quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Nova CRF 450 Rally disputará o Dakar 2014

Novo modelo – Resistência e desempenho para encarar uma das provas mais difíceis do mundo

Helder Lima

A Honda está lançando neste mês a nova CRF 450 Rally, moto que será utilizada pela Team HRC, equipe oficial da marca japonesa, e também pelo brasileiro Jean Azevedo no Dakar 2014. O piloto foi anunciado por Alexandre Cury, gerente geral comercial da Moto Honda da Amazônia, como um dos integrantes da Equipe Honda do Brasil para participar da próxima edição da competição.

As imagens do modelo 2014 foram mostradas pela primeira vez para imprensa mundial no Salão Duas Rodas, que se encerrou em 13 de outubro, no Anhembi, em São Paulo (SP).

A moto ganhou nova versão para a prova off-road mais difícil e dura do mundo, que acontece de 5 a 18 de janeiro, na Argentina, Bolívia e Chile. Além de Jean, os pilotos Helder Rodrigues e Paulo Gonçalves, de Portugal; Joan Barreda, da Espanha; Javier Pizzolito, da Argentina; e Sam Sunderland, da Grã-Bretanha serão os responsáveis por pilotar a moto.

O protótipo CRF 450 Rally é baseado na CRF 450X, modelo mundialmente conhecido para enduro que combina fácil dirigibilidade com maior força competitiva. O Dakar 2013 gerou informações em áreas-chaves, como potência do motor, desempenho aerodinâmico, durabilidade e requisitos de manutenção, que foram usadas como base para futuras modificações no design e melhorias.


O modelo 2014 mantém a injeção de combustível programada (PGM-FI), sistema de injeção eletrônica de combustível que tem mostrado desempenho comprovado nas condições severas e altamente variáveis do Dakar. A moto será utilizada pela Team HRC e futuramente produzida também para outras equipes de rali.

Marca retornou à competição neste ano

Na edição de 2013, a marca retornou à competição após 24 anos, com a Team HRC, composta por cinco pilotos de diferentes nacionalidades. A Honda já havia participado nove vezes na categoria motocicletas do precursor do atual Rally Dakar, o Rally Paris-Dakar, de 1981 a 1989, e foi vencedora cinco vezes.

Na 35ª edição, a sexta na América do Sul, o Dakar 2014 terá largada dia 5 de janeiro, em Rosário, na Argentina, e chegará em Valparaíso, no Chile, em 18 de janeiro, depois de uma passagem curta pela Bolívia, que será o país de número 28 a receber o rali. O percurso de 2014, que terá várias etapas maratonas, testará resistência e táticas de corrida dos competidores.
 

Confira o calendário do rali

02 a 04.jan: Secretaria de prova e vistorias técnicas / Rosário (Argentina)
04.jan: Largada promocional / Rosário (Argentina)
05.jan: 1ª etapa / Rosário a San Luis (Argentina)
06.jan: 2ª etapa / San Luis a San Rafael (Argentina)
07.jan: 3ª etapa / San Rafael a San Juan (Argentina)
08.jan: 4ª etapa / San Juan a Chilechito (Argentina)
09.jan: 5ª etapa / Chilechito a Tucumán (Argentina)
10.jan: 6ª etapa / Tucumán a Salta (Argentina)
11.jan: Dia de descanso / Salta (Argentina)
12.jan: 7ª etapa / Salta (Argentina) a Uyuni (Bolívia)
13.jan: 8ª etapa / Uyuni (Bolívia) a Calama (Chile)
14.jan: 9ª etapa / Calama a Iquique (Chile)
15.jan: 10ª etapa / Iquique a Antofagasta (Chile)
16.jan: 11ª etapa / Antofagasta a El Salvador (Chile)
17.jan: 12ª etapa / El Salvador a La Serena (Chile)
18.jan: 13ª etapa / La Serena a Valparaíso (Chile)






Nenhum comentário:

Postar um comentário