terça-feira, 26 de março de 2013

Audi experimenta carro com GNV na Alemanha

A3 Sportback g-tron tem propulsor 1.4 TFSI, que produz potência de 110 cv e 20,39 kgfm de torque

Helder Lima

Uma das estrelas da Audi no Salão do Automóvel de Genebra (Suíça), que terminou no dia 17 de março, foi o modelo A3 Sportback g-tron, que representa uma alternativa da montadora para a mobilidade sustentável, projetando uma tendência que já surgiu no Brasil com o uso do GNV, o Gás Natural Veicular.

Para viabilizar o projeto do veículo, a montadora também produzirá o GNV em suas instalações de Werltem, na Alemanha (Audi-e-gas).  
No Audi A3 Sportback g-tron, o GNV é armazenado em dois tanques sob o assoalho do compartimento de bagagem.

O modelo é totalmente bicombustível e os desempenhos são idênticos nos modos GNV ou gasolina. A autonomia a gás é de cerca de 400 km; já a gasolina garante outros 900 km. Dois monitores no painel de instrumentos mostram o nível de combustível em cada um dos tanques. 
O motor 1.4 TFSI tem potência de 110 cv e 20,39 kgfm de torque. A velocidade máxima é de 190 km/h e a aceleração de zero a 100 km/h é feita em 11 segundos.

O carro de cinco portas anda, em média, 28,5 km por quilo de GNV – o combustível que é gerado a partir de eco-eletricidade no projeto da Audi. As emissões de CO2 são menos de 95 gramas por km no modo gás. A previsão é que os compradores do Audi A3 Sportback g-tron poderão obter o e-gas em estações de abastecimento, como ocorre com modelos elétricos. O modelo será vendido na Europa a partir do segundo semestre.


Projeto une modo elétrico à combustão

A montadora dos quatro anéis também apresentou no Salão de Genebra o novo Audi A3 Sportback e-tron, com funcionamento elétrico e por combustão. Com 204 cv de potência, o veículo tem desempenho esportivo garantido.

A versão híbrida plug-in do Audi A3 acelera de zero a 100 km/h em 7,6 segundos e tem velocidade máxima de 222 km/h. De acordo com a norma ECE (europeia) para automóveis híbridos do tipo plug-in (abastecidos na tomada), o modelo de cinco portas consome, em média, apenas 1,5 litro de combustível por 100 km, o que corresponde a emissões de CO2 de 35 gramas por km. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário