segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Novo S65 AMG: sedã da Mercedes traz 12 cilindros e biturbo

Luxo – Modelo com motor V12 oferece detalhes de acabamento de desempenho exclusivo em sua categoria
Helder Lima

Doze cilindros em V, dois turbocompressores, 630 cavalos de potência e 100 quilos de torque. Esses são os números impressionantes do novo S65 AMG, que a Mercedes-Benz mostrou esta semana em Affalterbach (Alemanha) e que tem a missão de continuar sustentando o mito do automóvel em um mundo cada vez mais preocupado com os impactos do trânsito.


O sedã tem desempenho excepcional com consumo de combustível reduzido em relação aos similares, atendendo às normas de emissões EU 6.

Hi-tech – Com a nova tecnologia, informações são mostradas
em tela TFT: instrumentos tradicionais e navegação em 3D
A suspensão esportiva AMG vem associada de série ao Road Surface Scan, um sistema de varredura da superfície da pista. É como se a suspensão fosse dotada de “olhos”. O veículo traz ainda duas inovações: um sistema de projeção de informações à altura do parabrisa e o touchpad com gráficos de navegação em 3D.

O S65 AMG chega à terceira geração: a primeira geração foi lançada em 2003 e a segunda foi produzida de 2006 a 2013.

A superioridade do modelo é evidenciada pelo desempenho: o S65 AMG acelera de zero a 100 km/h em 4,3 segundos, marca praticamente só ultrapassada por esportivos de alta linhagem, como a Ferrari.

Mordomia – Tela interativa sensível ao toque oferece serviços
e entretenimento para o passageiro do banco de trás
A velocidade máxima, limitada eletronicamente, é de 250 km/h. Os pontos fortes do motor biturbo de 12 cilindros e 6,0 litros incluem a aceleração sem esforço em todos os níveis de rotação e refinamentos como a incomparável sonoridade do V12, típica da AMG. 

Propulsor – Configuração V12 de 6,0 litros é a solução
de mobilidade mais avançada da marca alemã
Comparado ao do modelo anterior, o consumo de combustível foi reduzido em 2,4 litros por 100 quilômetros. Gastando 11,9 litros por 100 quilômetros (8,4 km/l), o novo S65 AMG é o sedã V12 de alta performance mais eficiente do mundo em termos de potência e torque. 

Tela TFT mostra instrumentos com animação

O agrupamento de instrumentos com dois mostradores redondos animados aparece na tela TFT colorida de alta resolução. Além da identificação especial AMG e dos ponteiros em vermelho e prata, o visual característico da AMG inclui o logotipo no velocímetro com escala até 360 km/h, à esquerda, e o letreiro “V12 Biturbo” no tacômetro, à direita.

Um mostrador animado de partida é projetado no display à direita. O menu principal possui um velocímetro digital e mostrador permanente das marchas na parte superior. Com a transmissão em modo manual, o motorista é alertado para trocar a marcha pela superior antes que o limite de rotação do motor seja alcançado.

Dois mostradores redondos adicionais informam sobre a temperatura do óleo do motor e da transmissão quando o motorista seleciona a função “Warm up” (aquecimento) no menu.

Transmissão trabalha com sete velocidades

O sedã é equipado com transmissão automática de sete marchas que apresenta ampla gama de relações. Isso contribui para reduzir o consumo de combustível. A eficiência do conjunto motriz é melhorada também pelo conversor de torque, visando a economia de combustível, com mancais de baixo atrito e pelo gerenciamento da temperatura do óleo.

A transmissão dispõe de três programas de condução individuais, que podem ser selecionados ao toque de um botão no console central: Eficiência Controlada (C), Sport (S) e Manual (M). Nos modos S e M, a ênfase é para a esportividade: o máximo de apelo emocional, combinado com um perceptível comportamento dinâmico, é gerado pelos breves e precisos cortes da ignição e injeção nas mudanças de marchas para cima a plena aceleração. Esse procedimento reduz os tempos das trocas e cria uma sonoridade mais emocionante associada às mudanças de marchas. A função start/stop, que desliga o motor automaticamente no trânsito, permanece sempre ativada no modo de transmissão “C”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário