quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Esportivo inglês adota recursos da Fórmula 1

Emocionante – Carroceria em fibra de carbono foi criada em programa de computador e túnel de vento

Helder Lima

A montadora inglesa Caterham revelou no circuito de Cingapura o carro conceitual “AeroSeven Concept”, um esportivo para duas pessoas, construído segundo processos adotados na Fórmula 1 e que deve ter início de sua produção comercial daqui a um ano na Europa.




O modelo é o primeiro da marca que apresenta controle de tração e sistema exclusivo de gerenciamento do motor, mas é o estilo da carroceria que promete agregar adeptos à marca. O corpo do veículo foi desenvolvido com fibra de carbono, material mais leve e resistente do que o aço tradicional.

O design do esportivo é inovador sob qualquer ângulo que se olhe. A frente tem uma grande abertura com dois filetes de iluminação em LED, grade com uma moldura amarela e um difusor que dá continuidade às linhas da carroceria. 

A posição recuada dos assentos e os grandes santantônios individuais destacam a lateral longa. O motor, na posição central-frontal, transmite o torque para as rodas traseiras e trabalha com um câmbio manual de seis marchas e alavanca curta, destacando a esportividade do modelo.

O propulsor é o Ford Duratec 2.0, de quatro cilindros em linha, com potência máxima de 240 cv a 8.500 rpm, e o torque máximo é de 20 kgfm a 6.300 rpm. Segundo a empresa, o modelo acelera de zero a 100 km/h em menos de quatro segundos, uma marca que somente os modelos esportivos conseguem atingir.

Para o lançamento comercial do veículo, a montadora deverá oferecer outras opções de motorização. De qualquer modo, esse projeto marca a estratégia da marca de atuar no segmento dos veículos esportivos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário