sábado, 17 de novembro de 2012

Testes de colisão reprovam Sandero e JAC J3


Sandero ganhou apenas uma estrela: outros modelos da marca na Europa costumam ter bom desempenho
Helder Lima

Os resultados dos novos testes de colisão da terceira fase do Programa de Avaliação de Carros Novos da América Latina (Latin NCAP) demonstram que os níveis de segurança dos carros populares mais vendidos na região estão 20 anos atrasados em comparação aos dos países industrializados, e abaixo dos padrões globais. Na Europa é raro um carro obter menos de quatro estrelas.No entanto, houve algum progresso e mais carros latino-americanos obtiveram classificação de segurança de quatro estrelas. Na avaliação anterior quatro modelos haviam obtido apenas uma estrela por apresentar riscos de lesões até fatais nos ocupantes.
J3, da chinesa JAC Motors, teve avaliação ruim,
mesmo oferecendo dois airbags aos ocupantes

Renault Sandero e o J3 JAC foram os carros com piores desempenhos entre os oito avaliados na terceira fase do Latin NCAP, do qual a Associação de Consumidores Proteste foi impulsionadora e é parceira. Os resultados dos testes de colisão destes dois veículos apontaram que estruturas frágeis na carroceria colocam em risco a vida de seus motoristas e ocupantes.

Novo Fiesta ficou no grupo dos modelos que conquistaram
quatro estrelas: segurança como fator essencial
O Sandero obteve apenas uma estrela por desempenho instável da carroceria e falta de airbags. Esta avaliação da Renault foi decepcionante porque a montadora produz veículos mais seguros na Europa, onde tem boa reputação. Outra prova de que poderia melhorar é que, entre os modelos testados, o Fluence obteve quatro estrelas.

O J3 JAC também só ganhou uma estrela, apesar de ter dois airbags. Isso comprova que airbags não são suficientes para tornar os carros mais seguros, quando a estrutura da carroceria é deficiente.

Honda City também obteve quatro estrelas
Para o Latin NCAP, os consumidores devem exigir que os fabricantes adotem, ou que lhes sejam impostas, as recomendações das Nações Unidas em relação aos padrões dos testes de colisão. 

Método de avaliação

Nesta terceira fase do Latin NCAP, foram avaliados os seguintes veículos: Ford New Fiesta KD, Honda City, J3 JAC Motors, Renault Fluence, Renault Sandero, Toyota Etios Hatch, VW Polo hatchback e VW Bora. Cada carro foi submetido a uma colisão frontal a 64 km/h contra um obstáculo deformável, que simulava outro automóvel. O programa já testou, nos últimos três anos, 26 modelos, incluindo a maioria dos carros mais vendidos na região. Quanto mais seguro o carro, mais estrelas ele recebe. Os carros foram avaliados em número de estrelas, que vão de cinco, para segurança ideal para aos ocupantes, a zero, para os veículos mais inseguros.

Cinco modelos obtêm bom resultado

Cinco modelos obtiveram quatro estrelas, devido aos benefícios combinados de resistência estrutural da carroceria, air bags e cintos de segurança: Ford New Fiesta KD, Honda City, Renault Fluence, Toyota Etios hatch e o VW Polo hatchback. O sedã Bora obteve apenas três estrelas, pela baixa resistência da sua estrutura.

A Ford e a VW informaram que os airbags para o condutor e passageiro da frente, a partir de agora, serão equipamentos de série no Novo Ford Fiesta e no Bora. O Latin NCAP realça esta iniciativa, que se antecipa às exigências legislativas em alguns dos principais países latino-americanos, principalmente a Argentina e o Brasil, e verificará se esses equipamentos serão mantidos nos carros vendidos para outros países da região.

Outro sinal de progresso nestes resultados é a obtenção, pela primeira vez, de quatro estrelas para a proteção da criança. Dois modelos, o Ford Fiesta e o Honda City, conseguiram esta melhoria, o que aumenta a segurança dos menores.






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