O Asus é um compacto para dois passageiros para uso 90% urbano e 10% rodoviário |
Nove propostas de veículos criadas por estudantes do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) estarão expostas hoje (13), a partir das 18h, no campus São Bernardo, durante a 50ª Expo MecAut, exposição dos projetos de formatura do curso de Engenharia Mecânica Automobilística, sob a coordenação do professor Edson Esteves. A exposição vem com homenagens a personalidades que contribuíram para a sua realização nestes 25 anos.
O Type tem linhas inspiradas nos clássicos da década de 1970, é equipado com motor 3 cilindros, 1.6L, bicombustível, com taxa de compressão variável |
Outro veículo no segmento de compactos é o KX também para duas pessoas, destinado à locomoção entre o percurso residência/trabalho, visando conforto |
Na área de pesados, os alunos desenvolveram o Zapp, veículo rodoviário de transporte de cargas (75% rodoviário e 25% urbano). A principal inovação do projeto é a instalação de um defletor pneumático, que reduz o coeficiente de arrasto em até 34%, consumo de combustível em até 13% e emissão de poluentes em até 12%.
O Loaf foi desenvolvido para o mercado de vans/utilitários compactos para carga |
O Moss é um esportivo para cinco passageiros com curso estimado em R$ 220 mil |
Outro projeto é o Loaf, desenvolvido para o mercado de vans/utilitários compactos para carga. Com sistema flex, o veículo tem motor 3 cilindros desenvolvido para uso de GNV como principal combustível e etanol como alternativo.
O Munari é um esportivo coupé, com capacidade para cinco passageiros, de uso misto: 60% rodoviário e 40% urbano |
Asus - O Asus é um compacto para dois passageiros para uso 90% urbano e 10% rodoviário. Com motorização downsizing multiválvula, o veículo foi projetado para proporcionar mais agilidade no trânsito.
A principal inovação do Zaap é a instalação de um defletor pneumático, que reduz o coeficiente de arrasto em até 34%, consumo de combustível em até 13% e emissão de poluentes em até 12% |
O Zwei é um subcompacto para dois ocupantes que tem como novidade o uso de um sistema de acoplamento removível para carga |
Moss - é um esportivo para cinco passageiros com curso estimado em R$ 220 mil, com a proposta de seguir a tendência de downsizing e facilidade na aplicação em motores de veículos ciclo Otto.
Munari – é um esportivo coupé, com capacidade para cinco passageiros, de uso misto: 60% rodoviário e 40% urbano. O preço está estimado em R$ 80 mil, compatível com os concorrentes. Oferece o mesmo nível de equipamento de série quando comparado a esportivos disponíveis no mercado e, segundo os formandos, é o único que oferece um sistema de transmissão manual.
Type – com linhas inspiradas nos clássicos da década de 1970, o veículo é equipado com motor 3 cilindros, 1.6L, bicombustível, com taxa de compressão variável, ajuste da taxa de compressão para adequação ao combustível, injeção direta de combustível, aumentando a eficiência volumétrica, além de comando de válvulas variável (Tecnologia FPT Multiair) e maior potência em rotações elevadas para utilização em rodovias.
Comemoração – Para comemorar a 50ª Expo MecAut, criada há 25 anos, com a primeira edição realizada em julho de 1988, será realizada uma homenagem a diversas pessoas que contribuíram ao longo desses anos para a realização da mostra. Um dos homenageados com placa de agradecimento será Pascoal Antonio Palladino, aluno que participou da primeira edição da MecAut e foi um dos autores responsáveis pelo projeto vencedor à época, o veículo Gênesis. Palladino é atualmente gerente de Desenvolvimento de Projeto da Edag.
Outros homenageados serão o jornalista Cláudio Carsughi e o ex-presidente da Ford Brasil, Luiz Carlos Mello, que atualmente é professor de pós-graduação da FEI. Mello e Carsughi foram jurados na primeira edição da MecAut.
Fonte: CI - Companhia de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário