Tecnologia – Maquete em tamanho real produzido pelo Grupo PSA ajuda a explicar como o veículo se locomove |
Helder Lima
A PSA
Peugeot Citroën apresentou na semana passada, em São Paulo, a tecnologia Hybrid
Air, uma solução que une um motor térmico com um sistema hidráulico
acionado por ar comprimido. O sistema já foi apresentado na Europa. Para
explicar como a tecnologia funciona, a empresa trouxe uma maquete em tamanho
real, que utiliza como base um Citroën C3. A Bosch é parceira da PSA no
desenvolvimento da tecnologia.
A
tecnologia Hybrid Air segue os objetivos do Grupo PSA de atender os desafios
mundiais quanto às emissões de gases de efeito estufa e redução de poluentes. A
ideia é propor aos clientes carros equipados com uma tecnologia híbrida
completamente nova e acessível em termos de preço e desempenho.
O Hybrid
Air representa desempenho com baixo consumo – cerca de 34 km/l (2,9 l/100km) e
ausência de baterias adicionais, para uma agressão ambiental ainda mais
reduzida – 69 g/km de CO2 e reciclagem facilitada.
Esta
tecnologia revolucionária é particularmente adaptada aos modelos dos segmentos
B (carros compactos) e C (carros médios). Com ela, é possível uma diminuição de
45% do consumo de combustível na cidade de um carro compacto em relação a um
com motor a gasolina equivalente.
Bases da tecnologia têm uso consagrado
A
tecnologia Hybrid Air baseia-se na associação de várias tecnologias
extensivamente comprovadas e testadas: uma motorização a gasolina, um sistema
de armazenagem de energia sob a forma de ar comprimido, um conjunto composto de
dois motores-bombas hidráulicas e uma transmissão automática que trabalha com
um conjunto de engrenagem epicicloidal.
O sistema
possui uma central de controle inteligente que adapta o modo de operação para
comandos do motorista e eficiência de energia em três modos diferentes: Air
(ZEV – Zero Emission Vehicle), que é ativo até 70 km/h; gasolina; e combinado –
o mecanismo com ar comprimido contribui como boost em acelerações e retomadas.
Funcionamento
O
Hybrid Air combina duas energias para atingir o melhor rendimento de acordo com
diferentes situações: o ar comprimido vai assistir o motor a gasolina, até
mesmo substituí-lo, para levá-lo aos pontos de funcionamento mais eficientes
durante as fases transitórias, de acelerações e arrancadas. Essa tecnologia
utiliza alguns componentes novos no universo automotivo, mas que já foram
amplamente comprovados em outros setores, como a aeronáutica.
O Hybrid
Air é constituído por:
- Reservatório de
energia que contém ar comprimido, disposto sob a carroceria, no túnel
central;
- Reservatório de
baixa pressão, situado na altura da travessa da suspensão traseira e que
serve de vaso de expansão;
- Grupo hidráulico composto por um motor e uma bomba, instalado sob o capô, na transmissão.
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