terça-feira, 27 de novembro de 2012

Versão GT atrai consumidores para o Fluence


Esportivo francês atinge 220 km/h de velocidade final e acelera de zero a 100 km/h em oito segundos

Helder Lima

A Renault anunciou nesta semana o lançamento da versão esportiva do sedã Fluence, que foi mostrada em primeira mão no Salão do Automóvel de São Paulo, que se encerrou em 4 de novembro. O novo veículo tem preço sugerido de R$ 79.370.
O Fluence GT é equipado com motor 2.0 16V turbo com 180 cv de potência a 5,5 mil rpm. Apesar da relação da Renault com os motores turbo ser antiga – a marca francesa foi a pioneira na Fórmula 1, em 1977, a utilizar essa tecnologia – trata-se do primeiro automóvel turbo da marca comercializado no País e também o primeiro a trazer a assinatura da Renault Sport, divisão responsável pela preparação de modelos esportivos da marca na Europa.

Interior chama a atenção pelos detalhes: GPS no painel,
pedais de alumínio e volante com comandos
Graças ao turbo twin-scroll, compacto e de última geração, quase 80% da força está disponível a partir de 1.500 rpm. E o torque máximo de 30,6 kgfm aparece aos 2.250 rpm. Assim, o Fluence GT é o modelo com maior torque da categoria, à frente, por exemplo, do Mitsubishi Lancer GT (20,1 kgfm), Peugeot 408 THP (24,5 kgfm) e do Jetta TSi (28,5 kgfm).

Propulsor produz 180 cv de potência e tem no torque
um de seus diferenciais: 30,6 kgfm a 2.250 rpm
A eficiência do conjunto mecânico se reflete nos números de desempenho do esportivo. O sedã atinge 220 km/h de velocidade final e precisa de oito segundos para acelerar de zero a 100 km/h. 

Para garantir esse desempenho, uma série de detalhes técnicos foi trabalhada pela equipe de engenharia da Renault. Pistões, bielas, virabrequim e bronzinas foram reforçados; o sistema de arrefecimento do bloco do motor teve de ser otimizado, assim como a admissão de ar, para melhorar o enchimento do motor.

Na traseira, tampa do porta-malas traz aerofólio
discreto; saias reforçam a esportividade da carroceria
A nova caixa de câmbio conta com diferencial de relação mais longa. Todas as relações finais de marchas foram amplificadas, melhorando o aproveitamento do maior torque do motor e privilegiando o comportamento esportivo.

Segurança

O item segurança é um dos destaques do Fluence. A versão GT também traz controles de estabilidade (ESP), que garante mais segurança nas curvas, ao corrigir movimentos que tirem o veículo da trajetória normal, e de tração (ASR), que confere mais aderência nos mais variados tipos de solo. Os freios são a disco nas quatro rodas com sistemas antitravamento (ABS), auxílio de frenagem de urgência (AFU) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD). O Fluence GT vem com seis airbags de série: dois frontais, dois laterais e duplos do tipo de “cortina”, totalizando oito pontos de proteção aos ocupantes. 

Detalhes de acabamento são valorizados

As mudanças incorporadas ao Fluence GT foram concebidas pela equipe do Renault Design América Latina (RDAL). Na dianteira, são marcantes o spoiler integrado ao para-choque, logo abaixo da entrada de ar frontal, assim como os faróis de neblina, circundados por moldura cromada, e os faróis de xenônio.

Na traseira, está presente um discreto aerofólio incorporado à tampa do porta-malas. No centro da tampa do porta-malas, está o logotipo da Renault, com a inscrição “Fluence” logo abaixo, seguindo o atual padrão estético da marca. O conjunto é completado pelo friso cromado sobre a placa e pela inscrição “GT Renault Sport” abaixo da lanterna do lado direito. 

Visto de lado, as saias laterais saltam aos olhos, assim como as rodas de cinco raios, com aro de 17 polegadas de diâmetro e de design exclusivo, deixando à mostra parte dos discos e da pinça de freio. Retrovisores – projetados para ganhar em aerodinâmica sem sacrificar o estilo – e maçanetas na cor Dark Metal garantem um toque extra de sofisticação ao modelo.



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