terça-feira, 31 de maio de 2016

Tendências de Cores Automotivas 2016/17 da BASF indicam cores inspiradas no aspecto urbano e natural


Prever as cores promissoras do design automotivo é um desafio que os designers da divisão de Tintas da BASF enfrentam todo ano. O tema global para a coleção de 65 cores desse ano é “Paralaxe”, um conceito em que os objetos parecem trocados ou alterados quando vistos por diferentes ângulos. Os dois posicionamentos estratégicos competitivos que moldam o mundo moderno são: o fascínio do mundo virtual e o desejo de uma auto expressão sincera.

Cores com diversas facetas compõem a tendência global

Em nível global, a relação ambígua entre o mundo virtual e o mundo físico se torna visível em paletas de cores automotivas. Cores sintéticas, azul metálico, prata e tons de branco representam a tendência para a digitalização da vida diária. Cores cromáticas e tons naturais demonstram uma contradição - a busca de experiências autênticas e emoções, especialmente em áreas urbanas. Efeitos de pigmentos inovadores que permitem que duas ou mais cores sejam combinadas juntamente com tons urbanos metálicos irão enriquecer o portfólio de cores dos carros do futuro. As condições específicas e desenvolvimentos locais modelam a forma como as tendências globais são adaptadas regionalmente:

Mudando identidades na Europa

Mudar a sua própria posição abre novos ângulos de visão e, portanto, abre caminho para novas ideias. Isso reflete diretamente no desenvolvimento de tintas automotivas - onde a mudança de um ângulo revela o potencial em cores, efeito e textura encaixando-se perfeitamente com o tema da Paralaxe. Em uma visão direta, a ideia de um mundo físico é representada pelo Azul ASMR: um azul metálico intenso, que combina um visual digital com o efeito metálico materializado. O Azul ganhará participação de mercado com a ajuda desses possíveis elementos revitalizadores.

A Europa também é guiada pela pergunta: “O que vem depois da hashtag?” - A busca de uma maneira de se adaptar a um mundo digital sem perder de vista as experiências da vida real e identidades pessoais.

Uma sequência de cores que vai do vermelho-sangue - uma cor poderosa representando um sentimento interior que leva a novas formas de mudança - aos vermelhos escuros e verdes que são acompanhados pelo antracito (tom tipo carvão) e pretos, compondo a tendência do mundo europeu. O preto - há muito tempo uma das principais cores de veículos - está recuperando força e poder: através da criação de impressões profundas escuras.

Tendência progressista na América do Norte

A cor norte-americana em destaque, Raingarden, é um prata sofisticado suave que faz a transição entre o verde e o azul, dependendo do ângulo de visão. A mistura sutil de cores mostra linhas desfocadas que representam como os indivíduos se comportam na sociedade e como eles são influenciados pela tecnologia. A combinação única de pigmentos e requinte técnico foram necessários para criar esse efeito que exemplifica as capacidades das tintas automotivas da BASF.

Expertise global

As Tendências de Cores Automotivas adotam a expertise dos estúdios na Ásia-Pacífico, Europa e América do Norte. Através de uma intensa colaboração, as equipes oferecerem aos clientes automotivos as tendências globais e as diferenças regionais no mundo da cor. A capacidade de design da BASF é a chave para identificar tendências no estágio inicial, que têm o potencial para representar uma marca ao longo da vida útil de um carro.


Sobre a Divisão de Tintas da BASF
A divisão de Tintas da BASF é especialista mundial no desenvolvimento, produção e comercialização de OEMs (equipamentos de marca própria) inovadores e sustentáveis, repintura, tintas industriais e tintas decorativas. Criamos soluções avançadas de desempenho para que o design e novas aplicações atendam às necessidades dos nossos parceiros em todo o mundo. A BASF compartilha habilidades, conhecimentos e recursos de equipes globais interdisciplinares para o benefício dos clientes, operando uma rede colaborativa de sites na Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia-Pacífico. Em 2015, a divisão de Tintas alcançou vendas globais de cerca de € 3,2 bilhões. Soluções além de sua imaginação - Tintas BASF. Para mais informações sobre a divisão de Tintas da BASF e seus produtos, visite www.basf-coatings.com.

Sobre a BASF
Na BASF, nós transformamos a química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com a proteção ambiental e responsabilidade social. Os 112 mil colaboradores do Grupo BASF trabalham para contribuir para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e quase todos os países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 5 segmentos: Químicos, Produtos de Performance, Materiais e Soluções Funcionais, Soluções para Agricultura e Petróleo e Gás. A BASF gerou vendas de mais de € 70 bilhões em 2015. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurich (AN). Para mais informações, acesse: www.basf.com.br.

Fonte: máquinacohn&wolfe

Nenhum comentário:

Postar um comentário