quinta-feira, 26 de abril de 2012

Indian Motorcycle: o cacique está de volta


Indian Chief Dark Horse 2012

A Indian Motocycle Manufacturing Company é um fabricante de motocicletas sediado em Springfield, Massachusetts. Fundada em 1901, é a mais antiga fabricante de motocicletas dos Estados Unidos da América. Antes da primeira guerra mundial, a marca era considerada o maior fabricante de motos do mundo. A grande contribuição da Indian surgiu em 1914, com o modelo Indian 998 cm³ – nome alusivo à capacidade do motor aplicado. Foi a primeira motocicleta da história com partida elétrica e suspensão traseira com sistemas de braços oscilantes. Para muitos à época, era vista como a moto mais confiável de todos os tempos.

Seus mais populares modelos são o Scout, fabricado antes da Segunda Guerra Mundial, e o Chief, produzido entre 1922 e 1953. Em 1927 surgiu uma nova motorização para as Indian: um motor de quatro cilindros em linha, montado longitudinalmente. Batizada de Indian Four, a moto utilizava propulsor de 1265 cm³. O modelo seguiu em produção até 1942.

As motos Indian foram escolhidas para formar o primeiro batalhão policial de Nova Iorque em 1907 e nos anos de guerra foram produzidos modelos para uso militar e policial.

As décadas de 40 e 50 foram críticas para a Indian. As vendas começaram a despencar e a montadora foi obrigada a parar a produção de suas motocicletas em 1953.

Em 1998, quando parecia definitivamente abandonada, a Indian ressurgiu no mercado. Três empresas, incluindo a pioneira Indian Motorcycle Company, uniram-se num negócio de cerca de milhões de verdinhas e lançaram uma nova Chief, seguida em 2000 pela Scout e no ano seguinte pela Spirit. Todos estes modelos produzidos na Califórnia.






















2 comentários:

  1. Respostas
    1. Depois da Harley-Davidson qualquer um se apaixonaria também por uma Indian. Obrigado Neve Góis por acessar nosso Blog.

      Excluir