quinta-feira, 28 de março de 2013

SUV Aircross ganha série especial ‘Atacama’


Helder Lima


A Citroën está colocando no mercado o Aircross Atacama, série especial desenvolvida para destacar a esportividade do SUV compacto Premium. Seus compradores terão um visual mais robusto e exclusivo. O Aircross Atacama estará nas concessionárias no início de abril, com preços a partir de R$ 55.990.

Capa de estepe da série especial faz alusão ao deserto do Atacama
Produzido na fábrica do Grupo PSA em Porto Real (RJ), com base nas versões GLX e Exclusive (tanto com câmbio manual quanto com o automático sequencial), o Aircross Atacama sai de fábrica com uma exclusiva guarnição do para-choque dianteiro, barras de teto transversais (incorporadas às barras longitudinais, que são de série em todas as versões) e uma cobertura de estepe exclusiva, alusiva ao nome da série. 

Para-choque dianteiro traz desenho diferenciado, reforçando o estilo
Nas laterais, o veículo recebe um emblema aplicado nos para-lamas dianteiros. O nome ‘“Atacama” remete ao deserto do norte do Chile. Com mais de 1.000 km de extensão, é considerado o mais árido do mundo, mas possui uma beleza natural que o torna um dos destinos preferidos de aventureiros. 

Lançado no Brasil em 2010 e com 35 mil unidades vendidas, o utilitário é um modelo com vocação aventureira, mas ainda fica devendo a seus compradores um diferencial autoblocante que ajude a encarar estradas de terra. 

O motor 1.6 16V Flex, com 1.587 cm³ e quatro cilindros, desenvolve 122 cv de potência a 5.800 rpm com etanol. O torque máximo é de 16,4 kgfm, sempre a 4.000 rpm.

Esse motor se destaca por utilizar o sistema Flex Start – que dispensa o uso do tanquinho de gasolina em veículos flex – e comando de válvulas variável (VVT) para a admissão, que otimiza o funcionamento e contribui para que se tenha mais de 80% do torque já a partir de 1.500 rpm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário