NSX é o modelo conceito que mostra a evolução do esportivo da marca: propulsão híbrida |
Helder Lima
A Honda anunciou no Salão do Automóvel de São Paulo, que terminou no dia 4 de novembro, que a Acura, sua fabricante coligada voltada a modelos de luxo e esportivos, será lançada no Brasil em 2015.
Para a marca, é estratégica a participação no mercado brasileiro, que já é o quarto maior do mundo e tem potencial para chegar à terceira posição. Atualmente, o setor automotivo concentra cerca 25% do Produto Interno Bruto (PIB) do País.
No salão, a marca apresentou a versão conceito da nova geração do Acura NSX, modelo considerado lenda no meio automobilístico, o sedã ILX e o SUV RDX.
Sedã ILX é equipado com propulsor de 2.0 litros e traz transmissão automática de cinco marchas |
Utilizando duas unidades propulsoras elétricas com sistema de controle de torque bilateral, esse novo sistema de tração integral híbrido poderá gerar instantaneamente torque positivo ou negativo às rodas dianteiras nas curvas, o que proporcionará uma capacidade de controle sem precedentes nos anteriores sistemas de tração integral.
O novo sistema representa a última palavra em condução e desempenho superesportivos sem deixar de lado a preocupação ambiental.
Para os engenheiros da Acura, o NSX transpõe os limites entre evolução e revolução. Se anteriormente, o modelo original demonstrava o auge da performance, a nova versão foi criada aliando a este conceito o potencial da eficiência da energia híbrida.
Utilitário RDX tem tecnologia de controle de uso dos cilindros: mais eficiência e economia |
Sedã compacto tem propulsor de 2.0 litros
O Acura ILX é o sedã compacto da marca. Suas linhas são aerodinâmicas e modernas, atributos ideais para serem conciliados a um veículo luxuoso. O modelo mostrado no País é a versão 2.0 com transmissão automática de cinco velocidades e borboletas no volante para mudança de marchas (paddle shift).
O modelo vem equipado com suspensão independente nas quatro rodas e direção elétrica combinada ao sistema de controle de tração e estabilidade (VSA) que proporciona total controle do veículo. Os bancos são elétricos revestidos em couro, o ar-condicionado é composto pelo sistema dual zone e o veículo possui navegador com comandos de voz.
Os freios são a disco nas quatro rodas e possuem o sistema ABS, com EDB (Electronic Brake Distribution) e Brake Assist. Para transmitir mais segurança, seis airbags, faróis HID (xenônio) e sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS) foram inseridos no veículo.
Controle dos cilindros
Outro modelo de destaque da montadora é o utilitário esportivo (SUV) RDX, cuja versão mostrada pela montadora traz motor 3.5 V6 com a última versão da tecnologia de controle otimizado de uso dos cilindros denominada VCM II, transmissão automática de seis velocidades e paddle shift. O veículo possui tração 4X4 e conta com suspensão independente tipo multi-link nas quatro rodas. Sua direção é elétrica, os faróis são HID (xenônio), os bancos elétricos com memória são revestidos em couro e tem ar-condicionado dual zone.
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