quinta-feira, 31 de outubro de 2013
Nissan Altima: Duas Décadas De Uma História De Sucesso
O sedã grande Altima, próximo lançamento da Nissan, é novo para os brasileiros, mas traz na bagagem uma carreira de 20 anos de sucesso. Lançado em 1992 nos Estados Unidos, o modelo, que está em sua quinta geração, quer mostrar aos brasileiros os predicados que lhe fazem ser um dos modelos mais vendidos em um dos principais mercados do mundo.
O nome Altima surgiu originalmente como uma das versões de acabamento do Laurel, sedã vendido pela Nissan na América Central e Caribe nos anos 1980. A marca decidiu adotar a denominação no novo modelo que chegaria ao mercado norte-americano em 1992 como modelo 1993, substituindo o Stanza, outro três volumes que havia saído de linha meses antes. Os primeiros Altima forma produzidos na fábrica de Smyrna, Tennessee, a mesma que produz a nova geração que será trazida para o Brasil. A partir de junho de 2004, a planta da Nissan em Canton, Mississipi, reforçou a produção do sedã para atender à alta demanda do mercado norteamericano.
Inicialmente, seu nome oficial era “Stanza Altima”. As primeiras unidades traziam o logotipo “STANZA” em letras pequenas à esquerda do emblema “ALTIMA” na tampa do porta-malas. Com a boa aceitação do mercado, o sedã confirmou sua personalidade própria, passando a ser denominado apenas Altima. Na época, o segmento era dominado pelos concorrentes Honda Accord e Toyota Camry.
Todos os modelos Altima dessa época utilizavam um motor 2.4 de quatro cilindros e duplo comando no cabeçote, que desenvolvia 150 cavalos de potência. Havia duas opções de transmissão: manual de cinco velocidades ou automática de quatro velocidades. A suspensão já contava com barras estabilizadoras na frente e atrás. As versões eram XE (entrada), GXE (intermediária), SE (esportiva) e GLE topo de linha).
Em 1994, o Altima ganhou tom mais escuro nas guarnições de madeira, airbag de passageiro e cintos de segurança regular. Um ano depois passou a contar com uma nova grade, novas lanternas traseiras e um spoiler com luz de freio vermelho em LED para a versão SE. Em 1997, o GXE ganhou o novo pacote “Limited Edition”, que incluía rodas de liga leve, chave keyless, alarme, tapetes e o logotipo da versão na porta dianteira. A maioria dos modelos Altima neste último ano de produção da primeira geração foi apelidada de “1997,5” por conta da adição de barras de proteção lateral, que foi necessária para atender às novas leis de impacto daquele ano nos Estados Unidos.
Fonte: Imprensa Nissan do Brasil
quarta-feira, 30 de outubro de 2013
Volkswagen desenvolve programa para incentivar vendas a taxistas
Táxi Brasília |
Táxi Curitiba |
O gerente executivo de Vendas Corporativas da Volkswagen do Brasil, Alberto Andrade, afirma que o programa Táxi Center faz parte da estratégia da marca de capacitar concessionários em todo o Brasil para prestar atendimento qualificado e diferenciado a clientes do segmento corporativo, incluindo taxista, frotistas, órgãos públicos e locadoras, entre outros. Além disso, “nossa equipe presta um atendimento direto e personalizado aos grandes clientes corporativos, a fim de assegurar uma participação de destaque da marca neste segmento”, diz.
Táxi Salvador |
“A rapidez e a qualidade no atendimento e nos serviços são fundamentais para a categoria. Deixar o carro parado para troca de peças, por exemplo, é inviável”, disse o presidente das Associações de Centrais de Radiotáxi de Curitiba e Região Metropolitana, Carlos Felber. “O programa vai aproximar o cliente e torná-lo ainda mais fiel. É uma forma de fortalecer a tradição da Volkswagen com a categoria, oferecendo qualidade e preço”, complementou o presidente da Central Radiotáxi Sereia, Julcimar Zambon.
Fonte: Imprensa Volkswagen do Brasil
Sprinter Mercedes-Benz é destaque em versão limusine para o segmento de luxo
O furgão envidraçado Sprinter 415 CDI da Mercedes-Benz, referência de mercado em tecnologia, conforto e segurança, ganhou uma sofisticada versão limusine, especialmente preparada para atender ao transporte de passageiros no segmento de luxo ou ainda um escritório móvel. A implementação personalizada é fruto de um projeto em parceria com a Procópio Limousines e Veículos Especiais, de Cianorte, Paraná, e está sendo apresentada na Fenatran 2013.
