segunda-feira, 13 de maio de 2013

Honda inicia venda de scooter com ‘start-stop’

Scooter com rodas de 14 polegadas procura aliar conforto e segurança para o transporte no dia a dia

 Helder Lima

As concessionárias de motos da Honda devem começar a vender na segunda quinzena de maio o scooter PCX , que terá preço de R$ 7.990 e garantia de um ano sem limite de quilometragem. A principal novidade do modelo, equipado com propulsor de 150 cilindradas, é o sistema ‘start-stop’, que desliga o motor quando o scooter fica parado em marcha lenta por mais de três segundos.


Essa é uma tecnologia relativamente nova no mundo dos automóveis e motocicletas; no futuro, deverá estar em todos os modelos porque o sistema ajuda a economizar combustível e a reduzir poluentes no anda e para do trânsito.

Após o desligamento do motor, a luz indicadora de ativação do sistema pisca no painel informando que o motor não está trabalhando. O sistema funciona graças a uma tecnologia que une motor de arranque e gerador de energia em uma mesma unidade. 

Para religar, basta apenas acionar o acelerador. O sistema pode ser ativado ou desativado, conforme o desejo do cliente, através de um botão localizado no punho direito. 

A scooter é equipada com motor OHC (Over Head Camshaft), de quatro tempos e arrefecimento líquido. O modelo é alimentado por injeção eletrônica de combustível PGM-FI (Programmed Fuel Injection). Toda a configuração segue a premissa do conceito ESP (Enhanced Power Smart), que visa à baixa emissão de poluentes e de consumo de combustível, além de desempenho.

O motor é capaz de gerar potência máxima de 13,6 cv a 8.500 rpm, e torque máximo de 1,41 kgfm a 5.250 rpm, assegurando potência equilibrada para uso urbano e torque que lhe confere agilidade e arrancadas vigorosas em qualquer situação de uso.

Estilo é voltado ao uso urbano

Com um estilo contemporâneo e dinâmico, a PCX 150 recebe linhas fluidas e curvas que acentuam o seu uso urbano. Sua carenagem foi desenvolvida para dar proteção ao motociclista, além de conforto e agilidade. Em conjunto com o parabrisa, reduz o atrito com o ar.

Equipada com chassi do tipo berço em aço tubular e com distância entre eixos de 1.315 mm, a PCX cria uma condução agradável e tranquila. O conjunto de suspensões apresenta, na dianteira, garfo telescópio com 100 mm de curso. Na traseira, conta com sistema de duplo amortecimento com 85 mm de curso.

Outro diferencial da PCX é seu conjunto de rodas e pneus. As rodas de 14 polegadas, com pneus mais largos (90/90 na dianteira e 100/90 na traseira) permitem uma rodagem mais confortável e segura, tornando-a apta a encarar as ruas das cidades brasileiras. O modelo possui o tradicional sistema de freios combinados. Na dianteira, recebe freio a disco com 220 mm de diâmetro, e na traseira a tambor com 130 mm de diâmetro.




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