sexta-feira, 17 de maio de 2013

Lamborghini Egoista, um superesportivo criado exclusivamente para o piloto



Egoista é um superesportivo inspirado na aviação, o protótipo, apenas para um passageiro, foi apresentado para comemorar o 50º aniversário da Lamborghini. O design do carro esteve a cargo do Diretor de Design do Grupo Volkswagen, Walter da Silva.

Um carro que nunca chegará às mãos de ninguém à exceção da própria Lamborghini.

Conceito e tecnologia


A Lamborghini criou um veículo muito radical e fora do comum com características únicas. O Egoista está equipado com um motor 5.2 V10 de 600cv e foi criado levando ao limite as características marcantes da marca italiana, de diversão pura de condução, performance e design. O cockpit foi criado como uma espécie de fato feito por medida para o condutor. O interior teve inspiração dos helicópteros Apache onde o cockpit é ejetável em caso de emergência.

Design

Em termos de design o carro caracteriza-se por dois aspetos fundamentais: arquitetura e os materiais utilizados, sua estrutura é feita em fibra de carbono e alumínio. O carro tem uma estrutura muito marcante numa combinação de áreas vazias e sólidas. Nas laterais o carro é dominado pelo perfil estilizado de um touro a preparar-se para uma investida com os chifres para baixo. Esta é claramente uma homenagem à imagem de marca da Lamborghini do touro enraivecido (raging bull).

O interior do cockpit é extremamente racional, com a funcionalidade levada ao extremo. Existe um banco esportivo com um cinto de segurança com quatro pontos de fixação, cada um com uma fita de cor diferente, os airbags e o mínimo de instrumentos possíveis. O ponto de foco principal é um ecrã HUD, típico dos caças. Para sair do carro o condutor tem de retirar o volante e colocá-lo junto ao painel de instrumentos, depois tem de abrir a cobertura do cockpit com um comando eletrônico, levantar-se no banco, sentar-se num ponto preciso no lado esquerdo da carroçaria, fazer girar as pernas 180º para o exterior e só então se pode colocar os pés em “terra firme”.

“O Egoísta é pura emoção, um carro que ninguém poderá possuir, e que será sempre um sonho para todos”, Lamborghini.







Nenhum comentário:

Postar um comentário