Mercedes-Benz oferece a mais completa linha de comerciais leves
Com os modelos 311 CDI Street, 415 CDI e 515 CDI, a Mercedes-Benz oferece ao mercado a mais completa linha de veículos comerciais leves do País, com 50 versões à disposição nas suas três faixas de PBT de 3,5 a 5 toneladas - sendo 10 versões de chassis, 12 versões de vans, 20 versões de furgões, 8 versões de furgões envidraçados e 2 inéditas versões do veículo misto, que disponibilizam diferentes possibilidades de teto alto/teto normal, tipo de acabamento e ar condicionado. Isso assegura ampla flexibilidade de escolha para os clientes.
Adicionalmente, o furgão e o chassi Sprinter 311 CDI Street são registrados como caminhonetes e podem ser conduzidos por motoristas com carteira de motorista CNH B. Eles podem circular livremente pelas vias das grandes cidades, mesmo em zonas de restrição, como na cidade de São Paulo, o que proporciona mais vantagens logísticas para o segmento. Assim, os proprietários podem utilizar o veículo para o trabalho a qualquer hora do dia e em qualquer área da cidade, respeitando apenas o rodízio de placas, como os automóveis. Isso resulta em mais produtividade para as operações de transporte e, consequentemente, maior lucratividade para o cliente.
Fonte: Imprensa Mercedes-Benz
Inspirada no mercado europeu e norte-americano, a implementadora trouxe para o Brasil um moderno conceito de limusine. Identificado como “Jetvan Aviation Style”, este veículo pode ser equipado com diversos itens e equipamentos que fazem dele tanto um escritório móvel, como um ambiente para traslados e viagens extremamente confortáveis e relaxantes, com modernos recursos de entretenimento.
“Essa nova limusine Sprinter é ideal para o transporte de personalidades, empresários, executivos, celebridades, chefes de estado e outros públicos VIP, ou ainda para empresários e executivos que querem aproveitar ao máximo seu tempo qualquer que seja a localidade”, afirma Adriana Taqueti, gerente sênior de Vendas e Marketing Sprinter da Mercedes-Benz do Brasil. “São clientes especiais que querem e que necessitam de luxo, conforto e principalmente mobilidade, mantendo, ao mesmo tempo, discrição para a total segurança em seus deslocamentos”.
As diversas configurações oferecidas pela Procópio para a limusine Sprinter atendem ao estilo, gosto e necessidade de cada cliente. Na hora do rush, por exemplo, a bordo da Jetvan, o cliente pode adiantar trabalhos, acompanhar o noticiário, ver filmes em Blue Ray e 3D, deliciar-se com bebidas e petiscos ou relaxar nas poltronas reclináveis com apoio das panturrilhas e com várias funções de massagem.
A Sprinter 415 CDI é uma ótima escolha para o segmento: o motor de 146cv, com torque de 33 kgfm, garante exímia performance e muita agilidade para o veículo. Esse motor conta também com dois eixos balanceadores Lanchester, que reduzem os efeitos de vibração do motor e, consequentemente, trazem muita suavidade e baixo nível de ruídos ao veículo. O conforto das viagens também é favorecido pela acertada suspensão, com barras estabilizadoras na dianteira e na traseira.
As dimensões da Sprinter 415 CDI também contribuem para a adaptação do veículo a essa aplicação: a altura interna de 1,94m do furgão e a maior porta lateral da categoria (1,82m x 1,30m) garantem muito conforto para o acesso dos passageiros ao interior do veículo. Além disso, o comprimento total propicia um espaçamento muito confortável entre poltronas e permite, até mesmo, um compartimento amplo para bagagens.
Além disso, a versão envidraçada é mais um fator para reforçar a qualidade final da limusine, pois evita intervenções na estrutura do furgão para abertura de janelas.
