segunda-feira, 10 de junho de 2013

Jeep volta para fábrica ao completar 70 anos

Jeep Willys, criado originalmente para o exército dos EUA, foi a matriz de vários modelos civis, como o Wrangler
Helder Lima

Na última segunda-feira, um Jeep Willys MB 1943 original voltou para casa, em Toledo (Ohio – EUA), onde festejou seu 70º aniversário. Depois de deixar a Itália e cruzar o Atlântico, o patriarca da Jeep e antecessor do atual JeepWrangler rodou mais de 1,6 mil km pelos estados norte-americanos de Nova Jersey, Pensilvânia e Ohio para chegar até o Complexo de Montagem do Chrysler Group, local histórico onde o modelo foi produzido, sete décadas atrás.

Esse exemplar do Willys MB saiu da linha de montagem da fábrica de Toledo para ser entregue ao exército dos Estados Unidos em 3 de junho de 1943, um mês antes do desembarque na Sicília. O veículo derivava do Willys Quad, de 1941, feito para o exército norte-americano pela Willys-Overland, e deu origem ao primeiro Jeep civil, o CJ-2A. Avanços rápidos fizeram o Quad virar o MA, que logo se tornou o MB. Mas o exército, e o mundo, viriam a chamá-lo simplesmente de Jeep.

No final da Segunda Guerra Mundial, esse Jeep Willys, um dos muitos sobreviventes de combate, foi transferido para o exército da Itália, que o colocou em serviço. Em abril de 1984, ele foi vendido ao jornalista italiano Vittorio Argento, que não só continua sendo o dono como foi o comandante da operação que levou o Jeep de volta ao berço onde nasceu, há 70 anos, local de onde continua saindo o Jeep Wrangler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário