo com uma pesquisa realizada pelo National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), essa antecipação do aviso luminoso de frenagem em 0,5 segundo pode reduzir a chance de colisão em até 60%.A pesquisa ainda cita que, em condições favoráveis de iluminação, o LED proporciona uma vantagem na resposta de frenagem entre 170 e 200 milissegundos. E, em condições adversas de iluminação, a resposta chega a 300 milissegundos – considerando uma mesma distância e intensidade de luz em comparação com uma lâmpada incandescente.
Tudo isso significa que a resposta de frenagem pode proporcionar uma redução de quase 6 metros na parada total de um veículo que trafega a 100 km/h.
Para caminhões, o LED poderia trazer ainda mais benefícios do que em carros de passeio. Na análise de mais de 500 caminhões, foi observado que a tensão das lâmpadas de freio eram baixas, e consequentemente tinham luminosidade inferior – confundindo com as lâmpadas de lanterna e atrasando ainda mais a percepção dos motoristas em frear o veículo, problema que não ocorre com o LED.
Fonte: CESVI - Centro de Experimentação e Segurança Viária
Nenhum comentário:
Postar um comentário