L 200 Triton – Picape com características robustas encara o off-road graças à tração 4x4
Helder Lima
A Mitsubishi
já está entregando nas concessionárias a linha 2014 da picape L200 Triton. A
picape recebeu novo Power Train, com câmbio automático de cinco marchas com Sports Mode, que deixa as trocas mais suaves,
proporcionando economia de combustível e menor nível de ruído.
O motor diesel 3.2L passa a ter 180 cv e 38
kgfm, fazendo com que essa picape tenha umaótima relação peso-potência, com 10,8
kg/cv. A L200 Triton tem agora15 combinações de marcha, já que o
veículo conta com tração 4x4 com reduzida.
"Fizemos um trabalho intensivo nesse Power Train. A relação do diferencial
está alongada, o que deixa todo o conjunto silencioso e econômico. A primeira e
segunda marchas estão mais curtas e garantem maior aceleração e agilidade na
arrancada. A curva de torque está mais plana, o que otimiza o uso do motor e
oferece durabilidade e economia", explica Reinaldo Muratori, diretor de
engenharia e planejamento da Mitsubishi Motors.
As novidades também estão no exterior. A L200
Triton HPE ganha um design mais sofisticado na parte dianteira, com novagrade, parachoqueefaróis de neblina. As rodas de liga leve 16 polegadas possuem novo
desenhoe os retrovisores têm rebatimento elétricoe sinalizadores em led que aumentam a
segurança. O tanque de combustível está 20% maior e agora tem capacidade para90 litros, dando muito mais autonomia nas grandes viagens.
Os bancos ganharam novo design, que privilegia a
ergonomia, garantindo conforto para o motorista e passageiros, principalmente
em longas viagens e trechos fora de estrada. Com maior retenção, os assentos
tornam-se mais envolventes e são revestidos em materialPremium Leathercom
dupla costura e espuma de alta densidade.
A Ford anunciou dois grandes eventos para marcar os 50 anos do Ford Mustang, o esportivo-ícone da indústria automobilística. Em parceria com o Mustang Clube da América, vai realizar megaencontros simultâneos, de 16 a 20 de abril de 2014, nos autódromos de Charlotte e Las Vegas, dois dos mais importantes dos Estados Unidos.
Esses eventos prometem estar entre os maiores do setor nos últimos anos. Abertos ao público, os dois circuitos serão preparados para receber entusiastas de todo o mundo na comemoração.
“Trabalhando junto com a Ford, queremos fazer da comemoração oficial de 50 anos do Mustang um megaevento automobilístico”, diz Ronald Bramlett, diretor executivo do Mustang Clube da América.
Mustang 1965
Os organizadores esperam milhares de fãs desse carro emblemático para compartilhar a sua história pessoal com o Mustang. “Nos dois locais, haverá momentos memoráveis para todos que amam os Mustangs, modernos ou antigos”, afirma Bramlett.
9 milhões de Mustangs
Com mais de 9 milhões de unidades vendidas desde o lançamento, o “pony car” é um dos maiores sucessos da história da Ford. Um aspecto chave para isso é sempre ter sido oferecido em várias configurações para atrair diferentes tipos de clientes. No próximo dia de 5 dezembro, a Ford vai apresentar a sexta geração do Mustang, em eventos simultâneos em seis cidades de quatro continentes.
Mustang Conversível 1999/1994/1965
Desde que foi lançado na Feira Internacional de Nova York, em 1964, o Ford Mustang tornou-se uma parte importante da cultura popular mundial. Ele soma mais de 3.000 aparições em filmes e na TV, além de centenas de músicas. Com quase 5,5 milhões de fãs, também é o carro mais popular no Facebook.
Dupla comemoração
A comemoração de 50 anos do Mustang terá a exposição de modelos de todas as épocas, de 1964 até hoje, incluindo versões de mais de 600 cv que aceleram a mais de 320 km/h, além de inúmeras personalizações.
“Os fãs do Mustang estão entre os mais apaixonados do mundo”, diz Steven Ling, gerente de Marketing de Carros da Ford.
Mustang 1967
“Esses dois eventos são realmente para eles. Estamos orgulhosos de fazer parte dessa celebração de um carro que frequentemente é chamado de ‘alma’ da Ford.”
Agenda
A agenda dos eventos começa no dia 16 de abril, com exposições e vendas. No dia 17, data oficial do aniversário, o Mustang Clube da América promove uma festa com direito a bolo e “parabéns à você”, exposições, provas de volta mais rápida e atrações interativas.
A partir do dia 18, o evento terá uma série de competições, corridas e arrancadas, jantares e shows. O dia 20 é reservado para desfiles, fotos e cerimônias de encerramento. A comemoração poderá ser acompanhada por um site especial (www.mustang50thbirthdaycelebration.com/) e pelo site do Mustang Clube da América (http://www.mustang.org/). O Mustang Clube da América também vai organizar grupos de viagem de proprietários do veículo para os eventos.
A Expedição Ranger, viagem de 12.000 km entre os extremos do Brasil feita com quatro picapes Nova Ford Ranger, completou um terço do percurso com histórias e imagens fascinantes, que podem ser conferidas no hotsite exclusivo e na página do Facebook.
O grupo partiu de Chuí, no Rio Grande do Sul, com destino ao Monte Caburaí, em Roraima, extremo norte do País, produzindo vídeos, fotos e entrevistas pelo caminho. A expedição já rodou 4.550 km e passou por nove cidades no trecho Sul-Sudeste, antes de iniciar a etapa seguinte da viagem no Centro-Oeste.
Os apresentadores Richard Rasmussen e Nathali Oliani e o paraquedista Sabiá estão entre os 18 participantes da equipe, que viaja com quatro picapes Nova Ranger 3.2 Diesel, das versões Limited e XLT 4x4, para mostrar a capacidade da picape de enfrentar qualquer tipo de aventura.
Com motor 3.2 Diesel de cinco cilindros e 200 cv, a Nova Ranger tem 6 airbags, freios ABS, câmera traseira, sensor de ré, GPS, ar-condicionado digital de dupla zona, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis e retrovisores com rebatimento elétrico.
Paisagens deslumbrantes O ponto de partida da viagem foi o Arroio do Chuí, onde um muro imenso de concreto divide a praia ao meio – de um lado Brasil, do outro o Uruguai. Pela BR-116, ela seguiu para a Reserva do Taim, cercada por grandes planícies alagadas, capivaras e muitas espécies de pássaros.
Entre as curiosidades, a passagem pela praia do Cassino, considerada a mais longa do mundo, com 254 km de extensão, e o encontro com “Seu” Ramón, um “doble chapa” – como são chamadas as pessoas da fronteira com dupla nacionalidade.
Ao comentar sobre as dificuldades que terão pelo caminho todos se animam, ansiosos para testar os limites da Ranger. E os primeiros trechos de areia, barro e buracos não tardaram a aparecer. Ao rodar sobre pedras, buracos e areia escorregadia, o controle eletrônico de estabilidade da Ranger mostrou sua utilidade.
Ao entrar muito rápido numa curva, o sistema “percebe” que há algo de errado e que a curva não está sendo feita de forma correta. Automaticamente, ajusta a aceleração, freia as rodas individualmente e corrige a trajetória. Atravessar um rio cheio de pedras foi outro teste da Nova Ranger, após 27 km de estrada de terra em Passo da Ilha.
Parati, no Rio de Janeiro, a Estrada Real, antiga rota do ouro do Brasil colônia, e a cachoeira Boca da Onça, com 156 metros de altura, em Bonito, no Mato Grosso do Sul, foram outros pontos da viagem. Confira os relatos completos no site e no Facebook.
A Copa Troller promove no próximo sábado a última etapa do Campeonato Sudeste, em Guaratinguetá, SP, com expectativa de muita emoção e diversão para os participantes. As chuvas que caíram durante a semana vão garantir trilhas com bastante lama, o cenário ideal para a prática de rali.
