A maior prova de enduro do Brasil mostrou mais uma vez porque recebe esta denominação. As piores dificuldades a serem enfrentadas em caminhos acidentados por mais de 600 quilômetros: este foi o Rally Serramar 2013.
Foram quatro dias de prova envolvendo aproximadamente 250 pilotos de todos os estados brasileiros, que percorreram um trecho pré-determinado que passava pelos municípios de Laguna, Urussanga, Gravataí e Garopaba (SC).
O piloto Guto Simião, da Escuderia X Motos, participou do evento e contou os detalhes desta aventura off road pelo interior de Santa Catarina.
Como foi a largada da prova?
Guto Simião - No primeiro dia de prova acordamos cedo e às 6 horas já tínhamos tomado café da manhã. Ajustei os equipamentos e às 8 horas houve a largada promocional: um comboio de 250 motos percorreu o centro histórico de Laguna até a balsa que nos levou à largada oficial. Sai com 6 minutos de atraso. Mas, no trecho pela beira-mar estava na prova novamente. Após o neutro principal, errei uma referência e atrasei novamente 5 minutos. Tentei tirar o atraso em uma trilha de descida, mas por azar levo duas quedas com a moto. Resolvi continuar no outro dia.
Chegando em Urussanga, no 2º dia de prova, como estavam suas expetativas?
Guto Simião - Ótimas, afinal estava entre o melhores Pilotos do Brasil.O ritmo do primeiro dia foi alucinante e no segundo esperava o mesmo.
Conte-nos um pouco das dificuldades enfrentadas no trecho do segundo dia?
Guto Simião - No 2° Dia a largada aconteceu do centro de Urussanga. Percorremos uma trilha nomeio de uma plantação de palmito. Depois de 30 minutos de prova uma pedra entorta meu pedal de freio e quebra a tampa da embreagem, que fui ver 30 Km a frente. Consertei a tampa com durepox, consegui óleo com um morador e segui pela estrada até o apoio. Larguei novamente e em uma estrada de pedras com média de 51 Km/h. Aí cai batendo o eixo do câmbio.
Depois da queda, entrei num trecho que somente a Cat. Máster passaria e fiquei só em 3° marcha. Em uma saída de um rio, forço a moto e fico sem embreagem. Fiquei 30 minutos esperando alguém para me ajudare aí percebo que estou sozinho no pior lugar de toda a prova, uma enorme subida com pedras. Mais uma vez forço o motor da moto sem ver que o óleo tinha vazado todo, ouvi muito barulho e parei. Segui empurrando a moto por 1 Km até encontrar duas pessoas de moto que me levaram rebocado até o apoio.
Então encerrei a participação no Rally Serramar. Mesmo com a moto reserva pronta, resolvi não andar, pois estava com muitas dores nos ombros. Então segui de carro fazendo apoio.
Como avalia a sua participação no Rally Serramar?
Guto Simião - Encerando o Rally Serramar, trago uma grande bagagem e experiência. Aprendi muita coisa, as dificuldades foram superadas e a evolução é visível.
Como avalia os testes com o protótipo da XM250R 2014 da X Motos do Brasil, que você utilizou na prova?
Guto Simião - A moto está mais que aprovada. Usei a moto ao extremo. Estou consciente de que forcei muito o motor, o que ocasionou os problemas que tive. Também sei que nenhuma moto aguentaria o que fiz.
De acordo com o chefe da equipe X Motos, Cale Neto, a empresa vai empregar melhorias na moto XM250R baseado em experiências como as de Guto Simião no Rally Serramar 2013.
“Uma prova como o Rally Serramar é perfeita para testarmos ao limite o nosso projeto para 2014, ainda mais tendo na Escuderia X Motos um piloto como o Guto Simiao, que tem uma vasta experiência e sabe como levar o equipamento ao extremo. Temos mais alguns meses de trabalho duro para que consigamos trazer para 2014 uma moto forte, resistente e acessível ao mercado nacional”, completou Cale.
O Rally Serramar foi válido pelo Brasileiro, Sul-Brasileiro, Catarinense e ASCPE de Enduro de Regularidade.
Fonte: Assessoria de Imprensa Escuderia X Motos / Engenharia de Comunicação / Patrícia Stedile
Foram quatro dias de prova envolvendo aproximadamente 250 pilotos de todos os estados brasileiros, que percorreram um trecho pré-determinado que passava pelos municípios de Laguna, Urussanga, Gravataí e Garopaba (SC).
O piloto Guto Simião, da Escuderia X Motos, participou do evento e contou os detalhes desta aventura off road pelo interior de Santa Catarina.
Como foi a largada da prova?
Guto Simião - No primeiro dia de prova acordamos cedo e às 6 horas já tínhamos tomado café da manhã. Ajustei os equipamentos e às 8 horas houve a largada promocional: um comboio de 250 motos percorreu o centro histórico de Laguna até a balsa que nos levou à largada oficial. Sai com 6 minutos de atraso. Mas, no trecho pela beira-mar estava na prova novamente. Após o neutro principal, errei uma referência e atrasei novamente 5 minutos. Tentei tirar o atraso em uma trilha de descida, mas por azar levo duas quedas com a moto. Resolvi continuar no outro dia.
Chegando em Urussanga, no 2º dia de prova, como estavam suas expetativas?
Guto Simião - Ótimas, afinal estava entre o melhores Pilotos do Brasil.O ritmo do primeiro dia foi alucinante e no segundo esperava o mesmo.
Conte-nos um pouco das dificuldades enfrentadas no trecho do segundo dia?
Guto Simião - No 2° Dia a largada aconteceu do centro de Urussanga. Percorremos uma trilha nomeio de uma plantação de palmito. Depois de 30 minutos de prova uma pedra entorta meu pedal de freio e quebra a tampa da embreagem, que fui ver 30 Km a frente. Consertei a tampa com durepox, consegui óleo com um morador e segui pela estrada até o apoio. Larguei novamente e em uma estrada de pedras com média de 51 Km/h. Aí cai batendo o eixo do câmbio.
Depois da queda, entrei num trecho que somente a Cat. Máster passaria e fiquei só em 3° marcha. Em uma saída de um rio, forço a moto e fico sem embreagem. Fiquei 30 minutos esperando alguém para me ajudare aí percebo que estou sozinho no pior lugar de toda a prova, uma enorme subida com pedras. Mais uma vez forço o motor da moto sem ver que o óleo tinha vazado todo, ouvi muito barulho e parei. Segui empurrando a moto por 1 Km até encontrar duas pessoas de moto que me levaram rebocado até o apoio.
Então encerrei a participação no Rally Serramar. Mesmo com a moto reserva pronta, resolvi não andar, pois estava com muitas dores nos ombros. Então segui de carro fazendo apoio.
Como avalia a sua participação no Rally Serramar?
Guto Simião - Encerando o Rally Serramar, trago uma grande bagagem e experiência. Aprendi muita coisa, as dificuldades foram superadas e a evolução é visível.
Como avalia os testes com o protótipo da XM250R 2014 da X Motos do Brasil, que você utilizou na prova?
Guto Simião - A moto está mais que aprovada. Usei a moto ao extremo. Estou consciente de que forcei muito o motor, o que ocasionou os problemas que tive. Também sei que nenhuma moto aguentaria o que fiz.
De acordo com o chefe da equipe X Motos, Cale Neto, a empresa vai empregar melhorias na moto XM250R baseado em experiências como as de Guto Simião no Rally Serramar 2013.
“Uma prova como o Rally Serramar é perfeita para testarmos ao limite o nosso projeto para 2014, ainda mais tendo na Escuderia X Motos um piloto como o Guto Simiao, que tem uma vasta experiência e sabe como levar o equipamento ao extremo. Temos mais alguns meses de trabalho duro para que consigamos trazer para 2014 uma moto forte, resistente e acessível ao mercado nacional”, completou Cale.
O Rally Serramar foi válido pelo Brasileiro, Sul-Brasileiro, Catarinense e ASCPE de Enduro de Regularidade.
Fonte: Assessoria de Imprensa Escuderia X Motos / Engenharia de Comunicação / Patrícia Stedile
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