A configuração da limusine Jetvan no Sprinter conta com o suporte técnico da Mercedes-Benz, visando alcançar a melhor adequação do implemento ao veículo. O objetivo é preservar todos os atributos de qualidade, resistência e durabilidade da carroçaria, bem como assegurar os níveis de conforto e segurança. “O resultado é uma limusine de alto luxo com a qualidade, a excelência e a confiabilidade da Mercedes-Benz”, destaca Adriana.
Jetvan se destaca pelo excelente nível de conforto e entretenimento
Entre os equipamentos da “Jetvan Aviation Style” estão:
· Ar condicionado especial para os passageiros
· Poltronas aviation style, revestidas em couro legítimo e com massageadores
· Acabamento com lâminas de madeira do tipo rádica nos móveis
· Couro ecológico ou suede para o revestimento do teto e das laterais
· Iluminação diferenciada com efeito de cromoterapia
· Luzes especiais com "LED quente" nas colunas e LED verde no rodapé
· Persianas black-out automatizadas com controle remoto
· Insulfilm black-out especial
· Sistema de áudio e vídeo com TVs LED 3D
· Play Station III
· Processador de áudio e vídeo bit one, cabos e entradas HDMI
· Tablet
· Modem e roteador 4G
· Bar executivo, frigobar e adega climatizada
· Sistema automatizado de abertura da porta lateral, sincronizado automaticamente com o acionamento do degrau de acesso
· Mesas retráteis
· Revestimento do piso com placas especiais no estilo madeira emborrachada e tapete nobre de 14 mm de altura
· Amplo porta-malas com cabideiro
· Divisória de vidro para privacidade total dos passageiros, com isolamento termoacústico da cabina do motorista
· Interfone para comunicação com o motorista
· Mesa de centro removível
· Porta snacks
· Console especial com compartimento cofre
· Bolsões nas poltronas para revistas e jornais
Mercedes-Benz oferece a mais completa linha de comerciais leves
Com os modelos 311 CDI Street, 415 CDI e 515 CDI, a Mercedes-Benz oferece ao mercado a mais completa linha de veículos comerciais leves do País, com 50 versões à disposição nas suas três faixas de PBT de 3,5 a 5 toneladas - sendo 10 versões de chassis, 12 versões de vans, 20 versões de furgões, 8 versões de furgões envidraçados e 2 inéditas versões do veículo misto, que disponibilizam diferentes possibilidades de teto alto/teto normal, tipo de acabamento e ar condicionado. Isso assegura ampla flexibilidade de escolha para os clientes.
Adicionalmente, o furgão e o chassi Sprinter 311 CDI Street são registrados como caminhonetes e podem ser conduzidos por motoristas com carteira de motorista CNH B. Eles podem circular livremente pelas vias das grandes cidades, mesmo em zonas de restrição, como na cidade de São Paulo, o que proporciona mais vantagens logísticas para o segmento. Assim, os proprietários podem utilizar o veículo para o trabalho a qualquer hora do dia e em qualquer área da cidade, respeitando apenas o rodízio de placas, como os automóveis. Isso resulta em mais produtividade para as operações de transporte e, consequentemente, maior lucratividade para o cliente.
Fonte: Imprensa Mercedes-Benz
Expedição da Nova Ford Ranger vai percorrer 12.000 km de norte a sul do Brasil
A Ford promove uma expedição que vai cruzar o Brasil de ponta a ponta, passando por pontos históricos e diferentes tipos de clima e terreno com quatro picapes Nova Ranger. A viagem de mais de 12.000 km será documentada em dois programas semanais exibidos em um hotsite exclusivo, a partir de 4 de novembro, e também na página da Ford Ranger no Facebook.
Os programas serão apresentados por três personalidades ligadas ao mundo da aventura: Nathali Oliani, apresentadora de programa de esportes radicais, Sabiá, paraquedista recordista em várias modalidades, e Richard Rasmussen, apresentador de programas de vida selvagem. O grupo viaja com picapes Nova Ranger 3.2 Diesel, das versões Limited e XLT 4x4.
“O objetivo da expedição é mostrar a capacidade da Nova Ranger de enfrentar qualquer tipo de aventura, sem escolher terreno e com todo o conforto e segurança”, diz Oswaldo Ramos, gerente geral de Marketing da Ford. “O seu roteiro é uma homenagem aos pioneiros que desbravaram o Brasil, combinando a mesma valentia com a tecnologia mais moderna disponível hoje em picapes.”
Do Chuí ao Monte Caburaí
A Expedição Ranger passa por regiões que ajudam a mostrar a grande variedade do Brasil, tanto no aspecto geográfico como cultural. No caminho, serão entrevistadas pessoas que, como a Nova Ranger, são exemplo de resistência e obstinação para vencer obstáculos. A aventura terá a duração de seis semanas e vai do Chuí (RS), no extremo Sul, até o Monte Caburaí (RR), o verdadeiro ponto mais setentrional do País – e não o Oiapoque, como comumente se diz –, localizado 70 km mais ao norte daquela cidade do Amapá.“Contar com um veículo capaz de rodar com desenvoltura nesses diversos cenários, seja na cidade ou atravessando rios e caminhos rurais, é sem dúvida um fator de integração, como os proprietários e fãs da Nova Ranger bem conhecem”, completa Oswaldo Ramos.
Picape forte
A Nova Ford Ranger conta com os motores mais potentes da categoria em suas versões 3.2 Diesel de cinco cilindros, com 200 cv, e 2.5 Flex, de 173/168 cv. Vencedora dos principais prêmios da indústria, ela conta com a opção de transmissão manual ou automática de seis velocidades e equipamentos avançados de assistência, segurança e conforto que criam um novo padrão de dirigibilidade na categoria.Entre outros itens, a picape global da Ford oferece controle de estabilidade com oito funções, 6 airbags – frontais, laterais e de cortina, exclusivos na categoria –, freios ABS, câmera traseira, sensor de ré, GPS, ar-condicionado digital de dupla zona, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis e retrovisores com rebatimento elétrico.
Fonte: Imprensa Ford
Nissan retoma Le Mans com modelo elétrico
Design – Bitolas estreita na dianteira e larga na traseira criam plataforma para a montadora soltar a imaginação |
Depois de oito meses de desenvolvimento, foi revelado neste mês o modelo elétrico de competição Nissan ZEOD RC na planta industrial da montadora em Yokohama (Japão).
O modelo marca a volta da divisão de competição e veículos esportivos da montadora, a Nismo, a uma das mais lendárias competições do mundo, a 24 horas de Le Mans.
Além de disputar a prova em 2014, a montadora está usando o modelo com dois motores elétricos como plataforma de testes para aperfeiçoar a tecnologia de propulsão e garantir a presença dessa tecnologia no mercado futuro.
O protótipo que antecipou o carro foi revelado na edição deste ano da corrida, mas o veículo mostrado agora pela Nismo apresenta uma evolução de projeto com o estilo renovado, novas entradas de ar para refrigeração e atualizações aerodinâmicas.
Segundo Shoichi Miyatani, presidente da Nismo, o novo modelo adota as tecnologias que inicialmente foram desenvolvidas para o Leaf RC, o primeiro veículo elétrico de competições criado pela marca com base em um modelo de produção em série.
O ZEOD RC será o primeiro carro a completar uma volta no circuito de Le Mans usando apenas tecnologia de propulsão elétrica. O carro deverá alcançar velocidades superiores a 300 km/h.
Apesar de adotar a propulsão elétrica, o veículo tem um motor 1.6 de combustão interna com turbo e quatro cilindros e o piloto pode escolher entre um sistema e outro. As baterias do modelo são as mesmas adotadas no Leaf de linha de produção. As baterias serão recarregadas com o sistema de regeneração de energia dos freios.
Mercedes-Benz CLA recebe as melhores notas em segurança
O CLA, terceiro integrante da nova geração de veículos compactos da Mercedes-Benz, conquistou a melhor classificação possível - cinco estrelas - no exigente sistema de avaliação de segurança do Euro NCAP.
O novo CLA passou brilhantemente pelos testes de colisão do NCAP (New Car Assessment Programme - Programa de Avaliação de Carros Novos), recebendo a classificação máxima de cinco estrelas pela proteção aos ocupantes, segurança dos pedestres e sistemas de assistência. Da mesma forma, antes dele, os Mercedes-Benz Classe A e Classe B tiveram excelente desempenho nos testes do Euro NCAP.
Além disso, o Mercedes-Benz CLA recebeu três prêmios "Euro NCAP Advanced" por inovações em segurança, entre elas o sistema COLLISION PREVENTION ASSIST (Assistente de Prevenção de Colisões) de segunda geração com assistência por radar, o sistema de detecção de sonolência ATTENTION ASSIST (equipamento de série) e o sistema PRE-SAFE de proteção antecipada aos ocupantes.
O coupé CLA apresenta um abrangente equipamento de segurança, protegendo seus passageiros com até nove airbags. Outros pontos altos em segurança incluem tensores e limitadores de força dos cintos, presentes também nos cintos traseiros, e o capô ativo para proteção aos pedestres. Além disso, numerosos sistemas de assistência à direção estão disponíveis na Europa, em conexão com o Mercedes-Benz Intelligent Drive, como o Lane Keeping Assist (Sistema de Manutenção de Faixa), Blind Spot Assist (Assistente de Ponto Cego) e Active Parking Assist (Assistente Ativo de Estacionamento), incluindo PARKTRONIC e câmera de ré.
Fonte: Imprensa Mercedes-Benz
Nova exposição especial no Porsche Museum: Sessenta anos de supercarros esportivos da Porsche
O Porsche Museum apresenta a amostra especial “60 Years of super racing cars” [sessenta anos de supercarros de corrida] até o dia 16 de março de 2014. |
“Sessenta anos de supercarros de corrida” |
Certos modelos que nunca antes foram apresentados ao público fazem parte da coleção de veículos exposta. Será possível admirar o primeiro 550 Spyder a ser comprado por um cliente particular, um veículo que havia sido designado ao piloto de corridas Kurt Ahrens em janeiro de 1955. Hoje, o motor do 550 Spyder é tão legendário quanto o próprio veículo, e
O amplo número de inovações e tecnologias incluídas neste veículo era tão impressionante que o 959 deu início a um novo capítulo da história automotiva. |
Outro supercarros esportivo legendário exposto é o 904 Carrera GTS. Um veículo verdadeiramente versátil, que demonstrou suas características esportivas em todos os terrenos de corridas, conquistando
A Porsche lançou o Type 550 1500 RS Spyder em outubro de 1953, o primeiro carro esportivo com motor central concebido especificamente com o automobilismo em mente a sair de Stuttgart-Zuffenhausen. |
Hoje em dia, o motor dentro do 550 Spyder é tão legendário quanto o próprio veículo, e ficou conhecido como o “motor Fuhrmann”. |
Outro carro de alta potência da exposição é o modelo de inovação tecnológica mais conhecido da Porsche, que estava muito à frente da sua geração: o Porsche 959 S, desenvolvido a partir de um protótipo apresentado no Salão de Frankfurt de 1983. O protótipo demonstrou ser tecnicamente viável e estabeleceu um exemplo pioneiro para as futuras gerações de carros esportivos. O amplo número de inovações e tecnologias é tão impressionante que o 959 marca o início de um novo capítulo da história automotiva na mostra especial.
O 911 GT1 demonstrará mais uma vez que todo Porsche é um carro de corridas: em uma série de homologação de pequena escala, formada por apenas 21 veículos, a Porsche desenvolveu uma versão de estrada do GT1, usada pela primeira vez na 24 Horas de Le Mans de 1996. As especificações técnicas do 911 GT1 vem diretamente das pistas de corrida.
O Porsche Carrera GT, apresentado pela primeira vez como protótipo no Salão do Automóvel de Paris em 2000, completa esta mostra especial. Este supercarro esportivo foi especialmente projetado para incorporar o caráter de um carro de corridas dentro de um veículo de produção, proporcionando assim um máximo prazer de dirigir. O design exclusivo foi também responsável por fazer com que a Porsche desse uma olhada no novo milênio.
O Porsche Museum abre de terça-feira a domingo, das 9h00min às 18h00min. O ingresso para o museu custa €8 para adultos e €4 para ingressos com desconto. Para mais informações, visite: www.porsche.com/museum
Fonte: Imprensa Porsche
Toyota atualiza linhas de picape e utilitário
SW4 e Hilux – Opções entre o motor a diesel 3.0 ou a gasolina com tecnologia flex e 2.7 litros com 163 cv |
A Toyota apresentou a linha 2014 da picape Hilux e do utilitário esportivo SW4, que estarão nas concessionárias a partir de 1º de novembro. Na linha da Hilux, os preços vão de R$ 88,1 mil a R$ 148,5 mil e na linha do utilitário esportivo, de R$ 112,3 mil a R$ 185,8 mil.
Em relação à versão 2013, os veículos trazem algumas novidades, como sistema multimídia com tela sensível ao toque e GPS, que ganha TV digital e leitor de DVD de série. A Hilux Diesel SRV AT Top recebeu novo interior na cor preta, incluindo bancos e tapeçaria.
As versões SR Diesel da Hilux passam a ter rodas de liga leve de 16 polegadas. Todas as versões dos dois veículos contam com novo áudio com Bluetooth. Os modelos com cabine simples da Hilux também passam a ser equipados com freios ABS e air bags de série, cumprindo a legislação que obriga a presença desses equipamentos a partir de janeiro de 2014.
As versões de motorização e transmissão continuam sem alterações. São 12 configurações para a picape, nove delas equipadas com o motor diesel 3.0 D-4D de 171 cv e câmbio automático de cinco velocidades com inteligência artificial ou manual também de cinco velocidades.
A linha 2014 do SW4 é composta de três versões com o motor 3.0 a diesel e todas oferecem tração 4x4 e transmissão automática. A diferença da SR, a mais simples, para a SRV é que está última tem interior para abrigar sete passageiros.
Completam a linha Hilux e SW4 2014 os modelos Flex 2.7 VVT-i, motor que gera até 163 cv de potência quando abastecido com etanol.
Nova CRF 450 Rally disputará o Dakar 2014
Novo modelo – Resistência e desempenho para encarar uma das provas mais difíceis do mundo |
Helder Lima
A
Honda está lançando neste mês a nova CRF 450 Rally, moto que será utilizada
pela Team HRC, equipe oficial da marca japonesa, e também pelo brasileiro Jean
Azevedo no Dakar 2014. O piloto foi anunciado por Alexandre Cury, gerente geral
comercial da Moto Honda da Amazônia, como um dos integrantes da Equipe Honda do
Brasil para participar da próxima edição da competição.
As imagens do modelo 2014 foram mostradas pela primeira vez para imprensa mundial no Salão Duas Rodas, que se encerrou em 13 de outubro, no Anhembi, em São Paulo (SP).
As imagens do modelo 2014 foram mostradas pela primeira vez para imprensa mundial no Salão Duas Rodas, que se encerrou em 13 de outubro, no Anhembi, em São Paulo (SP).
A moto ganhou nova versão para a prova off-road mais difícil e dura do mundo, que acontece de 5 a 18 de janeiro, na Argentina, Bolívia e Chile. Além de Jean, os pilotos Helder Rodrigues e Paulo Gonçalves, de Portugal; Joan Barreda, da Espanha; Javier Pizzolito, da Argentina; e Sam Sunderland, da Grã-Bretanha serão os responsáveis por pilotar a moto.
O protótipo CRF 450 Rally é baseado na CRF 450X, modelo mundialmente conhecido para enduro que combina fácil dirigibilidade com maior força competitiva. O Dakar 2013 gerou informações em áreas-chaves, como potência do motor, desempenho aerodinâmico, durabilidade e requisitos de manutenção, que foram usadas como base para futuras modificações no design e melhorias.
O modelo 2014 mantém a injeção de combustível programada (PGM-FI), sistema de injeção eletrônica de combustível que tem mostrado desempenho comprovado nas condições severas e altamente variáveis do Dakar. A moto será utilizada pela Team HRC e futuramente produzida também para outras equipes de rali.
Marca retornou à competição neste ano
Na edição de 2013, a marca retornou à competição após 24 anos, com a Team HRC, composta por cinco pilotos de diferentes nacionalidades. A Honda já havia participado nove vezes na categoria motocicletas do precursor do atual Rally Dakar, o Rally Paris-Dakar, de 1981 a 1989, e foi vencedora cinco vezes.Na 35ª edição, a sexta na América do Sul, o Dakar 2014 terá largada dia 5 de janeiro, em Rosário, na Argentina, e chegará em Valparaíso, no Chile, em 18 de janeiro, depois de uma passagem curta pela Bolívia, que será o país de número 28 a receber o rali. O percurso de 2014, que terá várias etapas maratonas, testará resistência e táticas de corrida dos competidores.
Confira o calendário do rali
02 a 04.jan: Secretaria de prova e vistorias técnicas / Rosário (Argentina)04.jan: Largada promocional / Rosário (Argentina)
05.jan: 1ª etapa / Rosário a San Luis (Argentina)
06.jan: 2ª etapa / San Luis a San Rafael (Argentina)
07.jan: 3ª etapa / San Rafael a San Juan (Argentina)
08.jan: 4ª etapa / San Juan a Chilechito (Argentina)
09.jan: 5ª etapa / Chilechito a Tucumán (Argentina)
10.jan: 6ª etapa / Tucumán a Salta (Argentina)
11.jan: Dia de descanso / Salta (Argentina)
12.jan: 7ª etapa / Salta (Argentina) a Uyuni (Bolívia)
13.jan: 8ª etapa / Uyuni (Bolívia) a Calama (Chile)
14.jan: 9ª etapa / Calama a Iquique (Chile)
15.jan: 10ª etapa / Iquique a Antofagasta (Chile)
16.jan: 11ª etapa / Antofagasta a El Salvador (Chile)
17.jan: 12ª etapa / El Salvador a La Serena (Chile)
18.jan: 13ª etapa / La Serena a Valparaíso (Chile)
Grupo PSA apresenta Hybrid Air em São Paulo
Tecnologia – Maquete em tamanho real produzido pelo Grupo PSA ajuda a explicar como o veículo se locomove |
Helder Lima
A PSA
Peugeot Citroën apresentou na semana passada, em São Paulo, a tecnologia Hybrid
Air, uma solução que une um motor térmico com um sistema hidráulico
acionado por ar comprimido. O sistema já foi apresentado na Europa. Para
explicar como a tecnologia funciona, a empresa trouxe uma maquete em tamanho
real, que utiliza como base um Citroën C3. A Bosch é parceira da PSA no
desenvolvimento da tecnologia.
A
tecnologia Hybrid Air segue os objetivos do Grupo PSA de atender os desafios
mundiais quanto às emissões de gases de efeito estufa e redução de poluentes. A
ideia é propor aos clientes carros equipados com uma tecnologia híbrida
completamente nova e acessível em termos de preço e desempenho.
O Hybrid
Air representa desempenho com baixo consumo – cerca de 34 km/l (2,9 l/100km) e
ausência de baterias adicionais, para uma agressão ambiental ainda mais
reduzida – 69 g/km de CO2 e reciclagem facilitada.
Esta
tecnologia revolucionária é particularmente adaptada aos modelos dos segmentos
B (carros compactos) e C (carros médios). Com ela, é possível uma diminuição de
45% do consumo de combustível na cidade de um carro compacto em relação a um
com motor a gasolina equivalente.
Bases da tecnologia têm uso consagrado
A
tecnologia Hybrid Air baseia-se na associação de várias tecnologias
extensivamente comprovadas e testadas: uma motorização a gasolina, um sistema
de armazenagem de energia sob a forma de ar comprimido, um conjunto composto de
dois motores-bombas hidráulicas e uma transmissão automática que trabalha com
um conjunto de engrenagem epicicloidal.
O sistema
possui uma central de controle inteligente que adapta o modo de operação para
comandos do motorista e eficiência de energia em três modos diferentes: Air
(ZEV – Zero Emission Vehicle), que é ativo até 70 km/h; gasolina; e combinado –
o mecanismo com ar comprimido contribui como boost em acelerações e retomadas.
Funcionamento
O
Hybrid Air combina duas energias para atingir o melhor rendimento de acordo com
diferentes situações: o ar comprimido vai assistir o motor a gasolina, até
mesmo substituí-lo, para levá-lo aos pontos de funcionamento mais eficientes
durante as fases transitórias, de acelerações e arrancadas. Essa tecnologia
utiliza alguns componentes novos no universo automotivo, mas que já foram
amplamente comprovados em outros setores, como a aeronáutica.
O Hybrid
Air é constituído por:
- Reservatório de
energia que contém ar comprimido, disposto sob a carroceria, no túnel
central;
- Reservatório de
baixa pressão, situado na altura da travessa da suspensão traseira e que
serve de vaso de expansão;
- Grupo hidráulico composto por um motor e uma bomba, instalado sob o capô, na transmissão.
Ford lança táxi em Hong Kong movido a GLP
Transit Connect – Táxi conta com transmissão automática de seis velocidades e assistente de partida em rampa |
Helder Lima
A Ford apresentou em Hong Kong a nova
Transit Connect Táxi 2014. Chamado de “Táxi do Futuro”, o modelo chega à Ásia
depois de ser lançado nos Estados Unidos, onde a Ford detém cerca de 60% do
mercado de táxis, com forte presença em cidades como Nova York, Los Angeles,
Miami e Chicago.
Transit Connect é equipada com propulsor de 2,5 litros, que produz 162 cavalos de potência máxima |
Para Hong Kong, a van será equipada com
motor 2.5 i-VCT de 162 cv a GLP, combustível limpo e com boa rede local de
abastecimento, além de características que favorecem o desempenho, segurança,
flexibilidade e conforto para os passageiros.
A cidade, que tem sete milhões de
residentes mas recebe mais de 48 milhões de visitantes por ano, mantém um frota
expressiva de táxis para serviço à população local e turistas.
A Transit Connect Táxi conta com
transmissão automática de seis velocidades, assistente de partida em rampa, interior
espaçoso e portamalas com 1.656 litros de capacidade, cerca do triplo
oferecido pelos táxis atuais em muitas cidades.
As duas portas deslizantes facilitam a
entrada e saída dos passageiros e são uma solução ideal para ruas
congestionadas. Entre os itens de segurança, tem seis airbags (incluindo
os de cortina para os passageiros da frente e de trás), cintos de segurança de
três pontos em todos os assentos e câmera de ré.
A Transit Connect foi eleita recentemente
a "Van Internacional do Ano 2014" na Europa, como reconhecimento à
sua robustez, desempenho e economia. Desde que retornou a Hong Kong em abril de
2012, a Ford já lançou seis veículos globais no mercado local: os modelos
S-Max, Galaxy, Transit Custom, Kuga, Focus ST e Fiesta ST, e com a Transit
Connect Táxi vai ampliar essa linha.
segunda-feira, 28 de outubro de 2013
Fox faz dez anos com 1,16 milhão de unidades
Fox – Veículo projetado no País não paga royalties e proporciona mais retorno para a operação brasileira da marca, com fábrica em São Bernardo |
Novo Fox |
Graças à aceitação do consumidor, o modelo serviu de base para uma família de veículos, dando origem ao CrossFox, em 2005, ao SpaceFox, em 2006, e ao Space Cross, em 2011.
Desenvolvido no Brasil, o modelo Volkswagen foi projetado de dentro para fora, com uma técnica que recebeu o nome de Designed Around the Passenger. Essa é uma inovação metodológica no projeto do veículo que procura valorizar o espaço interno para os ocupantes.
Fox Extreme |
Outra inovação do modelo está no fato de ele ter sido o primeiro no País com motorização 1.0 flex. O projeto do carro também se diferencia para a montadora por sua rentabilidade. Por ser projeto brasileiro, o carro não paga royalties à matriz, o que aumenta o retorno em seu investimento para a fábrica no Brasil.
O modelo também introduziu no País a arquitetura de teto alto, que privilegia a altura elevada em relação aos outros veículos, proporcionando melhor visibilidade e maior espaço interno.
Outra inovação do Fox na época de seu lançamento, em 2003, foi o emprego da fibra do curauá, planta nativa da Floresta Amazônica, no revestimento do teto e na tampa interna do porta-malas, em substituição à fibra de vidro.
Fox Sunrise |
Versão 2014 inaugura motor de três cilindros
Em junho deste ano, chegou ao mercado o Fox BlueMotion 2014, que estreou no País o novo motor de três cilindros 1.0 da família EA211. O Fox se tornou assim o primeiro Volkswagen para o mercado brasileiro a contar com motor de três cilindros. Quando abastecido com gasolina, o Fox 1.0 BlueMotion tem redução de consumo energético de até 16%. Quando está com etanol, a redução é de até 17%.
Produzido em São Carlos, no interior de São Paulo, o motor EA211 é Total Flex, capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), e ocorre a partir de 3.000 rpm e se mantém por longa faixa de rotações. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo estão disponíveis.
Assinar:
Postagens (Atom)