O Brasil é o primeiro mercado escolhido pela Mercedes-Benz para a estreia do CLA 45 AMG Racing Series, versão de corrida do mais novo esportivo da marca, o CLA 45 AMG. O carro, que traz o DNA esportivo da AMG e foi apresentado ao público no Salão de Frankfurt, em setembro passado, participará de uma nova categoria, integrando o Mercedes-Benz Challenge, campeonato que dá continuidade ao Mercedes-Benz Grand Challenge, disputado no país desde 2011.
O campeonato terá oito etapas por ano e participarão simultaneamente das corridas os carros das duas categorias, o C 250 Turbo e o CLA 45 AMG Racing Series. A pontuação será computada em separado para as categorias C 250 Cup e CLA AMG Cup. Cada carro poderá ter dois pilotos, que se alternarão ao volante na prova, que terá duração de 45 minutos.
A organização do Mercedes-Benz Challenge ficará sob a responsabilidade da Vicar e as provas acontecerão junto com a Copa Petrobras de Marcas e a Fórmula 3 Sul-Americana. Algumas corridas ainda serão realizadas também em conjunto com a Stock Car.
Inicialmente, a Mercedes-Benz trará para o Brasil 24 unidades do CLA 45 AMG Racing Series, com preço de R$ 360 mil. Para a C 250 Cup há 21 carros disponíveis para participar do campeonato.
Características únicas
O cupê de alta performance CLA 45 AMG Racing Series foi desenvolvido com base na versão standard do esportivo CLA 45 AMG. O coração do projeto foi o motor de quatro cilindros produzido em série mais potente do mundo, o AMG 2.0 turbo, com nada menos que 265 kW (360 cv) e torque máximo de 450 Nm. Como no modelo de série, na versão de corrida toda esta força é levada às rodas pela transmissão esportiva de dupla embreagem AMG SPEEDSHIFT DCT de sete marchas preparada para competição. A tração integral permanente garante um desempenho extraordinário nas curvas.Estilo revela o potencial
Elementos típicos de carros de competição, feitos inteiramente em fibra de carbono, dão ao CLA 45 AMG Racing Series um design único. Isso inclui conjuntos dianteiro e traseiro diferenciados, além de para-lamas salientes e saias laterais especiais. Pneus de corrida tipo slick reforçam a impressionante largura do carro.Graças às asas traseiras de fibra de carbono e às grandes aberturas para refrigeração do motor e dos freios, o CLA 45 AMG Racing Series causa uma forte impressão mesmo quando parado. Para uso na pista, os eficientes atributos aerodinâmicos da versão de rua foram aprimorados por componentes de fibra de carbono. A dianteira conta com um divisor aerodinâmico que garante maior força de aderência, da mesma forma que o difusor traseiro com três barbatanas e o aerofólio traseiro ajustável.
A entrada de ar nas saias laterais à frente das rodas traseiras assegura o resfriamento eficiente dos freios. Aberturas nos arcos das rodas e nos para-lamas alargados em seis centímetros de cada lado aumentam a força vertical sobre os eixos dianteiro e traseiro. O capô e a tampa do porta-malas são equipados com presilhas de ação rápida. Todos esses detalhes fazem com que o DNA desenvolvido nas pistas pela AMG, marca de performance da Mercedes-Benz, seja reconhecido imediatamente por quem vê o CLA 45 AMG Racing Series.
Alto nível de segurança
A AMG se preocupou especialmente com a segurança dos pilotos que irão conduzir o novo modelo, dotando o carro de uma gaiola de proteção contra capotagens feita de aço de alta resistência. Segurança adicional é garantida pelo banco tipo concha P 1300 GT de fibra de vidro feito pela Recaro, preparado para permitir o uso do sistema HANS (Head and Neck Support - apoio para cabeça e pescoço), e pelo sistema de extintores de incêndio.No cockpit, o painel de instrumentos AMG mantém o piloto informado sobre a velocidade, rotação do motor e temperaturas de operação do motor e transmissão. O volante de competição, com borboletas para troca de marchas, permite o perfeito controle do carro. O console central abriga controles adicionais, como o interruptor central para os sistemas eletrônicos e interruptores para os sistemas de luzes de alerta e extintores de incêndio.
Suspensão especial permite ajuste para cada pista
A suspensão de corrida tem bitola maior nos dois eixos e permite numerosos ajustes para adequação a cada pista em particular. A altura da suspensão, dureza das molas e características dos amortecedores são ajustáveis, assim como a cambagem e convergência nos eixos dianteiro e traseiro. O sistema de frenagem AMG de alta performance com discos ventilados em todas as rodas é equipado com sistema antibloqueio. As rodas de liga leve AMG com raios em forma de cruz são equipadas com pneus de competição desenvolvidos pela parceira Pirelli. Para reduzir as massas não suspensas, as rodas forjadas AMG de liga têm construção extremamente leve. A direção eletromecânica esportiva AMG sensível à velocidade ajuda a pilotar com precisão e agilidade e as trocas de pneus nas paradas nos boxes são agilizadas pelo sistema de macacos pneumático integrado ao assoalho do veículo.Fonte: Imprensa Mercedes-Benz do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário