quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Mercedes aprimora sistema de tração integral


Mercedes-Benz GLK 350 4Matic: Tecnologia é destinada a modelos com motor frontal transversal
Helder Lima

A partir de 2013, a Mercedes-Benz oferecerá uma nova versão do sistema 4MATIC de tração integral com distribuição integral de torque variável. Esse novo desenvolvimento é baseado na arquitetura de tração dianteira com motores transversais.

Mercedes Benz CLS 500 4matic
A tecnologia proporciona reserva de força de tração e desempenho ágil, acompanhados de segurança dinâmica e eficiência energética.

CLA 45 AMG, que será lançado no ano que vem, faz teste do
sistema de tração em pista molhada: maior confiança
O novo sistema irá complementar as quatro novas versões com tração integral que estavam disponíveis até o momento. Ele irá permitir a adequação da tecnologia 4x4 a todas as categorias de veículos: do CLA e dos modelos das Classes C, E, S, CLS e CL a uma abrangente gama de utilitários esportivos e veículos todo-terreno que inclui as Classes GLK, M, GL e G. 

O novo sistema também incrementa o prazer ao dirigir do especialmente dinâmico CLA 45 AMG que, assim como o modelo de produção normal, será lançado em 2013. O CLA é oferecido com motores turbo de alto torque e até 211 cv de potência, suspensão esportiva e o novo sistema de tração.

Os componentes mais inovadores do novo sistema 4MATIC incluem a saída de força para o eixo traseiro integrada à transmissão automatizada 7G-DCT de dupla embreagem e o diferencial do eixo traseiro com uma embreagem multidiscos controlada por sistema eletro-hidráulico.

Essa configuração permite a transmissão variável do torque entre os eixos dianteiro e traseiro de forma integral. Entre os benefícios adicionais deste design estão o menor peso do sistema, comparado aos concorrentes, e alta eficiência.

A tração integral 4MATIC é um projeto inteiramente novo, adequado às necessidades dos novos modelos com tração dianteira.

Perspectiva em corte mostra componentes do sistema de tração que distribui a força conforme a aderência das rodas

Condição da pista pode ativar recurso

O sistema de tração integral é ativado de acordo com um princípio básico: “sempre que necessário e o menos possível”. Isso significa que, sempre que as condições de utilização permitirem, os modelos com tração integral irão funcionar quase exclusivamente no modo econômico de tração dianteira. 

Assim que as condições de direção exigirem, porém, o torque propulsivo será dirigido da forma necessária para o eixo traseiro. O processo inverso acontece rapidamente e da mesma maneira: assim que a tração traseira não for mais necessária – por exemplo, em caso de frenagens extremas com intervenção do ABS – o trem de força traseiro é desativado e seu torque é reduzido a zero.

Caso o veículo saia de frente ou de traseira de forma acentuada sob carga, o torque é dirigido primordialmente para ajudar a estabilizar o carro. Apenas se essas medidas não surtirem efeito haverá intervenção de outros sistemas de controle adaptados às condições da 4MATIC, como o ESP ou 4ETS.




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