terça-feira, 3 de maio de 2016

Ford lança tecnologia de controle inteligente de velocidade em seu crossover para o mercado europeu


A Ford Europa apresentou uma tecnologia inteligente de controle de velocidade que estará disponível na nova geração do Edge no mercado europeu. O objetivo desse novo recurso é auxiliar o motorista a trafegar nas condições regulamentadas das vias públicas, evitando acidentes e multas por infração no trânsito.
 
O funcionamento pode ser visto neste vídeo. Ele é composto por um sistema de câmeras que identifica os sinais de trânsito e ajusta a velocidade do veículo. Como no Brasil e vários países do mundo, o aumento do uso de câmeras é uma realidade. E bastam alguns segundos de distração e acidentes podem acontecer, ou pesadas multas de velocidade com pontuação ao motorista.


Aceitação

A Ford introduziu o limitador inteligente de velocidade na Europa pela primeira vez no ano passado, no S-MAX e Galaxy. Desde então, 95% dos compradores desses modelos têm optado pelo equipamento.

“O motorista nem sempre está atento à velocidade e, às vezes, só se dá conta quando vê o flash da câmera, recebe a multa pelo correio ou é parado por um policial”, diz Stephan Kappes, supervisor de segurança ativa da Ford Europa. “O limitador inteligente de velocidade tira esse estresse da direção e ajuda o motorista a se manter dentro do limite legal”.

O novo limitador inteligente de velocidade combina duas tecnologias da Ford: o limitador de velocidade ajustável, que permite configurar manualmente a velocidade máxima; e o reconhecimento de placas de trânsito, que mostra no painel o último limite de velocidade detectado e sinais como proibições de ultrapassagem e conversões.

O equipamento é acionado por controles no volante e pode ajustar automaticamente a velocidade do veículo ao limite local. Nos modelos equipados com navegação, também usa os dados do mapa para aumentar a precisão. O sistema monitora os sinais de trânsito por uma câmera montada no para-brisa e desacelera o carro automaticamente quando um limite de velocidade menor é identificado. Quando o limite aumenta, permite novamente a aceleração.

Tendência global

A rede de polícia de trânsito europeia, TISPOL, promove este mês a semana de controle de velocidade, que no ano passado resultou em mais de 540 mil autuações em 27 países. A França programa instalar mais 500 câmeras até 2018 e no Reino Unido o comitê parlamentar de transportes quer ampliar o uso de radares para medir a velocidade média dos veículos em trechos das estradas.
As multas de trânsito na Finlândia, Reino Unido, Bélgica, França, Noruega e Portugal estão entre as mais altas no mundo. Em Portugal, por exemplo, podem chegar a 2.459 euros e na Finlândia não há limite máximo.

Fonte: Imprensa Ford

Nenhum comentário:

Postar um comentário