O roteiro da prova, exclusiva para os utilitários Troller T4, inclui também travessias de rio, além de diferentes pistas off-road onde o uso da tração 4x4 é indispensável. “Guaratinguetá é o ambiente perfeito para essa grande final, em que vamos conhecer os campeões da temporada 2013”, diz Carla Freire, do Marketing da Troller.
A categoria Passeio, destinada a famílias e iniciantes e realizada em comboio, já conta com mais de 20 carros inscritos e promete ser um dos destaques do evento. Após a largada em Guaratinguetá, seu trajeto especial passa pelas cidades de Roseira e Pindamonhangaba, com chegada no Hotel e Golf 500.
“Criamos um percurso que permitirá aos participantes o uso completo dos recursos off-road do Troller T4, como o snorkel para travessia de trechos alagados. Teremos uma equipe treinada para dar dicas durante todo o percurso, mostrando a melhor forma de conduzir um veículo fora de estrada. Convidamos a todos para participar conosco dessa etapa que com certeza será inesquecível”, diz Ricardo Menezes, diretor de prova.
A largada será no sábado (30 de novembro) a partir das 08h00 no Hotel e Golf 500, localizado na Rodovia Presidente Dutra, nº 760, na altura do km 60. As inscrições para a prova ainda estão abertas e podem ser feitas no site www.troller.com.br.
Macan – Modelo oferece desempenho com três opções de motorização
Helder Lima
A Porsche vai entrar no segmento de utilitários compactos com o anúncio, nesta semana, do lançamento do Macan em maio de 2014. O modelo será produzido na fábrica em Leipzig, que recebeu investimento de 500 milhões de euros na linha de produção. A empresa planeja 50 mil unidades por ano.
O Macan combina as características tradicionais que identificam a Porsche: aceleração máxima e alto poder de frenagem, ampla potência de motor, extrema agilidade e precisão ideal de direção. O capô envolvente e a linha inclinada do teto acentuam a impressão de elegância esportiva.
O Macan estará disponível em três modelos. O Macan S, a versão de entrada, está equipado com um motor V6 biturbo de 3,0 litros, com potência de 340 cv, contando também com tração ativa nas quatro rodas, controlada eletronicamente e com uma embreagem de múltiplos discos de mapa controlado.
A tração nas quatro rodas é uma característica comum a todas as versões do Macan. Uma transmissão de dupla embreagem com sete marchas transfere a potência conforme necessário e quase sem interrupções na força de tração, permitindo que o veículo na versão S acelere de zero a 100 km/h em 5,4 segundos (ou 5,2 segundos quando equipado com o pacote opcional Sport Chrono).
O veículo alcança a velocidade máxima de 254 km/h, e seus valores de consumo de combustível de acordo com o novo ciclo de direção europeu ficam entre 11,1 e 11,5 km/l, o que corresponde a um nível de emissões de CO2 entre 212 e 204 g/km.
Diesel e 3,6 litros completam a linha
O Macan S Diesel é o corredor de longa distância econômico dentre as três versões do veículo. Seu motor turbodiesel V6 de 3,0 litros obtém valores de consumo de combustível que ficam entre 15,9 e 16,4 km/l, o que corresponde a emissões de CO2 entre 164 e 159 g/km.
Mesmo assim, o Macan S Diesel acelera de zero a 100 km/h em apenas 6,3 segundos, graças a seu motor de 258 cavalos.
Já a versão topo do modelo, o Macan Turbo, será um dos veículos mais potentes no segmento de compactos. O motor V6 biturbo de 3,6 litros gera 400 cv de potência e lança o veículo de zero a 100 km/h em 4,8 segundos.
A Ford apresentou nesta semana um novo projeto conceitual do utilitário Edge no Salão de Los Angeles, com tecnologias de direção autônoma que poderão definir o futuro desses veículos.
Entre outras novidades, ele traz estacionamento automático que pode ser acionado por controle remoto. O Ford Edge Concept tem um design atlético e fluido. A grade dianteira de três barras inclinada dá um formato aerodinâmico ao capô. Os faróis e lanternas usam sistemas de LED.
Lançando mão de sensores, essas tecnologias são a base para a futura condução autônoma, mais segura e eficiente.
O estacionamento automático é acionado por um botão ou controle remoto, dentro ou fora do veículo. Ele se baseia no atual sistema de estacionamento automático da marca e identifica uma vaga perpendicular usando sensores ultrassônicos. O controle remoto permite que o motorista espere o veículo sair de uma vaga apertada antes de entrar.
Usando tecnologia semelhante, a Ford iniciou a pesquisa de sistemas avançados de desvio de obstáculos. Nesse caso, o veículo emite alertas ao detectar um obstáculo se movendo lentamente ou parado na pista. Se o motorista não tomar nenhuma ação, o sistema desvia e freia o veículo automaticamente para evitar a colisão.
A direção adaptativa, outra nova tecnologia do Edge Concept, torna a direção mais fácil e confiante, especialmente em baixa velocidade. Ela usa o sistema de direção elétrica da Ford para controlar a relação entre o giro do volante e o movimento das rodas. Assim, fazer uma manobra de estacionamento, por exemplo, exige menos esforço.
Gol – Símbolo da CBF nos paralamas dianteiros são uma marca de gosto duvidoso: só para aficionados
Helder Lima
A Volkswagen está lançando a série Seleção para os modelos Gol, Voyage e Fox. Com produção de 20 mil unidades, os modelos podem ser equipados com motor 1.0 ou 1.6. A transmissão pode ser manual ou a automatizada, na versão I-Motion – ambas têm cinco marchas.
Fox I-Motion – Câmbio automático em carro pequeno: inovação aguardada pelo consumidor
Para destacar os modelos da série foi desenvolvida uma linha de identificação visual. Por fora, os veículos se diferenciam pelo escudo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nos paralamas, inscrição “Seleção” na tampa do portamalas – na qual há ainda um ícone verde e amarelo em alumínio estampado – e faixa lateral com a inscrição “Seleção”. No Gol, oferecido com carroceria de quatro portas, essa faixa lateral tem também gravado o número “10”.
Voyage Seleção - Rodas de liga leve de 14 polegadas e pneus nas medidas 185/65 R14
Também se destacam os retrovisores, que possuem capa na cor preto brilhante (no Gol e no Fox há também defletor na tampa do portamalas na cor preto brilhante). Destaque também para o Voyage, que tem defletor na tampa do portamalas na cor do veículo.
Gol e Voyage Seleção trazem rodas de liga leve de 14 polegadas e pneus nas medidas 185/65 R14. O Fox Seleção é equipado com rodas de liga leve de 15 polegadas, criadas especialmente para a série. Com desenho que remete a uma bola de futebol, as rodas possuem face diamantada e parte interna na cor preta. Os pneus são da medida 195/55 R15. Essas rodas são oferecidas para o Gol e o Voyage Seleção como opcionais.
O acabamento da cabine também foi desenvolvido exclusivamente para a linha Seleção. Os bancos possuem revestimento de tecido em malharia com grafismo em baixo relevo “Soccer”, que remete ao desenho de bolas de futebol, trazem faixa na cor azul e o logotipo da série gravado. Ainda se destacam os pedais com cobertura esportiva de alumínio.
Com etanol, potência de motores é mais alta
As versões 1.0 da linha Seleção trazem o motor TEC Total Flex, da família EA 111. Quando está abastecido com etanol (E100), a potência do motor 1.0L TEC é de 76 cv (56 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 10,6 kgfm (104 Nm) a 3.850 rpm. Quando está abastecido com gasolina (E22), a potência é de 72 cv (53 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 9,7 kgfm (95 Nm) a 3.850 rpm. O motor TEC tem 999 cm³ de cilindrada, quatro cilindros em linha e duas válvulas por cilindro.
As opções 1.6 trazem o motor 1.6L VHT Total Flex, da família EA 111. Abastecido com etanol (E100), o motor tem potência de 104 cv (76 kW) a 5.250 rpm e torque máximo de 15,6 kgfm (153 Nm) a 2.500 rpm. Quando está abastecido com gasolina (E22), são 101 cv (74 kW) a 5.250 rpm e o torque, de 15,4 kgfm (151 Nm) a 2.500 rpm.
Os designers da Mercedes-Benz desenvolveram um visionário superesportivo conceitual para o novo game automobilístico Gran Turismo 6 da PlayStation, o Mercedes-Benz AMG Vision Gran Turismo. Proporções radicais, contornos bem marcados e alta tecnologia implementada com inteligência para criar uma carroceria capaz de tornar real a esmagadora performance proporcionada por 430 kW (585 cv) e 800 Nm de torque.
O Mercedes-Benz AMG Vision Gran Turismo teve sua apresentação mundial em 19 de novembro na abertura do novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Mercedes-Benz em Sunnyvale, Califórnia, nos Estados Unidos, na forma de um modelo em tamanho real. O superesportivo com as portas em asa de gaivota, marca registrada da Mercedes, será levado às pistas de corridas virtuais quando o novo game começar a ser vendido, no próximo mês de dezembro, como o primeiro de uma série de veículos “Vision Gran Turismo”.
Para marcar o 15º aniversário da popular série Gran Turismo, este ano, Kazunori Yamauchi, produtor da série Gran Turismo e presidente da Polyphony Digital Inc., pediu aos principais fabricantes de automóveis e estúdios de design para fazerem uma previsão do futuro. Usando o tema “Vision Gran Turismo”, essas equipes de criação deveriam desenvolver modelos conceituais que permitissem uma antevisão única do desenvolvimento do automóvel no futuro. Os conceitos imaginários, que apesar de virtuais funcionam como automóveis reais, serão apresentados gradualmente e integrados ao novo game Gran Turismo 6 por meio de atualizações online.
Proporções radicais e grade do radiador variável em LED
“Com suas proporções e sua aparência expressiva, o Mercedes-Benz AMG Vision Gran Turismo personifica a filosofia que define o design da marca, pureza sensual, de uma forma única. O design deste carro conceito reflete ao extremo a perfeita simbiose entre contornos sensuais e alta tecnologia inteligentemente apresentada”, afirmou Gorden Wagener, vice-presidente de Design da Daimler AG.
As proporções típicas dos carros esportivos da Mercedes foram reinterpretadas: o longo capô apresenta uma transição fluida para a compacta área envidraçada deslocada para a traseira, que assume a forma de uma gota d’água aerodinamicamente eficiente, descendo levemente na traseira, onde se apoia sobre uma área com contornos lembrando largos ombros. A aura de dinamismo é acentuada por um contorno lateral alongado e um pronunciado ressalto junto aos arcos das rodas, que se mesclam à alongada carroceria.
Os faróis angulares, com sua combinação de cores e visual determinado, passam uma sensação de esportividade e disposição imediata para um salto adiante. Esta impressão é reforçada pelas formas expressivas e detalhes esportivos do capô, como as travas rápidas e o bocal de reabastecimento de combustível, por exemplo. As linhas de contorno vermelho-irradiantes na parte inferior do veículo criam um efeito similar ao da iluminação ambiente externa e se destacam da carroceria prateada. Tudo isso torna o visual do Mercedes-Benz AMG Vision Gran Turismo ainda mais agressivo.
Outro item que prende a atenção é a grade do radiador - uma reinterpretação da larga grade dos carros esportivos da Mercedes-Benz com a estrela ao centro. Sua forma remete ao legendário carro de corridas 300 SL de 1952. Mas, em lugar das clássicas persianas da grade, o show car apresenta exclusivamente LEDs. A grade variável de LEDs, com diferentes padronagens de luzes, é um desenvolvimento além da grade em diamante introduzida no novo Classe A.
Interior despojado dedicado à velocidade
O design exterior voltado à velocidade é espelhado também no interior do veículo. Inspirados no cockpit da Fórmula 1, os bancos esportivos integrais vermelhos se mesclam ao assoalho dianteiro preto para formar uma concha protetora. O formato desta concha fluida sugere um enorme impulso para frente. O painel também cria efeito dinâmico equivalente: foi projetado na forma de duas portas asas de gaivota posicionadas em cada lado da coluna da direção. Isto faz com que as duas portas do carro pareçam extensões do painel de instrumentos.
O mostrador central é posicionado de forma impecável no campo de visão do piloto. Ele tem o formato de uma superfície de vidro flutuando imediatamente acima do volante de competição com seus comandos de trocas de marchas e mostra todas as informações importantes, como a velocidade, rotação do motor e temperatura, conforme necessário. A operação é feita por meio de interruptores oscilantes localizados no centro do painel e no console de teto, como nos aviões a jato. A coluna da direção penetra visivelmente na parede de fogo, na direção do compartimento do motor, criando uma ligação visual entre o piloto e o coração deste superesportivo, o motor AMG V8 posicionado entre eixos na dianteira.
Construção inteligente de baixo peso e sonoridade autêntica de carro de corrida
O motor AMG V8 biturbo tem respostas excepcionalmente ágeis, reagindo à menor movimentação do acelerador. Ele desenvolve 430 kW (585 cv) e tem torque máximo de 800 Nm. Com uma carroceria com estrutura espacial em alumínio e componentes de fibra de carbono, material de escolha do automobilismo esportivo, o Mercedes-Benz AMG Vision Gran Turismo pesa apenas 1.385 quilogramas. Isto resulta em cerca de 2,4 quilos por cv - valor inigualado no segmento dos superesportivos, que garante um desempenho dinâmico excepcional.
Excelente desaceleração e resistência à fadiga no mais alto nível são assegurados pelo sistema de freios AMG de alta performance de materiais compostos. O sistema de escapamento esportivo AMG com oito ponteiras integradas na traseira garante um poderoso som de acompanhamento sempre que o carro acelera, assegurando uma experiência sonora esportiva inigualável. Para os fãs do game Gran Turismo 6, os especialistas em som da Mercedes-AMG criaram uma poderosa e sonora tonalidade que celebra a paixão do V8 pelas altas rotações.
No terceiro dia de AutoEsporte ExpoShow, criado pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, mesmo organizador do Salão Internacional do Automóvel, o destaque está nos hot rods, carros customizados, geralmente das décadas de 1920, 1930 e 1940 que mantêm a lataria de um carro antigo, mas com mecânica moderna. Selecionados por Tarso Marques, design, ex- piloto de F1 e Fórmula Indy e um dos embaixadores do evento.
O espaço exclusivo do embaixador, conta também com seus produtos de design e customização com a marca “TMC" (Tarso Marques Concept), como cadernos, relógios, capacetes, entre outros. Uma visita imperdível para quem gosta de carros novos, antigos e designs exclusivos. Hoje a empresa é a maior de design do setor na América do Sul. Depois dos prêmios internacionais conquistados por ele nesse ano - foram quatro, nos Estados Unidos - o reconhecimento da marca aumentou, inclusive internacionalmente.
Os carros apresentados foram todos modificados e automatizados. As mudanças geralmente incluem rodas largas aro 22, pintura diferenciada Tri-coat que utiliza três camadas de tintas diferentes, rebaixamentos de teto, motores potentes, freios de competição, chassi e suspensão de carros de corrida, painel digital entre outros. Segundo Rodrigo Rumi, diretor de portfólio automotivo da organizadora, um dos focos do evento é mostrar as possibilidades de personalização dos carros. “Tão importante quanto ter um carro, é deixar o veiculo com seu jeito, personalizado. Este mercado tende a crescer cada vez mais”, conclui o executivo.
Serviço AutoEsporte ExpoShow Data: até 24 de novembro Horário: sábado, das 14h às 22h; domingo, das 11h às 19h Local: Centro de Exposições Anhembi
Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana/São Paulo, capital
A Ford e a Coca-Cola, duas das marcas mais famosas do mundo, fizeram uma parceria para o uso de material renovável no tecido do interior de um veículo. Elas exibem no Salão de Los Angeles o modelo híbrido Fusion Energi com revestimento feito de garrafas de Coca-Cola PET recicladas. O material, aplicado nos bancos, paineis de portas e no teto do veículo, é a primeira aplicação da tecnologia chamada PlantBottle em um produto além de embalagens.
“Com essa parceria, a Ford e a Coca-Cola estão mostrando o amplo potencial de aproveitamento de materiais renováveis para substituir o petróleo e outros combustíveis fósseis, reduzindo o impacto ambiental total dos futuros veículos”, diz John Viera, diretor global de Sustentabilidade e Assuntos Ambientais da Ford.
A Ford Motor Company e a Coca-Cola Company estão entre as marcas mais respeitadas do mundo. Juntas, elas atendem bilhões de consumidores em mais de 200 mercados em seis continentes, o que amplia o potencial impacto positivo dessa colaboração.
A ideia surgiu no ano passado quando os times de pesquisa da Ford e da Coca-Cola se uniram para pesquisar a criação de produtos mais sustentáveis. As duas empresas usam PET – um plástico leve e durável também conhecido como politereftalato de etileno – em produtos como garrafas, tecidos e tapetes, o que abre a oportunidade de desenvolvimento conjunto para o aproveitamento desse material.
Desde 2009, quando a Coca-Cola introduziu no mercado a tecnologia PlantBottle – a primeira garrafa PET reciclável feita parcialmente de plantas –, mais de 18 bilhões dessas embalagens foram distribuídas em 28 países, gerando uma economia de mais de 400.000 barris de petróleo.
Se a Ford adotasse tecidos de PlantBottle na maioria de seus carros nos Estados Unidos, poderia substituir mais de 1.800 toneladas de materiais derivados de petróleo, economizando o equivalente a 6.000 barris de petróleo.
“Essa colaboração com a Ford mostra que a tecnologia PlantBottle pode ser aplicada em qualquer lugar onde se usa plástico PET, com uma pegada ecológica menor no planeta”, diz Scott Vitters, gerente geral da plataforma PlantBottle da Coca-Cola. “Estamos satisfeitos em compartilhar essa tecnologia com a Ford e esperamos continuar a expandir a sua aplicação.”
O projeto do Fusion Energi com PlantBottle é apoiado também pela World Wildlife Fund, que assessora empresas na busca de alternativas aos combustíveis fósseis.
“A parceria entre a Coca-Cola e a Ford é um grande exemplo de como a colaboração pode ajudar a impulsionar mudanças positivas em benefício do meio ambiente”, diz Eron Simon, gerente de negócios e indústria, embalagem e ciência dos materiais da WWF. “Essa parceria atípica é um modelo para outros negócios e pode ter um impacto mensurável em questões ambientais críticas.”
O Fusion Energi, sedã da Ford com consumo mais eficiente de combustível, foi considerado o veículo perfeito para teste do novo material. Ele tem uma autonomia de quase 1.000 km e pode rodar até 33,8 km somente no modo elétrico – gerando uma economia estimada de US$6.850 em combustível no período de cinco anos, comparado a um carro convencional. Conta também com a mais nova geração do painel SmartGauge com EcoGuide, projetado para monitorar e orientar o motorista a dirigir de modo mais eficiente.
O uso de tecidos com a tecnologia PlantBottle é mais uma inovação ambiental do Ford Fusion 2014, que já traz uma variedade de materiais sustentáveis, incluindo:
• forro do carpete para isolação acústica feito de jeans reciclado, com o equivalente a mais de duas calças de tamanho médio por veículo;
• o equivalente a 39 garrafas plásticas de 450 ml no tecido de revestimento de alguns modelos;
• cerca de 31.250 grãos de soja na espuma dos bancos de cada veículo. Hoje, a Ford usa espuma de soja em todos os veículos produzidos na América do Norte. Desde 2007, essa prática evitou o uso de 2.200 toneladas de petróleo e a emissão de cerca de 9.000 toneladas anuais de dióxido de carbono.