quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Nissan retoma Le Mans com modelo elétrico

Design – Bitolas estreita na dianteira e larga na traseira criam plataforma para a montadora soltar a imaginação
Helder Lima

Depois de oito meses de desenvolvimento, foi revelado neste mês o modelo elétrico de competição Nissan ZEOD RC na planta industrial da montadora em Yokohama (Japão). 
O modelo marca a volta da divisão de competição e veículos esportivos da montadora, a Nismo, a uma das mais lendárias competições do mundo, a 24 horas de Le Mans.


Além de disputar a prova em 2014, a montadora está usando o modelo com dois motores elétricos como plataforma de testes para aperfeiçoar a tecnologia de propulsão e garantir a presença dessa tecnologia no mercado futuro.

O protótipo que antecipou o carro foi revelado na edição deste ano da corrida, mas o veículo mostrado agora pela Nismo apresenta uma evolução de projeto com o estilo renovado, novas entradas de ar para refrigeração e atualizações aerodinâmicas.

Segundo Shoichi Miyatani, presidente da Nismo, o novo modelo adota as tecnologias que inicialmente foram desenvolvidas para o Leaf RC, o primeiro veículo elétrico de competições criado pela marca com base em um modelo de produção em série.

O ZEOD RC será o primeiro carro a completar uma volta no circuito de Le Mans usando apenas tecnologia de propulsão elétrica. O carro deverá alcançar velocidades superiores a 300 km/h.

Apesar de adotar a propulsão elétrica, o veículo tem um motor 1.6 de combustão interna com turbo e quatro cilindros e o piloto pode escolher entre um sistema e outro. As baterias do modelo são as mesmas adotadas no Leaf de linha de produção. As baterias serão recarregadas com o sistema de regeneração de energia dos freios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário