segunda-feira, 21 de outubro de 2013

BMW i3 deve ser lançado no Brasil em 2014

Design – Modelo tem estilo moderno e oferece emoção ao dirigir graças ao centro de gravidade baixo

Helder Lima

A montadora BMW deve lançar no segundo semestre do próximo ano o modelo elétrico i3 no Brasil. O carro foi apresentado em nova versão pela montadora no salão de Frankfurt, que se realizou no mês passado. Mas sua primeira aparição pública foi no salão de Genebra (Suíça) em 2011.

A nova versão é equipada com propulsor elétrico que produz 170 cv de potência máxima. O torque é constante na faixa de 25 kgfm. A força e potência são transmitidas para as rodas traseiras por meio de um câmbio de marcha única.

A energia que alimenta o motor é armazenada em uma bateria de íon-lítio instalada sob o piso da carroceria. No projeto do veículo, os engenheiros tiveram a preocupação de fazer uma distribuição equilibrada dos componentes de força, de tal modo que o peso ficasse bem distribuído e o centro de gravidade, mais baixo. O resultado é que o carro oferece boa estabilidade e emoção ao dirigir.

A questão da autonomia, no entanto, não apresenta novidades. O modelo é capaz de rodar de 130 a 160 quilômetros com uma carga de bateria, o que limita seu uso ao ambiente urbano. Fica difícil fazer uma viagem com percurso maior do que a autonomia, visto que o carro precisa ficar parado para carregar a bateria.

A carga do veículo pode ser feita em casa, em uma tomada comum, ou em um ponto público de carga, que é mais rápido. Uma das características que o motorista nota ao conduzir o veículo é a facilidade de realizar manobras, o que se compatibiliza com o projeto de um carro urbano.

Mas se a autonomia é limitada, no desempenho o veículo não deixa a desejar. O modelo acelera de zero a 100 km/h em 7,2 segundos, o que é uma marca de desempenho razoável e melhor do que a maioria dos modelos tradicionais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário