terça-feira, 11 de junho de 2013

Cinto no banco de trás – sempre!


Você usa o cinto de segurança quando está no banco de trás do carro? Se não usa, adote já esse hábito – obrigatório para a sua segurança e a dos outros ocupantes do veículo.

Quando há uma batida de carro, as desacelerações são muito bruscas, e qualquer pessoa (ou objeto) solta no veículo pode atingir um peso elevado quando arremessado. As montadoras e centros de pesquisa espalhados pelo mundo fazem estudos de impacto de veículos com testes que vão de 2 km/h, para testes de para-choque, até 64 km/h, para testes que visam à segurança dos ocupantes. Nesses testes mais severos, ocorridos a 64 km/h sobre uma barreira deformável – que tem a função de simular outro veículo –, as desacelerações de um carro podem multiplicar a massa de qualquer objeto por até 40. 

Essas pessoas, além de se ferirem gravemente, podem machucar os ocupantes que estão nos assentos dianteiros – mesmo que os da frente estejam usando o cinto de segurança. Isso porque, quando a pessoa é arremessada para frente na hora da batida, os bancos dianteiros são empurrados também, pressionando o ocupante sobre o cinto de segurança, causando ferimentos graves ou até a morte.

PESO DE ELEFANTE
Para você ter uma ideia, abaixo há alguns exemplos dos riscos que os ocupantes dos bancos dianteiros correm durante uma batida:



FAÇA O CERTO
Esses riscos são grandes e ainda desconhecidos por todos até que o carro bate – e aí, tarde demais! Mas eles podem ser minimizados com ações simples para o transporte de objetos e pessoas nos bancos traseiros. São elas:

• Pessoas nos bancos traseiros sempre com cintos de segurança.
• Evite deixar objetos soltos sobre o banco traseiro, procure acomodá-los no assoalho ou porta-malas.
• Coloque as crianças sempre em assentos próprios para elas, de acordo com seu tamanho.
• Objetos pesados devem ser transportados no porta-malas.

Isso pode evitar danos graves no caso de uma batida. Pense nisso!

Fonte: CESVI BRASIL - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Nenhum comentário:

Postar um comentário