quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Ford prevê futuro Edge em projeto conceitual


Helder Lima

A Ford apresentou nesta semana um novo projeto conceitual do utilitário Edge no Salão de Los Angeles, com tecnologias de direção autônoma que poderão definir o futuro desses veículos.

Entre outras novidades, ele traz estacionamento automático que pode ser acionado por controle remoto. O Ford Edge Concept tem um design atlético e fluido. A grade dianteira de três barras inclinada dá um formato aerodinâmico ao capô. Os faróis e lanternas usam sistemas de LED.

Lançando mão de sensores, essas tecnologias são a base para a futura condução autônoma, mais segura e eficiente.

O estacionamento automático é acionado por um botão ou controle remoto, dentro ou fora do veículo. Ele se baseia no atual sistema de estacionamento automático da marca e identifica uma vaga perpendicular usando sensores ultrassônicos. O controle remoto permite que o motorista espere o veículo sair de uma vaga apertada antes de entrar.

Usando tecnologia semelhante, a Ford iniciou a pesquisa de sistemas avançados de desvio de obstáculos. Nesse caso, o veículo emite alertas ao detectar um obstáculo se movendo lentamente ou parado na pista. Se o motorista não tomar nenhuma ação, o sistema desvia e freia o veículo automaticamente para evitar a colisão.

A direção adaptativa, outra nova tecnologia do Edge Concept, torna a direção mais fácil e confiante, especialmente em baixa velocidade. Ela usa o sistema de direção elétrica da Ford para controlar a relação entre o giro do volante e o movimento das rodas. Assim, fazer uma manobra de estacionamento, por exemplo, exige menos esforço.



Nenhum comentário:

Postar um comentário