domingo, 16 de dezembro de 2012

EcoSport ou Duster: difícil decisão de compra

Utilitários compactos disputam mercado palmo a palmo

Helder Lima

Ford EcoSport ou Renault Duster? Na hora de comprar um utilitário esportivo compacto e que tem boa relação custo-benefício, o consumidor fatalmente terá de pesar a aquisição de um desses dois modelos.


EcoSport tem o design mais moderno e conceito
mundial para ser vendido de 100 países
Uma comparação entre ambos passa necessariamente por fatores como aceitação de mercado, preços, motorização, equipamentos de série e opcionais e facilidade de manutenção. 

Do ponto de vista do mercado, os dois veículos empatam, segundo números de modelos mais vendidos divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Somando os meses de setembro, outubro e novembro deste ano, cada modelo vendeu cerca de 13 mil unidades, com média mensal entre 3 mil e 4,5 mil veículos.
Duster oferece vantagem da carroceria maior e
também maior entre-eixos: carro para família

Inspirada no design dos veículos coreanos, a nova geração do EcoSport foi lançada em agosto deste ano, justamente para que a Ford recuperasse as vendas perdidas para o rival francês, lançado em outubro de 2011. 

Interior do EcoSport é mais moderno: acabamento
imita alumínio e sistema multimídia é de série
Do ponto de vista da motorização, os utilitários também são bastante próximos. Nas versões básicas, por exemplo, os dois veículos oferecem propulsor 1.6 16V.  Enquanto o motor Sigma da Ford desenvolve 109,6 cv (com gasolina) a 6.500 rpm ou 115 cv (com álcool) a 5.500 rpm, o motor 1.6 da Renault oferece 110 cv/115 cv (gasolina/álcool), a 5.750 rpm, ou seja, empatam novamente.

Em termos de valor de aquisição, no entanto, há uma vantagem para o Renault Duster, cujo preço básico parte de R$ 50,9 mil, enquanto o EcoSport começa em R$ 53,5 mil. Mas essa diferença facilmente pode ser engolida pelo pacote de opcionais que o comprador escolher.

Duster tem o interior mais despojado do que o
concorrente: veículo é bem aceito pelo público

Estilo e dimensões

As principais diferenças entre os dois carros estão nas dimensões e no estilo. Mais moderno e com melhor acabamento interno, o EcoSport tem entre-eixos menor (2.521 mm) do que o rival (2.673 mm), o que significa menor espaço no habitáculo.

Porta-malas do EcoSport é capaz de abrigar 362 litros
A capacidade do porta-malas também marca a diferença entre os modelos. Enquanto o EcoSport pode transportar 362 litros, o francês abriga 475 litros, o que reflete sua maior vocação para viagens.

O SUV da Renault também é 7 cm mais comprido e 6 cm mais largo do que o concorrente, revelando a estratégia da marca de produzir carros compactos mas com medidas mais generosas dentro de suas categorias.

Porta-malas do francês Duster pode transportar 475 litros
O estilo mais moderno do EcoSport, no entanto, apela emocionalmente para o consumidor e na prática esse fator é o que mais promove as vendas de veículos.

Do ponto de vista de equipamentos, o EcoSport traz de série controle de estabilidade e de tração, sistema de partida em rampas e sistema de entretenimento.

Versões e preços de cada modelo

Ford EcoSport
EcoSport 1.6 S: R$ 53,5 mil
EcoSport 1.6 SE: R$ 56,5 mil
EcoSport 1.6 FreeStyle: R$ 59,9 mil
EcoSport 2.0 FreeStyle: R$ 66,1 mil
EcoSport 2.0 Titanium: R$ 70,2 mil
EcoSport 2.0 Titanium (automático): R$ 70,8 mil

Renault Duster
Duster 1.6: R$ 50.900
Duster Expression 1.6: R$ 53,2 mil
Duster Dynamique 1.6: R$ 56,9 mil
Duster Dynamique 2.0: R$ 60,6 mil
Duster Dynamique 2.0 (automático): R$ 64,6 mil
Duster Dynamique 2.0 4WD (manual): R$ 64,6 mil 


Nenhum comentário:

Postar um comentário