Versão ED, a topo de linha, é equipada com freio a disco, partida elétrica e rodas de liga leve |
O painel com mostrador em branco está mais moderno |
Helder Lima
A Yamaha anunciou ontem o lançamento de sua nova moto 125, a Factor 2014, que foi apresentada como modelo de segunda geração, abandonando a sigla ‘YBR’. Para manter a posição de produto mais vendido da marca no País, a moto passou por algumas alterações estéticas, como o novo conjunto de tanque e tomadas de ar.
Traseira da moto ficou mais afilada na segunda geração do modelo mais vendido da marca |
Mas a principal novidade da Factor é o preço, que ficou mais atrativo nas versões E e ED, com reduções de até R$ 500 em relação ao modelo anterior. A versão de entrada, a K1, tem preço público sugerido de R$ 5.390. Nesse caso, moto continua com partida a pedal e freios a tambor.
Na versão E, que apresenta partida elétrica, o preço é de R$ 6.120; e a versão ED, a mais completa, com freio a disco na dianteira e rodas de liga leve, conta com preço sugerido de R$ 6.490.
A Factor é equipada com propulsor monocilíndrico leve e compacto, de 124 cilindradas e quatro tempos, com comando SOHC (Single Over Head Camshaft), refrigerado a ar, que desenvolve 10,2 cv a 7800 rpm e entrega torque de 1.0 kgfm a 6.000 rpm. O câmbio é de cinco velocidades, proporcionando trocas macias e precisas.
A moto mantém a alimentação por carburador, mas esse sistema tem acionamento a vácuo e sensor TPS, de posição do acelerador, que auxilia no avanço do sistema de ignição, o que permite economia sem perda de eficiência. Essa é uma tecnologia que foi desenvolvida pela Yamaha.
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