quarta-feira, 5 de junho de 2013

O que diz a etiqueta


Assim como encontramos em uma etiqueta informações quanto ao consumo de energia de uma geladeira, os veículos também podem ser escolhidos da mesma forma.

O Conpet (Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados de Petróleo e do Gás Natural) é um programa do Governo Federal que promove o desenvolvimento de uma cultura antidesperdício no uso dos recursos naturais não renováveis no Brasil. Esse desenvolvimento inclui o Programa de Etiquetagem, que mostra a eficiência energética de produtos disponíveis no mercado.

Esse programa inclui também informações dos veículos nacionais e importados comercializados no Brasil por meio de dados fornecidos voluntariamente pelas montadoras, com informações anuais dos consumos dos veículos.

A etiqueta possui informações quanto ao ano de aplicação, que está ligado ao ano das informações prestadas pela montadora do modelo específico. E também a categoria do veículo, nome do fabricante, modelo, versão, motorização e tipo de transmissão (com quantidade de marchas).

MODELOS AMIGOS DO MEIO AMBIENTE
Os veículos de uma mesma categoria serão avaliados com letras de “A” (para um menor consumo energético) até “E” (para um maior), avaliação resultante das médias de consumo obtidas em estrada e cidade com diferentes combustíveis.

Os modelos que atingem o grau máximo de eficiência energética do programa recebem o selo do Conpet.



Outro valor presente é o de consumo de combustível em quilômetros por litro, tanto para a estrada como para a cidade. O valor de CO2 emitido no escapamento também é informado em gramas por quilômetro.

Desta forma, a escolha do consumidor se torna muito mais fácil, com informações importantes sobre o aproveitamento do combustível. Ele pode fazer um comparativo entre veículos de uma mesma categoria.

É um jeito fácil de escolher o modelo que consome menos combustível. E a natureza agradece!

Fonte: CESVI BRASIL - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Nenhum comentário:

Postar um comentário