terça-feira, 27 de novembro de 2012

Suzuki deve nacionalizar produção do Jimny


Compacto é equipado com motor 1.3L com 16 válvulas, que produz 85 cv e oferece torque de 11 kgfm
Helder Lima

O modelo 2013 do off-road compacto Suzuki Jimny traz frente com maior volume, scoop (tomada de ar) no capô e os desenhos do para-choque, para-lama e grade dianteira que deixam o visual do carro mais robusto. 

As rodas de liga leve, aro 15 polegadas, recebem aplicação da cor grafite e completam o design do único 4x4 compacto do mercado brasileiro. 

Na parte interna, mudanças no formato dos encostos de cabeça e nova padronagem de tecido para os bancos e portas. O conjunto de som inclui rádio AM/FM, CD player com MP3, WMA, USB e Bluetooth.

Versátil, leve e compacto o Jimny é um 4x4 de personalidade e preparado para encarar diferentes tipos de terrenos. São 42 anos de sucesso, em 196 países, e mais de 2,5 milhões de unidades comercializadas no mundo. 

Além do design 2013, o novo Jimny traz mais uma novidade: “Em um momento histórico para a Suzuki no Brasil, o Jimny será o primeiro veículo da marca com produção local”, afirma Luiz Rosenfeld, presidente da montadora no Brasil. O início das vendas está previsto para o começo de 2013.

O novo Jimny possui motor em alumínio, movido a gasolina, 1.3L (DOHC), com 16 válvulas, 85 cavalos de potência a 6.000 rpm com torque máximo de 11 kgfm a 4.100 rpm e transmissão manual de cinco marchas. A corrente de comando, velas de longa duração e escape de aço inox garantem rendimento durante toda a vida útil do veículo. Além disso, traz ótimo desempenho peso/potência ao entregar 12,82 kg/cv. 

A tecnologia do comando variável de válvulas (VVT) otimiza o torque para todas as faixas de rotação e proporciona resposta rápida nas acelerações. Em conjunto com a injeção eletrônica multpoint sequencial, o sistema garante otimização do consumo de combustível e baixa emissão de poluentes.

Fora-de-estrada tem barras laterais e direção retrátil

O Jimny possui barras de proteção lateral, para maior segurança dos passageiros, e o motorista ainda dispõe de coluna de direção retrátil em caso de colisão. Os cintos são de três pontos e os encostos de cabeça são ajustáveis para todos os ocupantes. 

Os freios a disco na dianteira possuem as pinças em posição mais elevada. Assim, facilitam a transposição em trechos alagados, ao trazer eficiência de frenagem com o escoamento de água, e evitam retenção de terra ou lama.  Na traseira, o freio a tambor com válvula sensível a carga (LSVB) traz controle de frenagem e direção mais eficiente.  

No interior, o Jimny apresenta um projeto ergonômico com bancos que possuem diversas configurações, sendo os traseiros bipartidos e rebatíveis com cinco posições de inclinação. Proporcionam conforto e praticidade ao adequar as necessidades de bagagem em qualquer situação.  

A direção hidráulica progressiva é leve nas manobras e firme à medida que a velocidade aumenta. Garantia de direção confortável, estável e segura.




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