terça-feira, 15 de outubro de 2013

Honda retoma o segmento de 500 cilindradas

Montadora anuncia três lançamentos, mas por enquanto somente o modelo naked chega às concessionárias
Helder Lima

A Honda começa a produzir em Manaus (AM) a nova linha de 500 cilindradas, que conta com três modelos: a naked CB 500F, a esportiva CBR 500R e a crossover CB 500X. Mas, por enquanto, somente a 500F chega às concessionárias, com preço de R$ 22 mil na versão standard e R$ 23,5 mil se equipada com freios ABS.

A CBR 500R será lançada em dezembro e a crossover deve chegar ao mercado no primeiro semestre de 2014. Com os lançamentos, a marca cria um novo nicho de motocicletas, que introduzem o consumidor no segmento de alta cilindrada.

Os modelos são equipados com motor bicilíndrico, como era a CB 500, produzida até 2005. Com a nova família, a marca retoma o segmento que havia abandonado e espera vender até 2016 um volume superior a 20 mil unidades por ano.

Os três novos modelos compartilham o chassi em aço, que oferece boa capacidade de manobra. Comum aos modelos CBR 500R e CB 500X, o defletor de ar dianteiro, concebido para dar mais proteção ao piloto, imprime também um design resistente e imponente.

O motor bicilíndrico, de quatro tempos, tem volume de 471 cm3 e duplo comando de válvulas no cabeçote, quatro válvulas por cilindro e arrefecimento líquido, capaz de desenvolver potência máxima de 50 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 4,55 kgfm a 7.000 rpm.

O escape foi desenvolvido em aço inoxidável, com design integrado ao pedal do garupa. 
O câmbio de seis velocidades possui embreagem multidisco e oferece engates precisos, o que possibilita o desempenho do conjunto tanto em trechos urbanos quanto na estrada.

Freios são a disco na frente e atrás

A nova família de 500 cc está equipada com freio dianteiro a disco com diâmetro de 320 mm de acionamento hidráulico e cáliper de duplo pistão. Já o traseiro conta com disco de 240 mm de diâmetro, acionado por pistão e pinça simples.

Os modelos também chegam com versão equipada com freios ABS, sistema eletrônico que evita o travamento das rodas e propicia mais segurança, mesmo em situações de frenagem mais bruscas.

A dianteira recebeu garfo telescópio, com curso de 120 mm, desenvolvido para proporcionar domínio e estabilidade em curvas, sem deixar de lado o conforto. 

CB 500F

A CB 500F tem estilo e design inspirados na CB1000R e foi desenvolvida para oferecer agilidade e condução agradável na cidade e na estrada. A aplicação de conceitos avançados de ergonomia assegura a possibilidade de o modelo ser utilizado principalmente por pilotos de menor estatura, muitas vezes intimidados em motocicletas de maior porte.

CBR 500R

O modelo superesportivo traz carenagem, recurso que contribui para a diminuição do arrasto aerodinâmico e acentua o design esportivo. Integrados ao visual estão o painel de instrumentos digitais na cor branca e o conjunto ótico com refletor duplo multifacetado e lâmpadas halógenas. A capacidade do tanque de combustível é de 15,7 litros. 

CB 500X

Dotada de maior versatilidade de uso, a crossover é uma motocicleta ideal para quem pretende iniciar uma vida aventureira em duas rodas, encarando todo tipo de estrada. Representa uma alternativa para os pilotos mais experientes, que procuram uma motocicleta prática e robusta, para ser utilizada no dia-a-dia e como lazer nos fins de semana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário