domingo, 17 de março de 2013

Fiat 500L Trekking: Off-road leve é destaque da Fiat em Genebra


500L Trekking será vendido na Europa a partir de junho deste ano: quatro motorizações para o consumidor escolher
Compacto 500L Trekking oferece recurso que distribui a tração nas rodas
Helder Lima

Um dos destaques da Fiat no Salão de Genebra, que se realiza até 17 de março, é o 500L Trekking, versão com quatro portas do subcompacto, destinada aos amantes de modelos com espírito aventureiro.

O 500L Trekking propõe um visual off-road combinado com uma tração dianteira inteligente graças à tecnologia ‘Traction+’, sistema de controle de tração que incrementa a motricidade do veículo em terrenos com pouca aderência. 

Esse recurso adota um software que trabalha em conjunto com o sistema de controle dinâmico do veículo. Em situações leves de off-road, o “Traction +” consegue ter um desempenho próximo ao de uma tração 4x4, dividindo o torque entre as rodas. O sistema é ativado por uma tecla no painel do veículo e se desliga automaticamente depois dos 30 km/h. 

Comercializado na Europa a partir de junho, o novo veículo traz como itens de série para-choques especiais com barras de proteção, proporcionando um visual ainda mais agressivo e dinâmico, e estrutura elevada para enfrentar melhor os percursos acidentados. 

Elétrico 500e produz potência de 111 cv, mas leva
quatro horas na tomada para a recarga da bateria
De série também vem com novas rodas em liga de 17 polegadas diamantadas e pneus M+S ‘snowflake’, que garantem a máxima aderência e tração em situações mais difíceis. Na parte externa, a proposta é complementada com detalhes que enriquecem o estilo da versão, como frisos laterais em aço escovado.

O novo Fiat 500L Trekking estará disponível, de acordo com os mercados, com as motorizações 1.4 16V de 95 cv, 0.9 TwinAir Turbo de 105 cv e os turbodiesel 1.6 Multijet II de 105 cv e 1.3 Multijet II de 85 cv (também com câmbio Dualogic). 

Elétrico tem autonomia de 140 km

No Salão de Genebra, o público poderá conhecer o 500e, o pequeno carro elétrico com emissão zero apresentado recentemente no Salão de Los Angeles e que será comercializado nos Estados Unidos a partir do segundo trimestre de 2013.

Projetado para ser um EV livre, o Fiat 500e é um veículo compacto com propulsor a bateria elétrica que atinge 111 cavalos (83 kW) com recarga que ocorre em cerca de quatro horas graças ao módulo de 240 V.

A EPA – agência americana que trabalha com proteção ambiental – avaliou a performance do novo Fiat 500e em percursos urbanos. Os testes demonstraram que, com toda a carga, o modelo tem autonomia de aproximadamente 140 km. 

Além disso, a Agência estimou que o custo anual para alimentar o veículo é de 500 dólares. A avaliação foi calculada através de projeções de preço de eletricidade durante 24.000 km de percurso com as especificações de desempenho em ciclo urbano do veículo. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário