segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Fox faz dez anos com 1,16 milhão de unidades

Fox – Veículo projetado no País não paga royalties e proporciona mais retorno para a operação brasileira da marca, com fábrica em São Bernardo
 Helder Lima

Novo Fox
A Volkswagen está comemorando o décimo aniversário do lançamento do Fox no Brasil. Apresentado em outubro de 2003, o veículo ultrapassou a marca de 1,16 milhão de unidades comercializadas até setembro de 2013.

Graças à aceitação do consumidor, o modelo serviu de base para uma família de veículos, dando origem ao CrossFox, em 2005, ao SpaceFox, em 2006, e ao Space Cross, em 2011.

Desenvolvido no Brasil, o modelo Volkswagen foi projetado de dentro para fora, com uma técnica que recebeu o nome de Designed Around the Passenger. Essa é  uma inovação metodológica no projeto do veículo que procura valorizar o espaço interno para os ocupantes.
Fox Extreme

Outra inovação do modelo está no fato de ele ter sido o primeiro no País com motorização 1.0 flex. O projeto do carro também se diferencia para a montadora por sua rentabilidade. Por ser projeto brasileiro, o carro não paga royalties à matriz, o que aumenta o retorno em seu investimento para a fábrica no Brasil.

O modelo também introduziu no País a arquitetura de teto alto, que privilegia a altura elevada em relação aos outros veículos, proporcionando melhor visibilidade e maior espaço interno.

Outra inovação do Fox na época de seu lançamento, em 2003, foi o emprego da fibra do curauá, planta nativa da Floresta Amazônica, no revestimento do teto e na tampa interna do porta-malas, em substituição à fibra de vidro.

Fox Sunrise
Mas nem tudo são flores na história do compacto. Em 2004, um consumidor perdeu parte do dedo ao rebater o banco traseiro, um falha que também se repetiu com outros clientes da marca. Foram constatados problemas de projeto do dispositivo de rebatimento do banco.

Versão 2014 inaugura motor de três cilindros

Em junho deste ano, chegou ao mercado o Fox BlueMotion 2014, que estreou no País o novo motor de três cilindros 1.0 da família EA211. O Fox se tornou assim o primeiro Volkswagen para o mercado brasileiro a contar com motor de três cilindros. Quando abastecido com gasolina, o Fox 1.0 BlueMotion tem redução de consumo energético de até 16%. Quando está com etanol, a redução é de até 17%.
Motor EA211 1.0L R3

Produzido em São Carlos, no interior de São Paulo, o motor EA211 é Total Flex, capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), e ocorre a partir de 3.000 rpm e se mantém por longa faixa de rotações. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo estão disponíveis.
VW Fox 2014

VW Fox Extreme

VW Black Fox

VW Fox Route
Fox Sunrise
VW Fox 2014

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