sábado, 1 de junho de 2013

Moto canadense explora tecnologia elétrica

LITO Sora oferece pilotagem emocionante com motor de torque máximo em qualquer rotação e banco regulável
Helder Lima


Como os veículos, a evolução das motocicletas passa pela tecnologia de propulsão elétrica. Isso é o que mostra a revolucionária LITO Sora, fabricada por uma empresa canadense chamada LITO. A moto é uma superbike com design musculoso, que apresenta tecnologias de última geração, como o sistema de regeneração de energia dos freios, o mesmo usado nos carros de Fórmula 1.

A motocicleta tem autonomia de 300 km, com uma carga convencional em suas baterias de alta densidade. A velocidade máxima é de 200 km/h e o torque de 8 kgfm está disponível em qualquer regime de rotação, o que é característica dos motores elétricos. 
A disponibilidade de torque permite que o piloto explore as qualidades da moto com mais emoção do que os motores convencionais, que enfrentam torque baixo em retomadas de velocidade.

Os engenheiros que desenvolveram o refinado projeto da LITO Sora tiveram o cuidado também de adotar materiais leves, como o alumínio que compõe o chassi e a fibra de carbono aplicada na carenagem. 

Um diferencial do projeto dessa moto é o assento individual, que pode mudar de posição com o acionamento de um botão, conforme a situação de pilotagem: mais baixo e confortável para cruzar uma estrada e mais alto e dinâmico para enfrentar o trânsito urbano.

A desvantagem do modelo fica por conta do tempo de recarga da bateria, que é de oito horas. A moto traz sistema de GPS integrado com recurso de toque na tela. Outra facilidade é a unidade de gestão de energia, que prevê a carga necessária para cada viagem definida pelo piloto, o que ajuda a diminuir a ansiedade nos deslocamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário