quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Grupo PSA apresenta Hybrid Air em São Paulo

Tecnologia – Maquete em tamanho real produzido pelo Grupo PSA ajuda a explicar como o veículo se locomove
Helder Lima

A PSA Peugeot Citroën apresentou na semana passada, em São Paulo, a tecnologia Hybrid Air, uma solução que une um motor térmico com um sistema hidráulico acionado por ar comprimido. O sistema já foi apresentado na Europa.Para explicar como a tecnologia funciona, a empresa trouxe uma maquete em tamanho real, que utiliza como base um Citroën C3. A Bosch é parceira da PSA no desenvolvimento da tecnologia.

A tecnologia Hybrid Air segue os objetivos do Grupo PSA de atender os desafios mundiais quanto às emissões de gases de efeito estufa e redução de poluentes. A ideia é propor aos clientes carros equipados com uma tecnologia híbrida completamente nova e acessível em termos de preço e desempenho.

O Hybrid Air representa desempenho com baixo consumo – cerca de 34 km/l (2,9 l/100km) e ausência de baterias adicionais, para uma agressão ambiental ainda mais reduzida – 69 g/km de CO2 e reciclagem facilitada.

Esta tecnologia revolucionária é particularmente adaptada aos modelos dos segmentos B (carros compactos) e C (carros médios). Com ela, é possível uma diminuição de 45% do consumo de combustível na cidade de um carro compacto em relação a um com motor a gasolina equivalente.

Bases da tecnologia têm uso consagrado

A tecnologia Hybrid Air baseia-se na associação de várias tecnologias extensivamente comprovadas e testadas: uma motorização a gasolina, um sistema de armazenagem de energia sob a forma de ar comprimido, um conjunto composto de dois motores-bombas hidráulicas e uma transmissão automática que trabalha com um conjunto de engrenagem epicicloidal.
O sistema possui uma central de controle inteligente que adapta o modo de operação para comandos do motorista e eficiência de energia em três modos diferentes: Air (ZEV – Zero Emission Vehicle), que é ativo até 70 km/h; gasolina; e combinado – o mecanismo com ar comprimido contribui como boost em acelerações e retomadas.

Funcionamento

 O Hybrid Air combina duas energias para atingir o melhor rendimento de acordo com diferentes situações: o ar comprimido vai assistir o motor a gasolina, até mesmo substituí-lo, para levá-lo aos pontos de funcionamento mais eficientes durante as fases transitórias, de acelerações e arrancadas. Essa tecnologia utiliza alguns componentes novos no universo automotivo, mas que já foram amplamente comprovados em outros setores, como a aeronáutica.

O Hybrid Air é constituído por:
  • Reservatório de energia que contém ar comprimido, disposto sob a carroceria, no túnel central;
  • Reservatório de baixa pressão, situado na altura da travessa da suspensão traseira e que serve de vaso de expansão;
  • Grupo hidráulico composto por um motor e uma bomba, instalado sob o capô, na transmissão.


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