A
Ford está lançando uma nova geração de motores diesel mais eficientes na
Europa. Chamado EcoBlue, esse motor vai estrear na linha de vans Transit e traz
tecnologias sofisticadas e design inovador para garantir melhor desempenho e
economia de combustível com emissões reduzidas. Com potência de 100 a 240 cv,
vai equipar também futuros carros e veículos comerciais da marca.
O
motor Ford EcoBlue 2.0 de quatro cilindros oferece um nível de refinamento sem
igual. Seu torque é 20% maior na faixa de 1.250 rpm comparado ao motor diesel
2.2 TDCi atual, melhorando a dirigibilidade no dia a dia, seja no trânsito ou
em ultrapassagens. E também é 4 decibéis mais silencioso em marcha lenta.
“O
Ford EcoBoost criou um novo padrão em motores a gasolina: menores, mais
eficientes e com desempenho surpreendente. A mesma obsessão de inovar está por
trás da linha diesel Ford EcoBlue”, diz Jim Farley, presidente da Ford Europa.
“Este novo motor aumenta a economia de combustível e reduz as emissões de CO2
em mais de 10%”.
A
arquitetura totalmente nova do motor reduz o atrito e produz uma queima de
combustível mais limpa. Ele também usa processos sofisticados de pós-tratamento
dos gases de exaustão e tem emissões ultrabaixas, dentro do padrão Euro 6 que
será introduzido na Europa em setembro de 2016. Comparado ao padrão Euro 5, ele
reduz em 55% as emissões de NOx.
Suas
tecnologias avançadas incluem o primeiro sistema de alimentação com porta
espelhada da Ford para otimizar a entrada de ar no motor; um turbo de baixa
inércia feito com materiais de motor de foguete para suportar alta temperatura;
e um novo sistema de injeção de combustível de alta pressão, mais eficiente,
silencioso e preciso.
O
novo motor vai atender com folga os futuros níveis de emissões na Europa,
usando o primeiro sistema padronizado de redução catalítica seletiva da Ford.
Ele é instalado na parte de trás do motor para aumentar a eficiência e
refrigeração. O duto curto de recirculação dos gases de exaustão é incorporado
ao cabeçote, contribuindo para um design mais compacto.
O
Ford EcoBlue 2.0 será o primeiro motor a diesel para veículos comerciais da
Ford a atingir níveis de ruídos, vibrações e asperezas semelhantes aos de
veículos de passageiros, melhorando a experiência de direção. Ele
reduz à metade o ruído em marcha lenta comparado ao motor 2.2 TDCi diesel. O
bloco, cabeçote, cárter e periféricos foram desenvolvidos para reduzir e abafar
os ruídos internos do motor.
Desenvolvido
pela engenharia da Ford no Reino Unido e na Alemanha, o motor EcoBlue será
oferecido inicialmente nas versões de 105, 130 e 170 cv para veículos
comerciais. Depois, vai equipar carros de passeio da Ford e terá novas versões,
incluindo uma de 1.5 litro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário