sexta-feira, 7 de junho de 2013

Renault inaugura circuito totalmente dedicado à segurança e à ecocondução


A Renault está inaugurando na cidade francesa de Saint-Just, na região conhecida como Eure, o “Circuito Renault, o caminho positivo”, um novo espaço de treinamento em condução segura e responsável.


Aberto a pessoas físicas e empresas, o circuito dispõe de um parque de veículos 100% Renault, entre modelos elétricos, térmicos, ou equipados com dispositivos de auxílio à condução, para pessoas com mobilidade reduzida.

Verdadeiro campus dedicado à segurança, o local também receberá estudantes da Universidade Aix-Marseille para se preparar para o diploma universitário em “Gestão dos riscos do trânsito na empresa”.

A criação do “Circuito Renault, o caminho positivo”, cujos lucros obtidos serão utilizados em ações sociais, é uma nova concretização do compromisso da Renault com a responsabilidade social.

Para Carlos Tavares, Vice-Presidente de Operações do Grupo Renault: “O prazer de dirigir é originado a partir do desenvolvimento de um melhor conhecimento de seu meio. Como montadora, trabalhamos para melhorar o prazer de dirigir de nossos veículos, mas também temos a responsabilidade de agir de forma concreta em relação aos comportamentos no trânsito e redução das emissões de CO2. Na Europa, 80% dos acidentes de trânsito são causados por falhas humanas. Ao adaptar seu estilo de condução, os estudos mostram que um condutor pode diminuir seu consumo de energia em até 25%. Formando a cada ano mais de 2.000 pessoas em uma condução segura e ecorresponsável, o circuito Renault, que tenho o orgulho de inaugurar, é uma nova prova de nosso compromisso em matéria de responsabilidade societal”.


Cursos completos, que combinam prática e teoria, adaptados a todos os públicos

O “Circuito Renault, o caminho positivo” é aberto a todos os públicos: clientes pessoa física e jurídica, colaboradores da Renault, condutores experientes, pessoas da terceira idade que desejem se aperfeiçoar ou jovens em fase de aprendizagem, além de pessoas com mobilidade reduzida.

Com um preço de 250 euros (incluindo almoço), o curso compreende meio período de aula teórica seguida de meio período ao volante de veículos da gama Renault, entre modelos térmicos, elétricos e para transporte de pessoas com mobilidade reduzida.

O programa pedagógico aborda tanto a prevenção de acidentes como a ecocondução. Ele também tem o objetivo de desenvolver nos alunos uma melhor compreensão dos mecanismos que produzem um acidente, ajudando-os a analisar suas próprias reações (reflexos e medos) e conhecer as possibilidades e limites oferecidos pelos equipamentos tecnológicos do veículo (ABS, AFU…). Além disso, são apresentados os princípios da ecocondução (troca de marchas, gestão das acelerações e frenagens, antecipando-se às condições do trânsito) e ensina a tirar o melhor proveito das funções de ecocondução (indicador do estilo de condução, balanço do trajeto, ecocoaching e econavegação) para diminuir seu consumo de combustível e, assim, reduzir seus gastos com transporte. Cursos mais intensivos de 2 ou 3 dias serão oferecidos posteriormente.

Mais que um simples circuito, um verdadeiro campus dedicado à segurança

Paralelamente ao lançamento deste circuito, a Renault trabalhou com a Universidade Aix-Marseille para montar uma parceria original, com o objetivo de oferecer um diploma universitário em “Gestão dos riscos do trânsito na empresa”, voltado principalmente aos estudantes de Ciências da Educação, como complemento da formação. Este diploma permitirá formar profissionais dedicados à prevenção dos riscos no trânsito e contribuir para a profissionalização nas áreas de prevenção destes riscos. A primeira edição deve acontecer em setembro de 2013. Grande parte dos cursos será realizada no circuito, fazendo dele um verdadeiro campus, local de treinamento, transmissão e troca de conhecimentos, além de debate entre especialistas.

Para saber mais e reservar uma vaga no treinamento, acesse www.circuit-renault.fr

Fonte: Imprensa Renault

Nenhum comentário:

Postar um comentário