terça-feira, 14 de maio de 2013

Toyota lança 4ª geração do utilitário RAV4

Frente do novo RAV4 está mais atraente para o consumidor: faróis estão integrados à grade e invadem as laterais
Helder Lima

A montadora Toyota anunciou nesta semana o lançamento da quarta geração do utilitário esportivo (SUV) RAV4, que será oferecido em três versões, com preços a partir de R$ 96,9 mil. O veículo, que deverá vender cerca de 800 unidades por mês, traz como principais novidades o desenho da carroceria, que ficou mais moderno, seguindo tendência do mercado, e novos motores.


Desenho da carroceria do SUV está mais moderno,
com o apelo de linhas robustas
As versões disponíveis do RAV4 agora são: a de entrada com motor 2.0 litros, Dual VVTi, com tração 4x2; a intermediária com motor 2.0 litros, Dual VVTi, com tração 4x4 e preço de R$ 109,9 mil; e a topo de linha com motor 2.5 litros, Dual VVTi, com tração 4x4 e preço de R$ 119,9 mil.

Interior tem bom acabamento, com aplicação de couro
no painel, mas consumidor se ressente da falta de GPS

Dianteira, traseira e lateral mesclam formas côncavas e convexas, criando um desenho mais arrojado para o utilitário. As lanternas dianteiras invadem a lateral, alongando as linhas do veículo e proporcionando sensação de robustez. Os parachoques musculosos e a grande entrada de ar em forma de trapézio reforçam a imponência do modelo. 
Bancos em couro reforçam a proposta de luxo do utilitário:
acabamento obrigatório na faixa de preço do modelo

Na traseira, as lanternas se estendem horizontalmente, invadindo a tampa do porta-malas, que conta com aerofólio de série, completando o desenho do SUV. Nesta geração do RAV4, o estepe foi retirado da tampa do porta-malas. Com isso, a abertura da tampa traseira passa a ser vertical, o que facilita o acesso.
Na traseira, lanternas alongadas sobre as laterais
mudam o visual do utilitário e lembram o design do compacto HB20

Apesar dos avanços, o modelo fica devendo ao consumidor o GPS, equipamento que já está saindo de fábrica em outros modelos. A linha do RAV4 conta com carroceria em padrão GOA (Global Outstanding Assesment) que absorve os impactos de uma colisão e distribui a energia uniformemente pela estrutura. Em caso de colisão frontal, além da absorção de impacto, o motor e o sistema de direção eletro-assistida tombam para não entrar na cabine. 
As versões de entrada contam com motor Dual VVT-i 2.0L
16V de quatro cilindros com transmissão automática CVT

Modelo recebe novos motores e transmissão

O Novo RAV4 vem equipado com dois novos conjuntos mecânicos, que combinam desempenho e eficiência no consumo de combustível. De acordo com medições do Inmetro, os motores ganharam notas “A” (2.0L) e “B” (2.5L) em eficiência.

O motor 2.0L gera potência máxima de 145 cv a 6.200 rpm, com torque máximo de 19,1kgfm a 3.600 rpm. O motor 2.5L é de 179 cv a 6.000 rpm, com torque máximo de 23,8 kgfm a 4.100 giros. As versões 2.0L 4x2 e 4x4 consomem 9,5km/L na cidade e 10,9km/L na estrada. A performance da versão 2.5L 4x4 foi de 8,7km/L na cidade e de 10,9km/L na estrada.

As versões de entrada contam com motor Dual VVT-i 2.0L 16V de quatro cilindros com transmissão automática CVT, que modula sete velocidades no modo manual sequencial com trações 4x4 e 4x2. A versão 4x4 topo de linha vem com motorização Dual VVT-i 2.5L 16V de quatro cilindros com transmissão automática Super ECT de 6 velocidades com inteligência artificial (AI). Ambos os conjuntos mecânicos têm, em média, 14 kg a menos do que sua versão anterior.



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