Helder Lima
A Renault mostrou nesta semana a nova geração do sedã Logan, que teve seu design renovado e agora traz linhas arredondadas na dianteira, traseira e laterais. O modelo terá preços de R$ 28.990 a R$ 42.100.
No interior, o veículo traz como opcional o sistema Media NAV 1.2, com tela de sete polegadas integrada ao painel, e ar-condicionado automático. Além desses itens, piloto automático, limitador de velocidade, sensor de estacionamento e indicador de trocas de marchas são outras novidades do modelo.
O design do Logan teve a participação do Renault Design América Latina (RDAL), estúdio de desenho e estilo da marca que fica em São Paulo. A exemplo do que aconteceu com o Clio, em novembro, o Logan agora passa a ter a identidade global da marca, adotada também em outros produtos no mundo.
Dois diferentes motores fazem parte do portfólio da nova gama Logan: o novo 1.0 16VHi-Power, que também equipa o Clio e é nota “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, e o 1.6 8V Hi-Power, adotado na linha em agosto de 2012.
As mudanças não foram apenas estéticas. É um carro completamente novo desde a carroceria, suspensões, direção, freios e sistema elétrico. A bitola dianteira, por exemplo, aumentou 27 mm e a traseira está 19 mm maior. A direção ganhou nova assistência variável. Tudo para dar mais precisão e estabilidade.
As suspensões dianteira e traseira do Logan foram desenvolvidas de acordo com as condições de rodagem das ruas e estradas brasileiras. O conjunto dianteiro é do tipo MacPherson, com braços triangulares e amortecedores integrados às molas helicoidais – nas versões equipadas com motor 1.6 Hi-Power, a suspensão dianteira ganha barra estabilizadora.
Atrás, funciona um sistema semi-independente, composto por barra de torção transversal, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais com barra estabilizadora.
Sedã oferece airbags e freios com ABS
O novo Logan sai de fábrica com airbag de série para motorista e passageiro em todas as versões. Também é de série o sistema ABS, com distribuidor eletrônico de força de frenagem (EBD). Esses dois equipamentos serão obrigatórios nos veículos a partir de janeiro de 2014.
Motor pode ser 1.0 16V ou 1.6 8V
O propulsor 1.0 16VHi-Power do Logan desenvolve 80 cv (com etanol no tanque) e 77 cv (abastecido com gasolina), sempre a 5.750 rpm. São 10,5 kgfm (etanol) e 10,2 kgfm de torque máximo a 4.250 rpm (gasolina). No ciclo urbano, faz 8,1 km/l (etanol) e 11,9 km/l (gasolina). E na estrada, a média de consumo fica em 9,2 km/l (gasolina) e 13,4 km/l (etanol).A segunda opção de motor disponível no Logan é o 1.6 8VHi-Power. São 106 cv quando abastecido com etanol e 98 cv quando abastecido com gasolina. Em relação ao torque são 15,5 kgfm com etanol e 14,5 kgfm com gasolina. Vale ressaltar que cerca de 85% do torque já estão disponíveis a 1.500 rotações, o que significa para o consumidor arrancadas e retomadas mais ágeis.
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