Helder Lima
A Citroën iniciou nesta semana as vendas do seu segundo modelo da linha DS no Brasil, o hatchback médio DS5, que tem preço de R$ 124,9 mil. Francesco Abbruzzesi, diretor geral da marca no País, diz que o modelo complementa a gama da marca no mercado brasileiro, ao lado dos esportivos DS3, já lançado, e DS4, este com previsão de lançamento para março de 2013.
Traseira do hatch é marcada pelo formato pirâmide; saídas de escape são integradas ao para-choque |
Interior tem design inspirado em cockpit de avião; sistema de navegação por GPS é integrado ao painel |
O veículo é equipado com caixa automática seqüencial de seis velocidades. O propulsor, o THP 165, conta com quatro cilindros, 16 válvulas e 1.6 litro, trazendo injeção eletrônica multiponto com turbo de alta pressão e intercooler. O veículo desenvolve potência máxima 165 cv a 6.000 rpm e torque máximo de 24,5 kgfm a 1.400 rpm.
Console superior traz os interruptores do sistema que projeta informações sobre o painel |
Mas o que mais chama a atenção é o estilo diferenciado do carro. Sua frente apresenta como detalhe de acabamento uma espada cromada e afinada, que evolui lateralmente da extremidade dos faróis até a coluna das portas dianteiras. A entrada de ar é generosa, com uma ampla grade frontal cromada integrando os chevrons da marca.
Já a traseira, em formato de pirâmide, reforça o estilo dinâmico, apoiada em uma bitola larga, sublinhada por dois canos de escapamento integrados ao para-choque traseiro. No interior, o carro traz um posto de direção concebido no espírito de um cockpit de avião, com várias aplicações de acabamento em alumínio.
Hatchback francês é o segundo modelo da linha DS no País |
Dados são projetados acima do painel
Um recurso chamado head-up display permite ver, diretamente no campo de visão do motorista, as informações importantes para a condução do veículo. O posicionamento desse mostrador evita que o motorista tenha que tirar o olhar da estrada, permitindo diminuir seu tempo de reação em caso de emergência. As informações são projetadas sobre uma lâmina transparente implantada acima do painel de instrumentos e que tem acionamento automático, sempre associado à ignição/desligamento do veículo. Esta exibição é gerida por três interruptores instalados no console de teto. Um é destinado à ativação do sistema e os outros dois são dedicados às regulagens da luminosidade e ao posicionamento em altura da informação sobre a lâmina.Tecnologia auxilia partida em ladeiras
O DS5 traz uma tecnologia de ajuda à partida em aclives/declives que facilita as manobras no dia a dia. Ela permite manter o carro imóvel por aproximadamente 2 segundos após soltar o pedal de freio, em declives superiores a três graus. O motorista dispõe assim do tempo necessário para que seu pé direito alcance o pedal do acelerador para permitir o deslocamento do carro.Outro sistema de segurança é o controle de tração inteligente, com um recurso antipatinagem mais eficaz do que as propostas tradicionais. Sempre hibernando, ele funciona de maneira autônoma para ajudar o motorista, particularmente em situações de baixa aderência – em estradas com neve, areia ou lama. Essa função, em vez de cortar a aceleração quando as rodas motrizes patinam, procura a melhor aderência autorizando uma tração moderada das rodas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário