A Ford iniciou a venda na Europa do novo Fiesta ST, o carro compacto de performance mais rápido já produzido em série pela marca, com velocidade máxima de 220 km/h. Desenvolvido pelo Ford Team RS, braço europeu da divisão de veículos globais de performance da marca, ele tem motor EcoBoost 1.6 a gasolina com potência de 182 cv e torque de 240 Nm e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos.
O novo Fiesta ST tem o motor, suspensão, direção e freios especialmente tunados. Para aprimorar sua dinâmica, o time de veículos especiais da Ford utilizou recursos encontrados apenas em carros de performance maiores, incluindo controle vetorial de torque aprimorado (eTVC) e controle eletrônico de estabilidade de 3 modos (ESC), transmissão manual de seis velocidades e freios traseiros a disco. Este vídeo mostra o veículo na pista: http://www.youtube.com/watch?v=H-KempOrImw.
Além de alto desempenho – é 20% mais potente que o Fiesta ST 2.0 de primeira geração –, o carro oferece praticidade e economia para uso diário e é capaz de fazer 16,9 km/l. Ele também produz 20% menos emissões de CO2, de 138 g/km (medições feitas com as normas europeias).
O novo Fiesta ST exibe uma ampla grade dianteira trapezoidal, em exclusivo formato de colmeia, e difusor traseiro. O interior refinado, em cores contrastantes, inclui bancos Recaro e um “Sound Symposer”, que modula o som do motor para gerar uma experiência de direção única. Ele traz também sistema de conectividade SYNC e chave MyKey.
“O novo Fiesta ST atinge níveis extraordinários de desempenho, design e qualidade para uma experiência de dirigir insuperável”, diz Juergen Gagstatter, engenheiro chefe do programa Fiesta ST. “Os clientes europeus da Ford são fãs desse hatch esportivo e o novo modelo fala diretamente a essa paixão pela direção esportiva.”
Chassi otimizado
O controle vetorial de torque avançado (eTVC) do Fiesta ST aplica o freio na roda dianteira do lado interno da curva para aumentar a aderência e reduzir o subesterço, sem afetar a velocidade. Um novo software controla o equilíbrio do carro de acordo com os movimentos da direção durante a aceleração e frenagem. O controle eletrônico de estabilidade pode ser totalmente desativado ou usado no modo de intervenção limitada.O carro tem também um eixo de torção traseiro com maior resistência à rolagem, suspensão com novos ajustes de molas e amortecedores e centro de gravidade 15 mm mais baixo para aprimorar a dirigibilidade.
A direção com assistência eletrônica traz uma nova calibração e braço encurtado para respostas mais diretas. O Fiesta ST é o primeiro modelo da plataforma Fiesta com freios a disco traseiros e tem cilindro-mestre maior para aprimorar a performance.
“Esse carro coloca um sorriso na sua boca a cada curva e oferece absoluta precisão na entrega de potência e dirigibilidade”, diz Tyrone Johnson, gerente de engenharia do Ford Team RS.
O baixo peso do motor EcoBoost contribui para aprimorar a dirigibilidade, com as tecnologias de turbo, injeção direta a alta pressão e duplo comando de válvulas variável. A calibração do motor e da transmissão foi refinada no autódromo de Nurburgring, em mais de 100 voltas do circuito de 21 km.
ST por dentro e por fora
O veículo tem faróis com tecnologia LED e um kit completo de carroceria ST. As cores disponíveis da carroceria incluem vermelho, laranja e azul. A cabine traz insertos em fibra de carbono, pedais e manopla do câmbio de alumínio e volante ST.
A chave MyKey permite limitar a velocidade máxima e o volume do áudio e garante que os dispositivos de segurança não sejam desativados quando o carro é usado por outra pessoa. O sistema de conectividade Ford SYNC com comando de voz e assistência de emergência conecta os ocupantes do veículo diretamente aos serviços locais de emergência após um acidente.
Prático e econômico
A Ford submeteu o novo Fiesta ST a 850.000 km de testes de durabilidade. Para garantir a confiabilidade do veículo nas condições mais extremas, a Ford realizou testes adicionais de 7.500 km em pistas e 5.000 km em alta velocidade, que incluíram uma “sessão de tortura” no campo de provas de Nardo, na Itália, com rodagem em temperaturas de mais de 40ºC.“Muitos fãs do Fiesta ST vão querer ver o carro brilhar na pista e quisemos garantir que o motor, transmissão, chassi e carroceria do veículo podem suportar esse uso extremo para o qual ele convida”, diz Johnson.
Fonte: Imprensa Ford
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