Um Ford Modelo T Speedster 1915 tornou-se o veículo mais antigo a aderir ao novo plano de assistência e reparo gratuito lançado pela Ford na Europa. A preciosidade foi inscrita pelo colecionador Joaquim Costa no chamado programa SARA (Service Activated Roadside Assistance), em um distribuidor Ford.
O programa, disponível para veículos Ford de qualquer ano ou quilometragem, estará em todos os mercados da Europa em 2014 dentro do chamado BlueService, pacote de benefícios para clientes dos distribuidores da marca. Além do Modelo T, Joaquim Costa já inscreveu outros cinco clássicos Ford no programa.
Joaquim Costa, proprietário do Ford Modelo T |
Costa levou seu Modelo T a um distribuidor Ford na região de Torres Vedras de Portugal, perto de onde mora. Sua casa tornou-se um arquivo vivo de tudo que se refere à Ford e, além do Modelo T, abriga também um Anglia 1950, um Cortina 1500 GT 1965, um Mustang 1967, um Escort 1974 e um Modelo B 1932, como mostra o vídeo neste link.
Ele trabalhou em um distribuidor Ford de Lisboa durante 41 anos e preparou a entrega do Mustang que hoje está na sua coleção. E também cuidava da manutenção do carro para o antigo dono, até finalmente comprá-lo em 1992.
Modelo T
O Modelo T do colecionador português foi produzido na fábrica da Ford em Walkerville e saiu da linha de produção na versão chassi, depois transformada em Speedster por encarroçadores externos. Costa comprou o carro em uma exposição de carros clássicos em 2004 e fez uma restauração completa do motor.Produzido de 1908 a 1927, período em que somou mais de 15 milhões de unidades, o Modelo T era um veículo de baixo custo, confiável e de manutenção fácil, capaz de suportar a precariedade das estradas da época.
Programa de assistência
Além de Portugal, o programa Ford BlueService já é oferecido em países como Reino Unido, Espanha e Irlanda, incluindo inspeção gratuita de mecânica e itens de segurança e carro reserva. Ele conta também com um centro de atendimento exclusivo, pioneiro na indústria, para os clientes que procuram assistência, auxílio em acidentes, manuais e outros serviços.
“O Ford Modelo T não era o primeiro carro que tínhamos em mente quando lançamos o Ford BlueService e o SARA. Mas ele mostra que todos os nossos clientes podem ter acesso ao programa, independentemente da idade do seu carro”, diz Bernhard Mattes, vice-presidente de Serviço ao Cliente da Ford Europa.
Fonte: Imprensa Ford
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