sábado, 15 de dezembro de 2012

Primeiro veículo híbrido do mundo, Toyota Prius completa 15 anos



O Prius, primeiro veículo híbrido do mundo completou nessa semana 15 anos de existência. Lançado em 1997 sob o slogan “Just in time”, o modelo tornou-se rapidamente um dos ícones do mercado automobilístico mundial tendo emplacado mais de 3,2 milhões de unidades.

Na década de 90 os principais líderes mundiais já se reuniam para encontrar alternativas de reduzir a emissão de poluentes. Paralelamente a isso, executivos da Toyota trabalhavam para achar suas próprias alternativas, como forma de contribuir com o meio ambiente.

O Projeto do Prius começou em 1994, quando os engenheiros aceitaram o desafio de criar um veículo ambientalmente correto, mantendo todas as características de qualidade, durabilidade e confiabilidade da Toyota. Três anos depois, em 1997, o modelo foi lançado, ainda cercado de desconfiança por conta da tecnologia inovadora e totalmente futurista para a época. Essa desconfiança, no entanto, desapareceu tanto aos olhos da indústria, que começou a desenvolver projetos baseados no Prius, quanto dos consumidores, que fizeram do modelo o híbrido mais vendido do mundo.

O sucesso do Prius foi tão grande que a Toyota decidiu tornar os modelos híbridos um importante modelo de negócio. Atualmente a marca mantém uma linha de 16 carros híbridos cujas vendas mundiais já alcançaram a marca de quase 5 milhões de unidades. Até 2015, a meta é aumentar a linha de produtos para 21.

Prius no Brasil
O Prius já pode ser visto rodando nas ruas de São Paulo. Isso porque, a Toyota entregou 20 unidades a empresas frotistas que aderiram ao Programa de Táxis Híbridos, implementado pela Prefeitura da cidade conforme decreto 53.223, de 19 de junho de 2012.

De acordo com o decreto, que visa iniciar e incentivar a operação de táxis movidos a energias mais limpas e sustentáveis, a Toyota poderá ofertar outros 96 carros, totalizando 116. Pelas regras municipais, as empresas interessadas serão autorizadas a comprar pacotes com, no mínimo, cinco carros, sendo que obrigatoriamente dois deles precisam ser híbridos, dois flex e um acessível, para atender pessoas com necessidades especiais.

A iniciativa da Prefeitura de São Paulo segue a tendência do que vem sendo feito em outras capitais mundiais, que contam com veículos híbridos em suas frotas de transporte público.

Para o consumidor final, o produto estará disponível a partir de janeiro do próximo ano, com preço de aproximadamente R$ 120 mil.

Sobre o Prius
O modelo é equipado com um motor a gasolina de ciclo Atkinson, com quatro cilindros em linha e cilindrada de 1798cc, de estrutura muito compacta, especialmente desenhado para trabalhar em combinação com o motor elétrico.

O motor elétrico de 650 Volts que equipa o Prius é dotado de corrente elétrica alternada trifásica e funciona em sincronia com o motor a combustão, para potencializar o desempenho em altas velocidades e impulsionar as rodas quando o veículo estiver funcionando exclusivamente no modo elétrico. O Prius que chega ao Brasil tem potência máxima combinada (motores a combustão e elétrico funcionando juntos) de 138 cv.

Durante o processo de frenagem regenerativa, o motor elétrico trabalha como gerador de energia de grande capacidade, transformando parte da energia cinética, que se perde nos veículos tradicionais, em energia para o carregamento da bateria do sistema híbrido, que abastece o motor elétrico. A tecnologia Toyota Hybrid Synergy Drive utiliza uma potente bateria autônoma, que alimenta o motor elétrico, com potência máxima de 27 kW, para o armazenamento de energia e que reúne as seguintes qualidades:
- Dispensa carga externa
- Não necessita manutenção nem troca periódica


Meio Ambiente
O Prius oferece peças modeladas por injeção de origem vegetal em vários pontos, como nas molduras das portas, na tapeçaria das bandejas divisoras da cabine e nos bancos. Também conta com diferentes componentes com características de alta reciclabilidade, que se traduz em:
- 95% dos componentes da bateria de alta voltagem podem ser reutilizados
- 85% do veículo é reciclável

- A tecnologia Hybrid Synergy Drive empregada no Prius produz aproximadamente 44% menos CO2 em comparação com um veículo convencional da mesma cilindrada

No modo de condução Normal, o Prius alcança excelentes resultados no que se refere a consumo de combustível urbano, atingindo até 25,5 km/l, com uma autonomia de 1150 quilômetros. A capacidade do tanque de combustível do modelo é de 45 litros.

Fonte: Imprensa Toyota




Nenhum comentário:

Postar um comentário