Motor V8 – Desativação dos cilindros enquanto motorista alivia o pé do acelerador |
Audi A8 L |
A Audi
incorporou a tecnologia COD (cilindros sob demanda), que reduz o consumo de
combustível em até 20 por cento, a três motores a gasolina de sua linha: o 1.4
TFSI COD, o 4.0 TFSI COD e agora também o W12 COD que equipa o novo Audi A8 L.
A tecnologia é versátil para uso
tanto no motor quatro cilindros com injeção direta como no V8 TFSI e no 12
cilindros com aspiração natural. Em todos eles, ela desativa a metade dos
cilindros sob baixa e média solicitação e alta rotação do motor, até que o
motorista volte a acelerar.
A ativação e desativação são
suaves e dificilmente percebidas. Nos modelos com oito cilindros, os
coxins ativos dos motores compensam as vibrações em parte e o sistema Audi
Noise Cancellation (ANC) gera sons com fase invertida com precisão para reduzir
frequências intrusas durante a fase de desativação. Essas soluções são
utilizadas isoladamente ou combinadas, dependendo do modelo.
Audi A8 L |
No 1.4 TFSI COD, o sistema atua
nos cilindros dois e três; no 4.0 TFSI, nos cilindros dois, três, cinco e oito.
Os cilindros são desativados pelo desligamento da ignição e da injeção de
combustível. As válvulas são fechadas por elementos que são deslocados no
eixo de comando de válvulas por meio de pinos acionados
eletromagneticamente. Antes disso acontecer, as câmaras de combustão são
preenchidas com ar fresco para reduzir a pressão interna nos cilindros.
Audi A8 L |
O motor W12 de 500 cv utiliza
uma variação especial da tecnologia COD em que as válvulas permanecem
abertas. O sistema desliga a injeção e a ignição de todos os cilindros do
banco esquerdo, de forma que o motor passe a operar com seis cilindros.
RS 6 AVANT
No RS 6 Avant e no RS 7
Sportback, a economia chega perto de cinco por cento com o sistema COD. O
4.0 TFSI, que nesses modelos gera 560 cv, consome 9,8 litros de gasolina por
100 quilômetros (10,2 km/l). O 1.4 TFSI COD é um motor bastante potente,
com 140 cv, mas no Audi A3 consome uma média de apenas 4,7 litros de
combustível por 100 quilômetros (21,3 km/l). No ciclo, a desativação de
cilindros economiza cerca de 0,4 litro por 100 quilômetros. Dirigindo de
forma moderada, esta economia pode significar uma redução de até 20 por cento.
RS 6 Avant |
RS 7 Sportback |
Nenhum comentário:
Postar um comentário