Com aprovação total, o caminhão extrapesado Actros 2546 6x2 “Estradeiro” da Mercedes-Benz encerrou na última quinta-feira, 23 de maio, em São José do Norte, Rio Grande do Sul, o test-drive de longa duração que percorreu a BR-101 por toda a sua extensão. Foram mais de 4.500 km, numa expedição que teve duração de 11 dias, passando por 12 estados brasileiros.
O longo percurso feito pelo Actros por uma das mais importantes rodovias brasileiras foi a essência do projeto “BR-101 de Ponta a Ponta”, iniciativa da Editorial & Comunicação RQ que contou com apoio da Mercedes-Benz. Conduzida pelo jornalista Gustavo Queiroz e pelo especialista em transportes e logística, José Augusto Dantas, a viagem pode ser conferida em detalhes no hot site www.projetobr101.com.br, além dos canais da Mercedes-Benz nas mídias sociais (Facebook, Twitter, Instagram e Blog do Caminhão). Os veículos de comunicação da editora, como a revista Transpo magazine e o site Transpoonline, também estão acompanhando a expedição.
“Ao final desse longo test-drive, o Actros 2546 se mostrou soberbo. Um caminhão seguro, confortável, econômico e confiável”, destaca Augusto Dantas em seu blog no hot site do projeto. “Quando a ideia de cruzar a BR-101 de ponta a ponta surgiu, há 10 anos, eu não poderia imaginar que os caminhões brasileiros estariam nesse patamar”.
Para Gustavo Queiroz, o test-drive mostrou que o uso de tecnologias diversas está cada vez mais comum entre os caminhões. “Pudemos comprovar, por exemplo, os benefícios da caixa PowerShift, que equipa o Actros 2546, durante a subida da Serra do Azeite, na rodovia Régis Bittencourt. O investimento num caminhão com transmissão automatizada se justifica, porque é um recurso útil e que repercute diretamente no desempenho do veículo, proporcionando redução no consumo de diesel, bem como na preservação de componentes”.
Augusto Dantas também aprovou o PowerShift: “Este sistema é capaz de entender as necessidades do caminhão e escolher a melhor marcha para cada momento. Seu funcionamento é bastante tranquilo e quase não se percebe as trocas de marchas. O que mais me impressionou foram as reduzidas quando o caminhão está parando. Você tem a nítida impressão de que o motorista está no comando, mas não está”.
Eficiência do sistema de freios foi totalmente comprovada
O especialista em transporte e logística também revelou entusiasmo com o sistema de freios do Actros 2546. “Descemos toda a Serra de Joinville (SC) sem encostar o pé no freio de serviço, embaixo de chuva, com muita neblina e com a velocidade variando entre 50 e 60 km/h”, relata Augusto Dantas. “Segurança total! O Top Brake, associado ao retarder, deu conta, com tranquilidade, de segurar os quase 45.000 kg de peso bruto total do conjunto. O freio a disco é capaz de manter a eficiência mesmo com temperaturas mais elevadas. Ponto para o Actros 2546”.Outros dois aspectos também impressionaram Augusto Dantas no trecho próximo a Santos, litoral paulista. “A subida da Serra das Araras foi feita na maior parte do tempo em 8ª marcha e a descida da Anchieta não exigiu o uso do freio de serviço”.
Augusto Dantas aprovou ainda o conforto proporcionado pelo Actros 2546. “Dentro da cabine, os solavancos são minimizados em função das bolsas de ar que compõem a suspensão. Conforto digno de um automóvel. Pude trabalhar com meu notebook com muita tranquilidade.”
FleetBoard contribui para a redução no consumo de combustível
A redução de consumo de combustível, uma das grandes vantagens do uso do FleetBoard – avançado sistema de gestão de frota da Mercedes-Benz – foi confirmada no test-drive de longa duração do Actros 2546 “Estradeiro”. No sétimo dia do percurso, o consumo médio do veículo, com 45.000 kg de Peso Bruto Total – PBT, chegou a 2,5 km/l, uma melhora de 25% sobre os 2,0 km/l do primeiro dia de viagem.Longo test-drive comprovou vantagens do Actros “Estradeiro”
“Essa parceria da Mercedes-Benz com a Editorial & Comunicação RQ resultou numa excelente oportunidade para comprovar os atributos e o desempenho do Actros 2546 ‘Estradeiro’ numa situação real de circulação”, diz Mario Laffitte, diretor de Comunicação Corporativa da Mercedes-Benz do Brasil. “O fato da BR-101 unir regiões tão distantes, com características culturais e condições de estrada tão distintas, proporcionou uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos”.Actros 2546 foi concebido para longas distâncias rodoviárias
O Actros 2546 6x2 “Estradeiro” é um caminhão especialmente desenvolvido para o transporte rodoviário de longas distâncias em estradas regulares, em bom estado de conservação, nas operações que priorizam o consumo de combustível.A simplicidade e o melhor rendimento mecânico do trem-de-força do Actros “Estradeiro” proporcionam um menor consumo, com economia média de 6% em comparação com a versão “Multiuso”. Além disso, devido ao menor número de componentes no eixo traseiro, sem redução nos cubos, os custos de manutenção são menores e o serviço é mais fácil e rápido, o que resulta em maior disponibilidade do caminhão para o trabalho.
Outro importante destaque do Actros 2546 6x2 “Estradeiro” é o câmbio automatizado Mercedes PowerShift 2 G281 de 12 marchas, sem pedal de embreagem, com a última marcha direta. Isso significa que não há perda por atrito entre engrenagens na transmissão da rotação do motor para o diferencial, fator fundamental para a redução no consumo de combustível.
Top de linha da Mercedes-Benz, o Actros rodoviário – oferecido nas versões 2546 6x2, 2646 6x4 e 2655 6x4 – é o caminhão mais completo do mercado brasileiro. Equipado com amplo pacote de itens de avançada tecnologia, o caminhão conta com exclusivo ar-condicionado noturno, que funciona com o motor desligado, sistema de orientação de faixa de rolagem, controle de proximidade, assistente ativo de frenagem e freio eletrônico com ABS e ASR, além de retarder.
Fonte: Imprensa Mercedes-Benz
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