Bicicleta é feita de fibra de carbono, seguindo o princípio de construção ultra-leve da Audi |
Assim como no automobilismo, sistema é totalmente focado no desempenho máximo |
A Audi apresentou em Caríntia, na Áustria, uma máquina esportiva extremamente emocional: a e-bike Wörthersee. O protótipo combina um propulsor elétrico com a força muscular humana. Wolfgang Egger, chefe de design da AUDI AG, comenta: “Como uma e-bike de alto desempenho para o esporte e para acrobacias, a bicicleta combina as competências chave da Audi: design, as tecnologias ultra, e-tron e connect”.
O
dinamismo da bicicleta protótipo é totalmente visível logo à primeira
vista. "Ao desenvolver a Audi e-bike Wörthersee, nos inspiramos nos
princípios de design da marca no automobilismo", explica Hendrik
Schaefers, designer do Concept Studio, de Munique. "A e-bike é
incrivelmente precisa, altamente emocional e extremamente funcional. A
funcionalidade do equipamento esportivo foi o foco do projeto. Por isso,
todos os elementos de design estão alinhados à características
técnicas”, completa.
Através de seu smartphone ou diretamente na e-bike, o ciclista pode escolher ao todo entre cinco diferentes modos de condução |
Homogêneas
tiras de luz em LED completam as estruturas do quadro e podem ser
identificadas à primeira vista, assim como a assinatura de luzes da
Audi, característica nos veículos da marca. Para manobras extremas, o
assento pode ser integrado à estrutura do quadro. Ao pressionar um
botão, o banco volta imediatamente à posição original e o motociclista
pode pedalar em uma posição confortável.
Através
de seu smartphone ou diretamente na e-bike, o ciclista pode escolher ao
todo entre cinco diferentes modos de condução: apenas por força humana,
totalmente elétrica ou pedalar com o suporte do propulsor elétrico. No
modo “Pure”, a força motriz da bicicleta depende totalmente das pernas
do ciclista. Já no modo "Pedelec", as pedaladas são suportadas pelo
motor elétrico.
A bicileta pode atingir uma velocidade de até 80 km/h e
percorrer entre 50 e 70 quilômetros. Ao selecionar a opção "eGrip", a
e-bike Wörthersee da Audi funciona apenas no propulsor elétrico e chega a
uma velocidade máxima de 50 km/h. Aqui o condutor controla o movimento
da bicicleta através de um botão e pode configurar a potência desejada
usando o computador de bordo. Caso o ciclista queira manter seu
desempenho constante, ele seleciona o modo "Training".
Hendrik Schaefers, designer da Audi |
No
modo “Wheelie”, quando o ciclista executar manobras e acrobacias, um
sistema de controle eletrônico suporta a roda traseira da bicicleta.
Ainda neste modo, o ciclista pode optar pelo “Power-Wheelie”, que
proporciona um ângulo ajustável e é ideal para pilotos menos
experientes. Ou também o “Balanced Wheelie”, que é voltado para desafios
mais esportivos: o sistema eletrônico de controle mantém o equilíbrio
do condutor, compensando os movimentos do ciclista. Assim, ele pode
mudar a velocidade da bicicleta deslocando seu peso: se o esportista se
inclinar para a frente, ganha velocidade, se inclinar para trás, reduz.
O
motor elétrico fica no ponto mais baixo da armação e impulsiona,
diretamente, o eixo de suporte inferior. O torque máximo da roda
traseira é de 250 Nm. O motor elétrico produz 2,3 kW de potência máxima,
a melhor no mundo das e-bikes. A bicicleta, excluindo os componentes
elétricos, pesa 11 kg, isso equivale a uma relação potência-peso de 9 kg
por kilowatt ou 7 kg por cv, outro valor recorde.
Fonte: Imprensa Audi
Fonte: Imprensa Audi
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