quinta-feira, 28 de março de 2013

EcoSport e HB20 encaram colisão a 64 km/h

EcoSport recebeu quatro estrelas no teste realizado pelo programa Latin NCAP

Helder Lima


O Programa de Avaliação de Carros Novos da América Latina (Latin NCAP) divulgou, na terça-feira, resultados de testes de colisão feitos com dois carros fabricados no Brasil: Ford EcoSport e Hyundai HB20.

O EcoSport obteve quatro estrelas na avaliação quanto à proteção de adultos, e três na de crianças. O hatchback HB20, por sua vez, ficou com três estrelas na segurança de adultos e somente uma na proteção de crianças.

Nessas avaliações, cada automóvel é submetido a uma colisão frontal a 64 km/h contra um obstáculo deformável, que simula outro carro. 


HB20: carga elevada no cinto de segurança
que fixava a cadeirinha fez romper a retenção
Quanto mais seguro o carro, mais estrelas ele recebe. Os modelos foram avaliados em número de estrelas, que vão de cinco, para segurança ideal para os ocupantes, a zero, para os mais inseguros.

Os testes demonstram que houve progresso e que mais carros latino-americanos têm obtido classificação de segurança quatro estrelas. 

Com esses resultados, encerra-se a terceira fase do Latin NCAP, do qual a PROTESTE Associação de Consumidores foi impulsionadora e é parceira.

O programa já testou, nos últimos três anos, 28 modelos, incluindo a maioria daqueles mais vendidos na região.

Ficou evidente, na fase-piloto do Latin NCAP, que poderia haver veículos mais seguros na América Latina. 

Para o Latin NCAP, os consumidores devem exigir que os fabricantes adotem, ou lhes sejam impostas, as recomendações das Nações Unidas em relação aos padrões dos testes de colisão (regulamentos R94 e R95). 

Longarinas não devem sofrer deformação em acidente

Para a proteção dos ocupantes, em caso de colisão o veículo deve satisfazer a duas condições: a estrutura não pode entrar em colapso; e deve contar com um absorvedor metálico, em aço ou alumínio, que evite a deformação das longarinas (peças estruturais que fazem parte da carroceria). 

O HB20 revelou uma estrutura estável durante o ensaio, o que é desejável. No entanto, os seus sistemas de retenção não funcionaram adequadamente.

A segurança das crianças deve ser melhorada. Um dos sistemas de retenção quebrou devido a cargas elevadas no cinto de segurança. O manequim de três anos se chocou, então, contra o banco.



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