terça-feira, 27 de novembro de 2012

Volkswagen comemora 12,5 milhões de veículos

Marca é obtida em 53 anos de operação da fábrica Anchieta

Novo painel na fachada da Fábrica Anchieta
Helder Lima


Primeira fábrica da Volkswagen instalada fora da Alemanha, a unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), completa 53 anos com o marco de mais de 12,5 milhões de veículos produzidos no período. Inaugurada oficialmente em 18 de novembro de 1959, a fábrica tem introduzido ao longo da história vários avanços e inovações na indústria automotiva.


Linha de produção do Novo Gol
Linha de produção do Novo Gol
Localizada no km 23,5 da Via Anchieta, a 18 km da capital paulista, a fábrica tem área total de 1,2 milhão de metros quadrados e conta com aproximadamente 15 mil colaboradores, bem menos do que os 60 mil funcionários que chegou a empregar nos anos 80.

O complexo industrial abriga atividades como estamparia, armação, pintura e montagem final, além de centralizar as áreas administrativas, de vendas e marketing, de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos.

A unidade é responsável atualmente pela produção dos modelos Novo Gol, Gol G4, Polo, Polo Sedã, Saveiro e Kombi. A fábrica já produziu também veículos que marcaram época, como o Fusca, a Variant, o TL, o SP1/2, a Brasília e o Passat.

Pioneira em novas tecnologias, a unidade implantou os primeiros robôs na linha de montagem em 1984, com o lançamento do Santana e da Quantum; foi a primeira a possuir um centro para crash-tests veiculares, em 1966 , e agora inova na aplicação dos recursos da fábrica digital. Essa tecnologia permite fazer simulações virtuais de processos produtivos, instalações e produtos, antes da implantação ou construção física, minimizando custos, otimizando processos e promovendo o desenvolvimento de condições de trabalho ergonômicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário